São Pedro Toa Toa 2016 terá Aviões do Forró e Mastruz com Leite Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de hoje

maio 2016
D S T Q Q S S
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


Diário Oficial publica registro do teste rápido da zika

zikaO Diário Oficial da União publicou na sua edição dessa segunda-feira, 30, o registro oficial pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária do kit de teste rápido da zika, o primeiro do País.

O teste foi desenvolvido pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) em parceria com a empresa sul-coreana Genbody Inc.

Conforme a Secretaria de Saúde do estado, o desenvolvimento do teste rápido para zika vírus teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana, centro-norte do Estado. :: LEIA MAIS »

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de hoje

sisu-2016-inscricaoComeçam hoje (30) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições são feitas pela internet, no site do Sisu.

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas.  Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. :: LEIA MAIS »

41 mil clientes deixarão de contar com Tarifa Social de energia por não atenderem mais os requisitos do Governo Federal

tarifaCerca de 41 mil clientes baianos que não atendem mais aos requisitos obrigatórios para ter direito à Tarifa Social de Energia deixarão de contar, entre o período de 27 de maio e 27 de junho (a depender da data de leitura de cada unidade consumidora) com o benefício que concede descontos de até 65% na conta de energia.

São famílias com NIS (Número de Identificação Social) ou BPC (Benefício da Prestação Continuada) não localizadas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal; Famílias com benefício em mais de uma unidade consumidora ou famílias com renda incompatível ao que prevê a Resolução 572/2013 da Aneel (maior que meio salário mínimo por pessoa). O município com maior número de famílias que perderão a Tarifa Social é Salvador, com 4.608, seguido por Feira de Santana com 1.073 casos.

Para continuar recebendo ou reaver a Tarifa Social, estes clientes devem primeiro se dirigir à Prefeitura do seu município para atualizar suas informações junto ao CadÚnico e, em seguida, procurar um dos canais de atendimento da Coelba (agências, rede Coelba Serviços, site www.coelba.com.br ou teleatendimento 0800 071 0800).

No ato da atualização cadastral, o titular do benefício deve apresentar documentação com foto, CPF e, ao menos, um documento de todas as pessoas da família. É importante levar ainda comprovantes de residência, matrícula escolar das crianças e número de telefone para contato. No caso de clientes indígenas, será necessário apresentar também o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena). :: LEIA MAIS »

Resolução do Contran estabelece sistema de placas de veículos no padrão Mercosul

a tardeO Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum nº 33/14.

A resolução estabelece o novo modelo de placas para veículos, onde após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.

Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos. :: LEIA MAIS »

Sindicato realiza mais uma edição do Forró dos Bancários

Forró-dos-BancáriosNo dia 4 de junho acontece o Forró dos Bancários 2016. A animação do evento será por conta das bandas Estakazero, Forrozão Arapuca e Trio Nascente do Forró.

A categoria além de dançar bastante, também poderá degustar as comidas e bebidas em um clima tipicamente junino.O evento, que este ano ganhou uma nova estrutura, acontecerá na Arena Mira Flores, às 22h, em Vitória da Conquista.

Este é mais um momento de integração da categoria promovido pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Os bancários possuem entrada livre no evento e deverão apresentar a carteira de filiação na portaria do evento. Para os demais interessados em participar da festa está sendo realizada a venda de ingresso e mesas. Para maiores informações entrar em contato com a secretaria do SEEB/VCR pelo telefone (77) 3424-1620. :: LEIA MAIS »

Mãe mata o próprio filho de um mês no município de Itapetinga

SONY DSC

Um bebê de um mês foi assassinado pela própria mãe com uma facada no peito esquerdo na tarde dessa quinta-feira (26) na Fazenda Boi Bom, zona rural do município de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia. A Polícia Civil foi informada do crime no começo da noite e deslocou-se para o local juntamente com o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O corpo de Adriano dos Santos foi encontrado dentro de um berço no interior de um dos quartos da residência e apresentava perfuração de aproximadamente 15 cm de profundidade no peito. Tecidos com manchas de sangue foram encontrados no local.

Enquanto a perícia estava sendo realizada, um investigador da Polícia Civil começou a ouvir moradores da localidade, inclusive os pais da criança, e logo descobriu que a faca utilizada no delito havia sido dispensada no quintal do imóvel.

O pai da criança estava no trabalho quando foi informado por outro funcionário da fazenda a respeito de  uma aglomeração  de pessoas  em volta de sua residência. :: LEIA MAIS »

Uma mulher é violentada a cada 11 minutos no Brasil

O estupro coletivo que aconteceu no Rio nesta semana é “o caso mais grave já ocorrido no Brasil”, afirmou Samira Bueno, cientista social e diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), organização não governamental (ONG) que formula análises e pesquisa as estatísticas sobre a violência no País.

A especialista lembra que, até então, o episódio mais chocante havia sido o das quatro meninas do Piauí. No caso carioca, disse Samira, além da quantidade de agressores, choca o fato de nenhum dos envolvidos ter tentado impedir a violência e “ainda terem postado o vídeo nas redes, se orgulhando do que fizeram”.

“O que chama a atenção é a brutalidade em pensar que mais de 30 homens estupraram a adolescente e nenhum deles, em momento algum, tentou impedir”, disse ela, que ressalta ainda o aspecto cultural da violência. “O estupro está vinculado à cultura machista e misógina, que entende que os homens têm direito de ferir a mulher.”

:: LEIA MAIS »

Polícia indicia suspeito de espancar Jéssica

jessica2Após um mês do crime a Polícia Civil concluiu nesta quarta-feira, 25, o inquérito sobre a morte de Jéssica Nascimento, 21 anos, que perdeu um bebê de 4 meses e morreu depois de ser espancada, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O inquérito foi enviado a Justiça nesta quarta.

Jéssica foi agredida no dia 25 de abril, foi internada, ficou em coma e morreu no dia 10 de maio. O estudante Américo Francisco Vinhas Neto, 24 anos, namorado da vítima, foi indiciado pelos crimes de lesão corporal seguida de morte e dano qualificado. O primeiro com pena de até 12 anos e o segundo com pena de até 3 anos. O suspeito é considerado foragido.

Américo chegou a ser preso em flagrante no dia da agressão, mas foi solto mediante pagamento de fiança de cerca de R$ 5 mil. :: LEIA MAIS »

Faculdade Mauricio de Nassau abre vagas para vestibular agendado

MAURÍCIODENASSAU3Para quem pretende realizar  o curso de Arquitetura e Urbanismo, a Faculdade Maurício de Nassau já está realizando o vestibular agendado. O Ministério da Educação (MEC) emitiu portaria autorizando a graduação e com isso a unidade passa a oferecer 16 cursos superiores.

A oferta faz parte do plano de ampliação e desenvolvimento da unidade, que segundo o diretor da unidade, Ricardo Marques, auxilia ainda mais no desenvolvimento da região. “A ampliação de novos cursos reforça ainda mais o propósito da Unidade em Vitória da Conquista, que é contribuir com crescimento da região trazendo mais oferta de qualificação profissional”. Atualmente a Instituição oferece os cursos presencias em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Licenciatura em Pedagogia e Cursos Tecnólogos em Gestão de RH, construção de Edifícios, Logística, Radiologia, Marketing, Design de Interiores, Estética e Cosmética. :: LEIA MAIS »

Professores de universidades estaduais param por 24h nesta terça

uesbOs professores das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste Baiano (Uesb) param as atividades por 24h nesta terça-feira, de acordo com as associações de docentes das instituições. Segundo informações dos trabalhadores, apenas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) as aulas seguem normalmente.

No campus de Vitória da Conquista da Uesb, os professores fazem um protesto na Avenida Olívia Flores, na manhã desta terça, bloqueando a pista e usando faixas.

Segundo a diretora da Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), Carolina Maia, a paralisação nas universidades ocorrem em protesto ao “reajuste zero” do servidor público no estado e à redução no orçamento da universidades. De acordo com a diretoria da Aduneb, desde 2012, o governo estadual já cortou R$ 73 milhões de custeio e investimento das universidades estaduais. :: LEIA MAIS »

Últimos dias para as inscrições do cursinho Universidade Para Todos

DSC_0448Terminam, nesta terça-feira (24), as inscrições para o curso Universidade Para Todos, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Estão sendo ofertas 12.825 vagas. As aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, são realizadas em Salvador e mais 177 localidades do Estado da Bahia, em 27 Territórios de Identidade.  As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.

Podem participar estudantes regularmente matriculados, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio da rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. Também estão aptos a se inscrever os alunos que tenham cursado o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries / atual 6º ao 9º anos) ou modalidades correspondentes e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular em escolas públicas municipais e/ou estaduais no Estado. :: LEIA MAIS »

Homem é preso e nove menores são apreendidos em festa com drogas

festaUm homem de 30 anos foi preso por organizar uma festa com álcool e drogas na presença de menores, no sábado (21), em Vitória da Conquista, município da região sudoeste da Bahia.

Segundo informações da Polícia Militar, nove adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, estavam na festa e foram levados até a delegacia da cidade.

Ainda de acordo com a PM, a prisão aconteceu depois que o pai de um dos adolescentes que estava na festa ligou para fazer a denúncia de que drogas estariam sendo consumidas no local.

:: LEIA MAIS »

“Mesário do Futuro” cadastra adolescentes interessados em atuar nas eleições após completarem 18 anos

mesarioO estudante secundarista Douglas Lisboa, 17 anos, foi o primeiro jovem da Bahia a solicitar inscrição para o projeto “Mesário do Futuro”. Ele deu início ao cadastro de voluntários, que este ano começa a ser mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A ideia é consolidar um banco de dados formado por eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, que tenham interesse em prestar serviço como mesário ao completarem a maioridade – pessoas como Douglas (foto), que desde cedo já mostra interesse pela participação no processo democrático do País. “Sempre gostei de política. Já fui líder de turma na escola e tenho como exemplo meu irmão, que foi mesário na última eleição. Acho que o voto é uma das grandes conquistas do povo brasileiro. Votar é ser cidadão”, reflete o estudante.

A vontade de servir como mesário fez com que Douglas procurasse a sede do TRE da Bahia. Foi quando soube que era possível antecipar a sua inscrição, por meio do “Mesário do Futuro”, projeto idealizado pelo Cartório da 7ª Zona Eleitoral de Minas Gerais e adotado, este ano, pelo TRE-BA, após adaptação realizada pelo Grupo de Trabalho Mesários do Regional baiano. :: LEIA MAIS »

Apreensão de carne em feira acaba em protesto em Barra do Choça

carne_apreendidaUma operação realizada em Barra do Choça, região sudoeste da Bahia, na manhã deste sábado (21) terminou em confusão e protesto entre comerciantes que tiveram mais de quatro toneladas de carne apreendidas na feira livre da cidade. A operação envolveu o Ministério Público da Bahia, Polícia Militar,Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Agência de Defesa Agropeduária da Bahia (Adab).

Durante a operação, os comerciantes ficaram revoltados e pneus foram queimados na rua. O fogo foi apagado com a ajuda de uma carro-pipa. Parte da carne foi entregue de graça em sinal de protesto dos feirantes aos consumidores que estavam no local.

Segundo o Ministério Público, as condições em que a carne se encontrava não obedeciam a portaria 304/96 do Ministério da Agricultura que estabelece as regras de acondicionamento, exposição, venda e transporte de carne destinada ao consumo humano. Ainda de acordo com o Ministério Público, os comerciantes foram apenas notificados administrativamente. Ninguém foi detido. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia