Governo e pesquisadores descartam problemas com vacina contra HPV

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


Governo e pesquisadores descartam problemas com vacina contra HPV

vacina_febre_amarelaO Ministério da Saúde defendeu o resultado da avaliação de uma equipe de médicos da Universidade de São Paulo (USP) sobre o caso de reações adversas a vacinas contra HPV em jovens no Acre. Segundo os profissionais, os pacientes tiveram uma crise “psicogênica”, e não um problema em decorrência da substância aplicada na imunização.

A apresentação ocorreu nessa semana, em Rio Branco, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa do estado. Mais de 80 jovens apresentaram diversos sintomas após tomar a vacina, dando origem a suspeitas disseminadas em redes sociais.

A equipe de médicos da USP selecionou 12 jovens e observou-os para avaliar a condição médica. O diagnóstico não indicou qualquer reação à substância, mas o que definiram como “crise não-epilética psicogênica”. Os sintomas teriam emergido em razão de um conjunto de fatores, desde o receio em relação à própria vacina até condições socioeconômicas. A crise se espraiou entre as pessoas da região.

“Esta doença ocorre em razão de um conjunto de problemas psicossociais. O fator estressante emocional é a vacinação. Não apenas o ato da vacinação, mas a crença compartilhada por aquele grupo de que a vacina pode ser perigosa. Essa apreensão provoca nas pessoas que já são vulneráveis o surgimento dos sintomas, que são agravados por estímulos que vão reforçando a ocorrência das crises”, disse o médico da USP Renato Luiz Marchetti.

Segundo ele, essa reação já foi verificado em relação a outros tipos de vacina, como as para o vírus H1N1, malária e tétano. Nesses casos, houve também um espraiamento “a partir da crença compartilhado de que tem algo acontecendo”. :: LEIA MAIS »

Comportamentos que fortalecem a violência contra a mulher precisam ser desconstruídos

Painel 1

Ela gosta de capoeira e de jogar futsal. Estuda na Escola Municipal Mozart Tanajura. Tem 13 anos e participa das atividades do Cras do Vila América. Nesta quinta (28), Ana Clara Rocha passou parte da tarde no shopping. Ao lado de outras colegas, ela foi assistir ao primeiro painel da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

“Esse assunto é muito importante porque a nossa sociedade está excluindo demais as mulheres e levando pra cima os homens. A mulher tem que ficar no mesmo nível do homem. Achei muito legal esse momento e que possa vir mais gente pra cá, aprender mais sobre isso”, declarou Ana Clara.

A jovem foi uma das participantes que interagiu com as convidadas para expor sobre o tema “Desconstrua-se: reflexões sobre o comportamento que fortalecem a violência contra a mulher”. O painel contou com a participação das jornalistas Sâmia Louise e Lays Macedo e das psicólogas Silvia Azevedo e Gracianny Bittencourt. :: LEIA MAIS »

Sexta-feira negra : esquizofrenias consumistas

(Prof. Dirlêi A Bonfim)

Tenho argumentado com alguns amigos que de fato estamos vivendo tempos estranhos, fico a me questionar, o que leva centenas de milhares de pessoas, a ficarem ensandecidas, com as tais ditas promoções, desta chamada “black friday”, ou sexta-feira negra como queiram… Onde as pessoas ficam se atropelando nas portas das lojas para comprarem objetos os mais diversos, numa festa ao consumo exacerbado… A promoção das lojas que ficou conhecida como a black friday que conhecemos hoje surgiu nos EUA, também é comum que o Dia de Ação de Graças – e as datas próximas – sejam marcadas por partidas de futebol americano. Nos anos 1960, os policiais da cidade de Filadélfia usavam o termo black briday para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A cidade ficava abarrotada ainda na sexta, já que vinha gente de carro do país todo – o trânsito virava um caos e os policiais não tinham descanso na sexta. Black Friday. Quem se aproveitava da confusão eram os comerciantes. Eles usavam o movimento para fazer promoções e atrair os clientes. Começava a tradição. Mas o termo, e as promoções pós-ação de graças, só se popularizaram no resto dos EUA, a partir dos anos 1980. Por aqui, a black friday começou pela internet.

Em 2010, um site chamado busca descontos fez promoções por aqui no dia da sexta-feira negra dos americanos. Sobre o consumo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados Unidos da América foram o primeiro país em que se verificou a sociedade de consumo, já após a Primeira Grande Guerra (numa euforia que foi fortemente abalada pela Grande Depressão), mas sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Enquanto durante um século de Revolução Industrial o consumo e o tipo de vida não haviam modificado profundamente as sociedades em vias de industrialização, desde o fim do século XIX ao fim do século XX, e não obstante as crises e as guerras, o consumo sofreu uma grande mudança. A economia de mercado, apoiada pelo marketing, é definida pela produção e pelo consumo de massas. O consumo pessoal desempenha um papel central. Uma parte do orçamento doméstico é consagrado a compras de bens e serviços, por vezes, menos utilitários do que simbólicos ou carregados de significação cultural: lazer, informação, educação, saúde, moda, etc. A publicidade é um dos pilares da sociedade de consumo. As suas imagens representam a época em que vivemos.

A realidade mostrada é um reflexo dos desejos dos indivíduos. A publicidade cria-lhes novas necessidades, de consumo e mais consumo e consumo de forma irracional, apresenta-lhes paraísos inacessíveis, contribuindo, por outro lado, para manter uma sociedade estereotipada. O apelo da publicidade leva principalmente os mais jovens a adquirirem produtos que não vão ser utilizados. A cultura do consumo recusa a profundidade, vivendo pelas aparências. A velha dicotomia entre o SER x TER, como se fóssemos uma sociedade de Teres Humanos e não de Seres Humanos. Ao mesmo tempo, mitifica o efémero e uniformiza valores. Segundo Bauman(2012), “Algum tipo de sofrimento é um efeito colateral da vida numa sociedade de consumo. Numa sociedade assim, os caminhos são muitos e dispersos, mas todos eles levam às lojas. Qualquer busca existencial, e principalmente a busca da dignidade, da autoestima e da felicidade, exige a mediação do mercado.” A sociedade industrial, que criou o mundo do consumo, é também responsável pela desorganização dos laços coletivos que deixa os membros da sociedade separados uns dos outros. A fragilidade das sociedades industrializadas modernas conduziu a uma espécie de sociedade de massas atomizada. A família perdeu uma parte das suas funções de socialização e foi ameaçada pela dispersão. Sofrendo um processo idêntico, as relações de vizinhança das comunidades rurais têm sido substituídas pelas relações muitas vezes impessoais das grandes multidões. Segundo Galeano (1971), “A produção em série, em escala gigantesca, impõe em todo lado as suas pautas obrigatórias de consumo”.

Esta ditadura da uniformização obrigatória é mais devastadora que qualquer ditadura do partido único: impõe, no mundo inteiro, um modo de vida que reproduz os seres humanos como fotocópias do consumidor exemplar. O império do consumo: esta ditadura da uniformização obrigatória impõe, no mundo inteiro, um modo de vida que reproduz os seres humanos como fotocópias do consumidor exemplar. O sistema fala em nome de todos, dirige a todos as suas ordens imperiosas de consumo, difunde entre todos a febre compradora; mas sem remédio: para quase todos esta aventura começa e termina no écran do televisor. A maioria, que se endivida para ter coisas, termina por ter nada mais que dívidas para pagar dívidas as quais geram novas dívidas, e acaba a consumir fantasias que por vezes materializa em coisas fúteis e supérfluas. Os donos do mundo usam o mundo como se fosse descartável: uma mercadoria de vida efêmera, que se esgota como se esgotam, pouco depois de nascer, as imagens disparadas pela metralhadora da televisão e todas as formas midiáticas e as modas e os ídolos que a publicidade lança, sem tréguas, no mercado. :: LEIA MAIS »

Educação para o trânsito é tema de palestra ministrada pela PRF em Vitória da Conquista

1A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu na região sudeste da Bahia, mais ações de Educação para o Trânsito. Desta vez, os agentes federais visitaram uma empresa que presta serviços elétricos, e conscientizaram seus colaboradores.

Na oportunidade, dezenas de pessoas foram sensibilizadas sobre as principais causas de acidente de trânsito, bem como de segurança viária e atitudes que potencializam o fator morte. Além disso, os PRFs explanaram a respeito de condutas que podem ser utilizadas para diminuir a gravidade das lesões decorrentes, a importância do uso capacete, cinto de segurança, cadeirinha para crianças, perigo da combinação álcool x direção de veículo automotor, obediência às regras do trânsito e velocidade regulamentar da rodovia.

PRF-BA

Estudante da UFRB é morta a tiros enquanto caminhava com amiga após sair da universidade

ElitâneaO ex-namorado da estudante de serviço social de 25 anos que foi morta a tiros na cidade de Cachoeira, recôncavo da Bahia, na noite de quarta-feira (27), é apontado pela polícia como principal suspeito do crime.

Segundo o delegado João Mateus Correia, titular da delegacia do município, o homem era investigado por agressões contra a vítima e foi identificado por uma testemunha do crime. Ainda segundo o delegado, a vítima possuía uma medida protetiva que impedia a aproximação do suspeito.

O delegado informou que o homem, que não teve o nome revelado, já tinha sido ouvido na delegacia antes do crime de quarta-feira, e que a polícia estudava se haveria a necessidade de pedir a prisão dele. Não há informações sobre a motivação do crime.

O suspeito é procurado pela polícia. Segundo o delegado, após o crime, a prisão preventiva dele foi pedida à Justiça. A delegacia aguarda o mandado. :: LEIA MAIS »

No mês de combate à diabetes, hospital realiza ação em praça pública e Ministério da Saúde registra aumento de mais de 60% dos casos

 

Doctor checking blood sugar level with glucometer. Treatment of diabetes concept.Entre os anos de 2006 e 2016, segundo pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde, foi registrado um aumento de 61,8% dos casos de diabetes no país. No mundo, hoje, tem cerca de 387 milhões de diabéticos (13 milhões só no Brasil e 1 a cada 11 pessoas no mundo, de acordo à Organização Mundial de Saúde) e as estimativas para o futuro não são boas: especialistas acreditam que o número tende a aumentar para mais de 150% até 2035. E mais: o diabetes tipo 2, segundo a classe médica, será a próxima epidemia global, muito em função da dificuldade de controle desta doença em parte dos pacientes e o aumento de novos casos.

 Os portadores de diabetes não conseguem processar a glicose (um açúcar básico ingerido na alimentação e essencial para a vida) corretamente. A alta taxa de açúcar no sangue, como é de conhecimento público, pode evoluir para infarto e derrames, levar a amputações de membros e provocar doenças arteriais, renais e até oftalmológicas, como retinopatia, podendo causar cegueira. A grande dificuldade no país é o controle glicêmico: cerca de 50% dos diabéticos não sabem que têm a doença. :: LEIA MAIS »

OAB Conquista promove audiência pública sobre assistência jurídica aos casos de violência doméstica e família

1A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Vitória da Conquista irá promover, na próxima sexta-feira, 29, às 14h, uma audiência pública para debater a assistência jurídica aos casos de violência doméstica e familiar em Vitória da Conquista.

O evento surge devido a crescente demanda de vítimas de violência doméstica e familiar encaminhadas por outros órgãos de assistência jurídica gratuita para OAB Vitória da Conquista. Como se o serviço prestado por esta Subseção tivesse o condão de suprir a presença do Estado e/ou substituir a ausência do mesmo. Desde modo, a audiência debaterá a temática e a atuação de cada agente, público ou não, com o intuito de minorar os efeitos da negligência estatal nos casos de Violência Doméstica.

A OAB Vitória da Conquista está na vanguarda no quesito Assistência ao jurisdicionado de baixíssima renda e violência doméstica e familiar (parte cível), com a utilização das diversas formas de resolução de conflitos através do Sistema Multiportas de seu corpo de mediadores que compõe o Núcleo de Mediação, Conciliação e Arbitragem, além dos advogados e advogadas integrantes das Comissões de Acesso à Justiça, Comissão de Direito Penal e Conselho Consultivo da Jovem Advocacia. :: LEIA MAIS »

A HISTÓRIA DE TODAS AS CIDADES DO BRASIL SERÁ CONTADA POR JORNALISTA BAIANO

O desafio parece grande e ele já começou.Contar um pouquinho de todas as 5570 cidades do Brasil em pequenos vídeos, essa é a proposta do jornalista Max Dayan.
Todos os dias são publicadas de três a quatro histórias de municípios brasileiros em seu canal no Youtube, até o momento mais de 50 cidades já foram mostradas. A intenção é fazer com que conheçamos as curiosidades, em especial como essas cidades surgiram. Pequenas regiões ou grandes metrópoles vale a pena conhecer mais sobre os municípios do país.
Pra acompanhar todos os dias os vídeo da cidade é só acessar o endereço www.youtube.com/MaxDayanBarbosa
51165135_10210726130307735_7895444685248790528_n

Apresentador Gugu Liberato morre aos 60 anos

guguO apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, morreu nesta sexta-feira (22) em decorrência de um acidente ocorrido em sua casa na Flórida, EUA, na última quarta-feira. O apresentador tinha 60 anos. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do apresentador na noite de hoje, ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado em um sótão.

“Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local. Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 [usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente] e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo” :: LEIA MAIS »

Receita paga hoje restituições do 6º lote do Imposto de Renda

restituicaoA Receita Federal paga hoje (18) as restituições do sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O crédito bancário atende a 1.365.366 contribuintes, totalizando o valor de R$ 2,1 bilhões. Desse total, R$ 207.186.130,72 são destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 16.408 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

O Fisco disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e a situação cadastral no CPF. Com esse aplicativo será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. :: LEIA MAIS »

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

enem2019O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga hoje (13) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.

No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo aplicativo do Enem.

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. Mesmo com o gabarito em mãos, os participantes ainda não poderão saber qual nota tiraram no exame, isso porque o Enem é corrigido pela chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Pela TRI, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.

:: LEIA MAIS »

Noite Fora do Eixo chega a centésima edição com shows de Gloria e Zimbra

ZimbraA Noite Fora do Eixo está de volta a Vitória da Conquista para celebrar a sua centésima edição. Nos próximos dias 21 e 22, o Teatro Carlos Jehovah recebe as bandas Gloria (SP), Venomous Diamond (VCA), Zimbra (SP), Madame Jucá (VCA) e TOFALLINI (VCA), a partir das 20h.

Para o produtor cultural Gilmar Dantas, do Coletivo Suíça Bahiana, a Noite Fora do Eixo “é um evento que se destaca pela continuidade, pela constância”, diz. “Seja nos bons ou maus momentos da cena cultural conquistense, com ou sem investimento, a Noite Fora do Eixo está sempre garantindo a circulação de artistas na cidade e o intercâmbio com outras culturas”, afirma, se referindo às 148 atrações de todas as partes do Brasil que já passaram pela cidade por meio do projeto desde o ano de 2010.

No dia 21, a banda paulista Gloria se apresenta juntamente a Venomous Diamond. Formada em 2002 e considerada um dos principais grupos expoentes do cenário do rock independente brasileiro, a Gloria traz pela primeira vez para Conquista sua mistura de metalcore, post-hardcore e letras cotidianas, com o show do último EP denominado “Acima do Céu” (2019).

Já no dia 22, o público terá a oportunidade de conferir o show do álbum “Verniz” (2019), da banda Zimbra, que ao lado da Madame Jucá e de TOFALLINI, também se apresentam pela primeira vez na cidade. O grupo de Santos (SP) ostenta um currículo com diversas apresentações por todo o país, incluindo no festival Lollapalooza, em 2015, além de uma leva de fãs por onde passam. :: LEIA MAIS »

Por mais impacto social: ONGs da Bahia já podem se inscrever no Ambev VOA

unnamedJá está valendo! ONGs de todo o País que criam oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade já podem se candidatar ao processo seletivo do Programa VOA, da Cervejaria Ambev, para receber mentoria em gestão de recursos e processos. A iniciativa, criada em 2018 pela cervejaria, é gratuita e ajuda organizações dessa natureza a se estruturar melhor e ampliar seu impacto na sociedade.

Para escolher as ONGs que irão participar do programa, a seleção irá priorizar aquelas que contribuem para a geração de oportunidades em educação, emprego e renda, aliados a critérios como potencial de impacto social nas novas gerações, visão de futuro e comprometimento. As vagas disponibilizadas serão para participação na edição 2020.

“O VOA nasceu da nossa vontade em atuar na mudança que queremos ver no mundo. Decidimos transformar nossa indignação em ação e, de fato, contribuir para mudar a sociedade em que trabalhamos e vivemos. E a melhor forma que nós, da Ambev, podemos fazer isso é levando todo o conhecimento que temos em gestão, por meio de nossos funcionários, para contribuir com o sucesso dessas organizações. Quando essas instituições abraçam a iniciativa, tornam-se mais eficientes e todo aprendizado serve para potencializar ainda mais seu impacto na sociedade”, afirma Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Cervejaria Ambev.

A mentoria oferecida para as ONGs prioriza transferência de conhecimento por meio da experiência, dos erros, dos acertos e dos resultados obtidos pelos mentores do VOA. Os mentores são profissionais e líderes da Ambev que participam de forma voluntária da iniciativa para implementação de ferramentas de gestão vistas em aula, adaptando os conteúdos à realidade de cada uma das organizações. Além disso, também estão previstos cursos nas áreas de finanças, captação de recursos, governança, recursos humanos, e comunicação e marketing, todos em sintonia com as necessidades levantadas pela Cervejaria Ambev para contribuir, de forma eficiente, com o melhor desempenho das organizações inscritas. As aulas acontecem presencialmente e também via web, sempre com auxílio de apostilas e direcionamento dos voluntários mentores.

Além disso, cada voluntário da Cervejaria Ambev apadrinhará uma ONG, ajudando na transferência de conteúdo e na implementação de um projeto prático voltado à comunidade. Ao final do curso, a organização com o projeto mais bem avaliado receberá um auxílio financeiro.

Prazo de inscrição para o programa gratuito de mentoria em gestão da cervejaria vai até 20 de dezembro. As inscrições e o acesso ao edital estão disponíveis no website www.ambev.com.br/voa :: LEIA MAIS »

Jovem que trabalhava como motorista de aplicativo e sumiu ao sair para fazer corrida e foi queimado vivo

O jovem de 24 anos que trabalhava como motorista por aplicativo na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e desapareceu após sair para fazer uma corrida, foi queimado vivo. A vítima foi encontrada morta no início da tarde de sexta-feira (8). “Crime violento, uma perversidade total, uma frieza, brutalidade, porque os detalhes são muito ruins”, disse o delegado Fabiano Aurich.

1573385692215924Dois jovens, de 21 e 22 anos, foram presos pela suspeita de matarem Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, no sábado (9).

Alexandre Cruz Brito, de 21 anos e Rodrigo Porto Oliveira Silva, de 22, confessaram o crime à polícia. Ao delegado Fabiano Aurich, responsável pela investigação do crime, a dupla disse que assaltou Hiago com um revólver falso e que o crime foi premeditado. “Disseram que ambos esfaquearam o jovem Hiago e infelizmente atearam fogo nele ainda vivo”, explicou o delegado Marcos Vinicius, um dos investigadores do crime.

Segundo informações do delegado Fabiano Aurich, que também investiga o caso, os suspeitos foram encontrados com a ajuda de um cão farejador. O animal levou os investigadores da Polícia Civil a um local próximo da casa do suspeito Rodrigo Porto, onde os policiais encontraram objetos pessoais da vítima.

“Documentos pessoais, cartão de crédito da vítima, estava tudo dentro de um travesseiro, escondido dentro do travesseiro. Dentro da cozinha tinha um isqueiro amarelo, que depois a gente teve a oportunidade de voltar [a casa do suspeito] e pegar, que foi usado para acender [o fogo] e tinha vestígios de sangue da mão do homicida que esfaqueou a vítima”, disse Fabiano Aurich.

“O rolo de fita que eles usaram para adulterar a placa e o principal, achamos o celular da vítima, além da roupa que ele [Rodrigo] utilizou no crime, que estava suja de sangue”, também lembrou o delegado Marcos Vinicius.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia