Coronavírus: governo antecipa metade do 13º de aposentados e suspende prova de vida do INSS. Receita Federal realiza operação para apreensão de celulares com importação irregular

junho 2020
D S T Q Q S S
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


“A crise do Coronavírus vai acelerar a história e precisamos nos reinventar enquanto professores”, diz António Nóvoa em Live para educadores

Live Aula MagnaEm Aula Magna transmitida ao vivo, para mais de 3,9 mil educadores, o professor doutor da Universidade de Lisboa e embaixador de Portugal para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), António Nóvoa, pontuou que crise causada pela pandemia do Coronavírus irá acelerar a história e assim, provocar uma metamorfose no modelo de escola que conhecemos. “A transição digital, por meio dos mais diversos dispositivos irá acontecer de forma mais rápida e teremos uma mudança da escola. Será preciso criar novos ambientes de sala de aula e devemos nos reinventar enquanto educadores no pós-crise”, pontuou Nóvoa durante a live que marcou a abertura da Formação Continuada Territorial a Distância, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

António Nóvoa ainda destacou a importância da formação continuada em tempos de crise. “Se existe um momento em que a formação continuada dos educadores se faz essencial, este momento é agora. Precisamos discutir e compartilhar uns com os outros e reconstruir nossas aprendizagens”. Para Nóvoa é preciso garantir a continuidade das aprendizagens de professores e estudantes. “Não há democracia sem uma escola pública forte, como um bem comum de todos nós. Não há futuro para essa sociedade sem que os professores saibam estar no momento certo nesse lugar de coragem chamado agora”. :: LEIA MAIS »

Fligê é adiada devido à crise do coronavírus

FligêA Fligê (Feira Literária de Mucugê), uma das mais expressivas feiras literárias da Bahia, será adiada em decorrência da crise de coronavírus e da precaução recomendada de distanciamento social. A Feira, que aconteceria entre os dias 13 a 16 de agosto, está marcada para o período entre 5 a 8 de novembro.

Ester Figueiredo, curadora da Fligê, explica o adiamento: “A decisão de adiar, mesmo não sendo nosso desejo, partiu do compromisso de zelar por nosso público. Estamos trabalhando para a realização de nossa feira, encorajadas pela esperança do encontro”.

O tema da Fligê em 2020 é “Literatura e Ancestralidades” e a produção informa que em breve anunciará o autor homenageado. Para mais informações, você pode acessar o Instagram (www.instagram.com/fligemucuge) e o Facebook
(www.facebook.com/fligemucuge/) da Feira.

Sindicato dos Bancários promove campanha de esclarecimento contra as aglomerações nas filas

WhatsApp Image 2020-04-15 at 12.35.19 (25)Na manhã desta quarta-feira (15), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha de conscientização da população de Conquista sobre os riscos das aglomerações nas filas das agências.

O objetivo é diminuir as chances de disseminação do novo coronavírus entre os trabalhadores bancários e clientes, divulgando as orientações do Ministério da Saúde de prevenção em ambientes públicos, como utilização de máscara e álcool em gel, abstenção do contato físico e manutenção do espaçamento mínimo. As informações são veiculadas com a utilização de carro de som.

Em razão do número de pessoas que buscam explicações a respeito o pagamento do Auxílio Emergencial nas unidades da Caixa Econômica Federal, a campanha também orienta sobre os serviços essenciais que estão sendo oferecidos, quem tem direito ao benefício e como realizar a solicitação. :: LEIA MAIS »

Ficar em casa é “oportunidade de reaprendermos a conviver”

agênciaA pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, está impondo uma realidade inédita para as atuais gerações: ter de ficar compulsoriamente em casa. O confinamento obrigatório pode causar desconforto emocional, mas também é um momento em que é possível reavaliar a vida, melhorar o autoconhecimento, instruir-se, divertir-se, reforçar laços sociais e, especialmente, familiares.

Para entender melhor os riscos à saúde mental e as oportunidades para novas descobertas de felicidade, a reportagem da Agência Brasil entrevistou (por escrito) a psicóloga Karoline Paiva e o psicanalista Marcos Wagner, ambos de São Paulo.

Juntos, os dois escreveram a cartilha “Desconforto emocional em tempos de confinamento”, que circula pelas redes sociais e pode ser localizada por meio dos sistemas de busca na internet.

Agência Brasil: Ficar em casa, para algumas pessoas, é extremamente agradável. Para outras, entretanto, é insuportável não sair. Esses traços poderão ajudar ou agravar no período de isolamento?

Karoline Paiva e Marcos Wagner: Pessoas introvertidas tendem a se sentir confortáveis com baixa interação social, enquanto as extrovertidas têm maior necessidade de contatos sociais. Desta forma, pessoas mais “sociáveis” podem sofrer maior angústia na privação do contato. Porém, independentemente do traço pessoal, nesse contexto de pandemia, ambos têm condições internas de enfrentamento, desde que priorizem e se motivem em direção ao bem comum. :: LEIA MAIS »

19/03 – Boletim Epidemiológico: Sobe para 25 casos suspeitos para Coronavírus em Vitória da Conquista

Coronavirus1-300x160Até às 22h dessa quarta-feira (18), foram notificados 35 casos com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19) em Vitória da Conquista, de acordo com boletim atualizado divulgado hoje (19) pela Vigilância em Saúde. Desse total, 10 foram descartados laboratorialmente e 25 aguardam análise das amostras coletadas.

A Diretoria de Vigilância esclarece que o aumento do número de casos foi motivado após a ampliação dos critérios de definição de casos suspeitos, que agora inclui viajantes que, nos últimos 14 dias, retornaram de áreas onde já acontece transmissão comunitária, como São Paulo e Rio de Janeiro. A adoção do novo critério foi orientado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/BA), na noite da última terça-feira (17).

Todas as amostras dos casos suspeitos de Covid-19 foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que utiliza a biologia molecular para fazer o diagnóstico da doença. :: LEIA MAIS »

EUA realizam primeiro teste de vacina contra o coronavírus em humanos

ap20076600307571Cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira (16) que voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, começaram a ser imunizados.

Por meio de um comunicado, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) informou que o teste faz parte de um estudo que vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, e deve durar ao menos seis semanas.

Segundo a agência France Presse, todo o processo de criação da vacina deve durar entre 1 ano a 18 meses, isso porque serão necessários mais testes. Neste momento, os pesquisadores querem saber qual é o impacto de diferentes doses administradas por injeção e quais são seus efeitos colaterais.

Uma das voluntárias, a norte-americana Jennifer Haller, disse à rede de notícias MSNBC que tem sua temperatura tirada durante várias vezes por dia e que é acompanhada por uma equipe médica constantemente. :: LEIA MAIS »

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil sobem para 234

CoronavirusOs casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 hoje (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Ontem, o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

São Paulo é responsável por mais da metade dos casos (152). Em seguida vêm Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa Catarina e Paraná (6) e Minas Gerais (5).

Já os casos suspeitos ultrapassaram os 2 mil, chegando a 2.064. São Paulo lidera com 1.177, seguido por Rio Grande do Sul (119), Santa Catarina (109), Distrito Federal (107) e Rio de Janeiro (96).

Os descartados ficaram em 1.624. Ainda não foram notificadas mortes em razão da doença. Já não há nenhuma unidade da federação sem casos confirmados ou suspeitos, o que existia até semana passada (Roraima e Amapá).

Agência Brasil

NOTA: IFBA Vitória da Conquista suspende aulas no período de 16 a 18 de Março

ifbaNOTA

A Direção Geral, em reunião com as demais Diretorias do campus e em atenção a declaração Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca do estado de pandemia causado pelo COVID-19, às recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, à nota informativa conjunta da Secretária da Saúde e da Educação do Estado da Bahia e, seguindo as orientações da Reitoria do IFBA, resolve:

1- Suspender as aulas por três dias, no período de 16 a 18 de Março, em caráter preventivo;
2- Manter as demais atividades acadêmicas e administrativas em funcionamento normal;
3- Criar Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Corona Vírus (COVID-19);
4- Convocar todos os coordenadores de curso, chefes de setores administrativos, em especial a COTEP, para uma reunião emergencial para discutir ações diversas a serem tomadas no dia 16/03/2020 às 14:00 horas, na sala de reuniões da DG;
5- Suspender atividades que envolvam aglomerações de pessoas, tais como eventos, atividades de natureza extracurricular, cerimônias (formaturas), congressos, seminários, nos âmbitos científico, artístico, cultural ou esportivo no período entre 16 e 18 de Março;
6- Na quarta-feira, dia 18 de Março, será publicada uma nova nota, informando novas medidas, condicionada ao cenário atualizado.

Felizardo Adenilson Rocha
Diretor Geral – Campus Vitória da Conquista

Coronavírus: sindicato solicita à Seap redução dos dias de visitas em unidades prisionais baianas

coronavirusDevido ao agravamento da situação, o Sinspeb irá solicitar a suspensão total das visitas aos presos, bem como as saídas temporárias.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), por intermédio do Presidente Reivon Pimentel, comunica que protocolou ofício de nº 032/2020, nesta sexta-feira (13), na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), solicitando, em caráter de urgência, redução dos dias de visitas em todas Unidades Prisionais baianas, visando assegurar a preservação da saúde dos servidores penitenciários, população carcerária e demais usuários do sistema penal em virtude da pandemia do COVID-19 .

O Ofício nº 032/2020 pontua os riscos de contágio através da grande concentração de visitantes acessando o sistema prisional, enfatizando sobre as condições de insalubridade das unidades, a superlotação, a vulnerabilidade da saúde dos internos e a exposição de servidores sem o fornecimento de Epi’s (luva, máscara, álcool em gel).

O Estado da Bahia já registra 7 casos confirmados, sendo três diagnosticados em Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado,
onde está localizada a maior e mais populosa unidade prisional, o Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS), com população carcerária de 2.000 internos e média de 600 a 800 visitantes por dia de visita. :: LEIA MAIS »

Saúde atualiza para 200 os casos de infectados por coronavírus no país

agênciaO Ministério da Saúde atualizou há pouco o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país. Conforme a segunda atualização dos dados realizada hoje (15), até o momento, há 200 casos em todo o país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença.

Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Agência Brasil

Receita Federal realiza operação para apreensão de celulares com importação irregular

IMG_0171Na manhã desta quinta-feira (12), a Receita Federal deflagrou uma operação para apreensão de celulares chineses da marca Xiaomi, cujo valor e funcionalidades são equivalentes aos de um Iphone ou smartphone similar, que estavam sendo comercializados em 21 pontos de venda, nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Recife e Fortaleza.

A Divisão de Repressão da Receita Federal em Salvador verificou que não havia nenhuma entrada de importação de celulares daquela na marca na Bahia e que os pontos de venda aqui localizados eram franquias de um mesmo grupo empresarial com sede em Fortaleza. No entanto, o representante da marca no Brasil, o único que pode importar regularmente a mercadoria, tem sede em São Paulo.

A partir dessas evidências, foi iniciada uma investigação pelas divisões de Repressão da Receita Federal nos outros estados em que também foram localizadas franquias do mesmo grupo empresarial.

Além do alvo em Vitória da Conquista, a operação está ocorrendo simultaneamente em 7 estabelecimentos de Salvador, 4 de Recife e 9 de Fortaleza, com a participação de servidores da Receita Federal. :: LEIA MAIS »

Leilão do Detran-BA é oportunidade para comprar veículos usados com preços atrativos

loteleilãoDepartamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza no próximo dia 23, às 9h, no auditório da sede da autarquia, na avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador, o leilão de 386 veículos e sucatas que estão custodiados em pátios credenciados ao órgão, na capital e em Feira de Santana, no centro norte baiano. O evento vai acontecer também na modalidade online, pelo site www.focoleiloes.com.br, onde estão disponíveis fotos e informações dos lotes.

Os interessados podem ter acesso ao edital completo do leilão no site do departamento de trânsito- www.detran.ba.gov.br. Menores de 18 anos não emancipados, servidores do Detran-BA, policiais civis e militares, empregados e proprietários dos pátios onde estão armazenados os lotes e o proprietário do veículo leiloado estão impedidos de participar do evento. :: LEIA MAIS »

Uesc adia início das aulas por causa do coronavírus

uescAs aulas na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sediada no sul da Bahia, foram adiadas em função do coronavírus. A informação foi divulgada pela instituição de ensino na noite desta quinta-feira, 12. Em nota, a Uesc informou que, apesar de não haver casos suspeitos na comunidade acadêmica, a decisão tem como objetivo preparar ações de enfrentamento à crise.

Nota Pública

Considerando a condição de pandemia pelo Covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apesar de não haver casos suspeitos na comunidade acadêmica, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), constituiu um Comitê Gestor com o objetivo de preparar ações de enfrentamento da crise.

Assim sendo, a Reitoria da UESC decidiu transferir o início das aulas de Graduação para o dia 23 de março de 2020. As demais atividades da Universidade permanecem em funcionamento dentro da normalidade. :: LEIA MAIS »

Coronavírus: governo antecipa metade do 13º de aposentados e suspende prova de vida do INSS

CoronavirusO Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira (12) cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país. Segundo a nota do ministério, as primeiras ações são “dedicadas especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia”.

“Neste momento crítico, mesmo diante do exíguo espaço fiscal, o Ministério da Economia buscará, em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a realocação ágil de recursos orçamentários para que não falte suporte ao sistema de saúde brasileiro”, diz a pasta.

Foram anunciadas as seguintes medidas:

Antecipação do 13º salário
O Ministério da Economia anunciou que vai pagar, em abril, a primeira metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Essa parcela, em geral, é paga em julho. Ao todo, serão desembolsados R$ 23 bilhões.

Prova de vida suspensa
O governo decidiu suspender, por 120 dias, a prova de vida dos beneficiários do INSS. A medida deve valer até meados de setembro.

A lei prevê que, todos os anos, beneficiários do INSS precisam comprovar ao governo que estão vivos. A medida evita fraudes e pagamento indevido dos benefícios. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia