Editorias
Busca por data
janeiro 2015
D S T Q Q S S
« dez    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Arquivos

Brasil avança na produção de cafés sustentáveis

cafés sustentáveisAdaptar o mercado cafeeiro brasileiro às novas tendências e exigências mundiais de consumo consciente de produtos desenvolvidos respeitando a sustentabilidade econômica, social e ambiental é um desafio que vem sendo enfrentado pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, parceira do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Nesse contexto, são diversos os programas criados e implementados pela ABIC para atender os mercados cada vez mais exigentes. Um dos mais conhecidos é o Selo de Pureza da Abic, que atesta a qualidade e a pureza do café torrado e moído.

Há cerca de oito anos, a Abic agregou o quesito sustentabilidade do café a suas ações de certificação com resultados perceptíveis no setor graças ao Programa Cafés Sustentáveis do Brasil – PCS.

A inovação tecnológica tem sido parceira imprescindível nesse processo de busca pela sustentabilidade da cafeicultura nacional. Segundo o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, as tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café contribuem direta e indiretamente com esse Programa da Abic, consolidando o Brasil como líder da produção e exportação e segundo maior consumidor mundial, como também possibilitado avanço significativo na produção de cafés sustentáveis. •| Leia a matéria completa »

Baianão 2015: Definida a arbitragem para o jogo entre Vitória da Conquista x Bahia

baianão 2015A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou na tarde desta terça (27), a escala de árbitros para os jogos da primeira rodada do Campeonato Baiano, que será realizada neste final de semana.

Na partida entre Catuense e Colo Colo, que acontece neste sábado (31), ás 16 horas, no estádio de Pituaçu, apita Eziquiek Sousa Costa, auxiliado por Adailton José Jesus da Silva e José dos Santos Santos Amador. O 4º árbitro será Janielton Andrade de Oliveira.

Para Jacuipense e Juazeirense, que se enfrentam no mesmo local, ás 18 horas, a arbitragem será Ricarle Gustavo Gonçalves Batista, tendo como assistentes Carlos Eduardo Bregalda Gussen e Arlã José Estrela de Souza. O reserva será Guilard Giulius Cicero Alves.

No confronto entre Vitória da Conquista e Bahia, que será realizado domingo (1º), no estádio Lomanto Júnior, o árbitro será Lúcio José Silva de Araújo, assistido por José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias. O 4º árbitro Será Bruno Nogueira Prado.

Para Jabobina e Galícia, que jogam ás 16 horas, no estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, a arbitragem será de Reinaldo Silva de Santana, auxiliado por Marcos Welb Rocha de Amorim e Mick Santos de Jesus. O reserva será Florismar Costa de Jesus.

Para Feirense e Serrano, que se enfrentam, ás 18 horas, no mesmo local, o árbitro será Cosme Iran Sabino de Araújo, tendo como assistentes Elicarlos Franco de Oliveira e Paulo de Tarso Bregalda Gussen. O 4º árbitro será João Paulo Pereira da Cruz.

Já para Vitória e Bahia de Feira, que acontece as 18h30, o estádio do Barradão, a arbitragem fica por conta de Émerson Ricardo de Almeida Andrade, assistido por José Carlos Oliveira dos Santos e Dijalma Silva Ferreira Júnior. O O reserva será Irinaldo Jorge dos Santos Silva.
CidadeEsportes

Homens são presos fumando maconha perto de crianças na Praça da Juventude

praça da juventude vitoria da conquistaUma guarnição da BCS/ 77ª CIPM de Vitória da Conquista, realizava rondas de rotina no bairro Guarani quando, nas proximidades da Praça da Juventude, visualizaram dois homens fumando maconha. Ao lado dos dois havia crianças jogando bola.

No local, P. E. L., 20 anos, e V. S. C., 23 anos, foram abordados pelos policiais e os dois estavam fumando um cigarro com substancia análoga à maconha.

Os militares abordaram os veículos que os dois estavam e encontraram mais uma pequena quantidade de maconha. Diante dos fatos, P. e V. foram encaminhados para o DISEP.
77ª CIPM

As promessas e a realidade

Júlio César Cardoso*

Copom decide, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 12,25% ao ano. A terceira elevação consecutiva de juros pelo BC se dá depois de um anúncio de alta carga tributária.

Senhores, estamos assistindo ao maior cambalacho de Dilma Rousseff, aplicado na população. Na campanha politica Dilma criticou Aécio Neves, afirmando que ele queria governar contra o povo: acabar com o Bolsa Família e outras parvoíces.

Agora, depois de eleita, está silenciosa, e de forma maquiavélica ela apunhala pelas costas o povo com aumento da carga de impostos à sociedade.

•| Leia a matéria completa »

Baianão 2015: Elias Borges é o novo auxiliar de Evandro Guimarães

eliasborgesElias Borges está de volta ao ECPP Vitória da Conquista, desta vez para trabalhar como Auxiliar Técnico de Evandro Guimarães.

Elias já foi treinador do ECPP nas primeiras temporadas do alviverde, tendo excelentes resultados.

“É um grande reforço para o nosso clube, já que Elias tem a experiência de anos militando no futebol e além disso conhece como poucos o nosso projeto, afinal de contas, ele participou da fundação da então Associação Desportiva Primeiro Passo, que posteriormente deu origem ao ECPP”, afirmou Ederlane Amorim, presidente do Vitória da Conquista.

•| Leia a matéria completa »

Após 67 dias, bebê com síndrome rara consegue transferência do Hospital de Base para Salvador

Ana Cecília, a criança de cinco meses que sofre de problema grave nos rins, a chamada síndrome nefrótica, conseguiu ser transferida do Hospital Geral de Vitória da Conquista, para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, na noite desta quarta-feira (28), segundo informam a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia(Sesab) e o pai da criança, Glauber Mendes.

A criança já estava internada há 67 dias mantida em isolamento na UTI pediátrica por conta da síndrome. O caso teve até intervensão judicial que determinava a transferência imediata da bebê para uma unidade que oferecesse o serviço de nefropediatria, mas ainda assim a mudança de hospital não foi feita, mesmo com pena diária arbitrada em R$ 1 mil.

A direção do hospital informou que a transferência da menina dependia de vaga no Hospital das Clínicas em São Paulo. Mas, de acordo com informação da Sesab nesta quarta-feira, a criança foi transferida em uma UTI aérea para internamento e investigação diagnóstica no setor de nefropediatria do Hospital Roberto Santos, na capital baiana.

•| Leia a matéria completa »

Polícia Militar desarticula quadrilha de traficantes em Conquista e apreende mais de 4 kg de droga

polícia prende quadrilha em conquistaNa tarde de ontem (26), uma equipe policial da ROTAP (Rondas Ostensivas Táticas de Ações Policiais) 77ª CIPM, ao efetuar patrulhamento de rotina na Rua 3 do Bairro Vila Elisa, avistaram dois adolescentes em atitude suspeita a bordo de um táxi.

Ao efetuar a abordagem, a guarnição encontrou com A. S. S., 15 anos, e M. J. S., 17 anos, 101 cocadas de maconha e 255 pedras de crack. Ao serem questionados sobre a origem da droga, os adolescentes relataram que pegaram em uma casa naquela mesma rua.

No interior da casa foram encontrados os outros três indivíduos identificados como C. S. C., 22 anos, L. O. S., 20 anos, e T. G. S., 19 anos. No momento que a guarnição chegou os três estavam dividindo droga, para posteriormente embalar. Com eles os militares encontraram 3 kg de maconha prensada, mais de 500g de crack em pedra, 4 balanças de precisão, 4 celulares, R$ 85 reais em dinheiro e 3.700 pacotes para embalar a droga.

•| Leia a matéria completa »

Conquista: Pacientes e servidores do Hospital de Base fazem reclamações a secretário

Em visita nesta segunda-feira (26) ao Hospital Geral de Vitória Conquista (HGVC), localizado no Sudoeste da Bahia e considerado um dos maiores do estado, o Secretário Estadual da Saúde Fábio Vilas Boas ouviu reclamações de pacientes e servidores.

Uma das queixas foi o baixo número de funcionários no local para atender à demanda. “Nós estamos com o quadro de funcionários reduzidos, temos mais de 100 pessoas no corredor para cinco funcionários fazerem o atendimento”, conta a técnica de enfermagem, Eliene Souza.

Além dos corredores e alas superlotadas, parentes de pacientes ainda disseram que no último domingo (25) faltou água para beber na unidade de saúde. “Ontem ficou da tarde até hoje de manhã sem água”, disse Jeferson Pereira.
A demanda no HGVC é tão alta porque, além de atender à população da região onde está localizado, a unidade também recebe pacientes até de Minas Gerais.

•| Leia a matéria completa »

A PENA DE MORTE

Por: Vinícius Ferraz de A. Simões*

Na última semana muito se balburdiou a respeito da pena de morte, utilizando como via exemplificativa o brasileiro fuzilado na Indonésia. Argumentos prós e contras se digladiaram, mas longe estamos de construir consenso a esse respeito, vez que mexe com dois interesses antagônicos: gosto férreo da vingança social e o reconhecimento do homem como fim do invólucro jurídico.

De pronto, engrosso as fileiras daqueles que se portaram contra a execução do brasileiro e, ao longo deste escrito, exponho as razões que consolidam essa minha defesa, irradiando todos os argumentos ao meu desejo de ver expurgado do cenário mundial pena incruenta, reveladora da morbidez que gravita ao derredor do homem.

A pena de morte não é recomendada! A um pelo seu caráter irreversível e a dois, pela invasão deslegitimada do Estado sobre o bem mais precioso do ser humano: a vida. Pela defesa do primeiro, não é possível admitir que, em meio a conduções técnicas, as mãos humanas sejam tão valiosas a ponto de um simples decretar de caneta conduzir à contemplação do fim.

•| Leia a matéria completa »

Porto Seguro, onde nasceu o Brasil

porto seguroMesmo 500 anos depois, Porto Seguro não conseguiu dissociar-se daquele que muito anos mais tarde se tornaria o seu eterno slogan: Terra do Descobrimento.

Monumentos, igrejas e registros históricos, fazem da cidade localizada a 618km de Salvador uma referência, bem como um dos pontos turísticos mais disputados do Brasil.

Segundo principal destino da Bahia, Porto Seguro é ponto de chegada para mais de 1 milhão de brasileiros e estrangeiros todos os anos.

Por, por terra e mar, desembarcam por lá paulistas, cariocas, mineiros, soteropolitanos, argentinos e europeus, que vão em busca de sol, praia, diversão e um encontro com a história.

Para quem tem interesse nos aspectos históricos uma boa dica é o Memorial do Descobrimento, que possui elementos como ocas indígenas, azulejos, objetos e uma réplica da caravela utilizada por Pedro Álvares Cabral, no período do descobrimento. O local funciona de segunda a sábado.

•| Leia a matéria completa »

Vestibular 2015: matrícula dos aprovados para o 1° semestre

Por meio do Edital 006/15, a Universidade informa aos aprovados no Vestibular Uesb 2015, para o primeiro semestre letivo, os prazos de pré-matrícula e matrícula definitiva.

Os candidatos selecionados deverão comparecer à Secretaria de Cursos dos campi de Itapetinga, Jequié ou Vitória da Conquista, nos dias 27 e 28 de janeiro, para realizarem a pré-matrícula, observando os horários de cada curso discriminados no Anexo I do referido Documento.

Na oportunidade, os calouros deverão apresentar toda a documentação exigida no Edital de convocação. Os candidatos que tenham apresentado regularmente os documentos necessários, deverão efetivar a matrícula definitiva, na Secretaria de Cursos do seu respectivo campus, no período de 2 a 5 de fevereiro, seguindo o cronograma estabelecido no Anexo II do Edital.

•| Leia a matéria completa »

Tribunal de Justiça da Bahia cancela provas para dois cargos por causa de erros

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) cancelou as provas do concurso realizado neste domingo, 25, para os cargos de Analista Judiciário-Administração e Analista Judiciário-Contabilidade. O motivo foi um erro nos cadernos de provas destes dois cargos distribuídos na Faculdade 2 de Julho.

Segundo nota enviada pelo TJ, os cadernos distribuídos não correspondiam às provas dos dois cargos. Oadvogado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo certame, explica que o problema foi decorrente do processo de impressão e envelopamento, realizado de forma mecânica no parque gráfico da FGV, para garantir o sigilo das provas.

“Por isto o problema só foi descoberto na hora da distribuição na sala e não havia reserva técnica suficiente para a substituição”, ressaltou em nota.

O concurso teve mais de 134 mil candidatos inscritos para disputar diferentes vagas, com salários que variam de R$ 3.091,21 a R$ 5.117,24.

•| Leia a matéria completa »

Recanto de João Ubaldo, Itaparica inspira o descanso e a contemplação

Principal refúgio do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), a Ilha de Itaparica é um lugar da Baía de Todos-os-Santos onde o tempo parece passar mais lentamente. Com ruas arborizadas, calçadas com paralelepípedos e uma tranquilidade peculiar, Itaparica também é terra de gente simples e de muitas histórias para contar.

Após uma caminhada pela cidade, é possível ouvir relatos que lembram contos de pescador, por conta das hipérboles. Esse bucolismo das histórias também é retratado pela paisagem local, que é reforçada com a presença de pessoas simples e grande simpatia.

Antigos casarões e um mar de águas calmas, que favorece a prática de esportes aquáticos, sinalizam o que é viver Itaparica. Seu centro histórico, a Fonte da Bica e a praia de Ponta de Areia são alguns dos seus principais pontos de visitação.

•| Leia a matéria completa »

UESB: Mestrado em Linguística abre seleção

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), campus de Vitória da Conquista, abre seleção para nova turma de Mestrado em três linhas de pesquisa: “Descrição e Análise de Línguas Naturais”, “Aquisição e Patologias de Linguagem” e “Sentido e Discurso”.

Quem tiver interesse em concorrer a uma das 37 vagas disponíveis deve fazer sua inscrição no período de 5 de janeiro a 11 de fevereiro, na Secretaria do Programa, das 9 às 17 horas.

O processo de seleção contará com três etapas: avaliação do anteprojeto de pesquisa e de conhecimentos gerais; análise do currículo, do histórico escolar e entrevista; e prova de língua estrangeira.

•| Leia a matéria completa »

Morte de menina mostra perigo de usar celular ligado à tomada

celularA morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, na última segunda-feira (19), no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu.

A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse.
•| Leia a matéria completa »

Motorista morre após caminhão bater em carreta na BR-116

Foto: Blog Marcos FrahmUma pessoa morreu em um acidente entre um caminhão e uma carreta, no quilômetro 643 da BR-116, na região do município de Jaguaquara, sul da Bahia, no final da manhã desta sexta-feira (23).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão morreu após bater no fundo da carreta.

A PRF acredita que o acidente tenha sido provocado após o caminhão perder freio e atingir a carreta, que seguia no mesmo sentido. O condutor do segundo veículo não ficou ferido.
G1

Recado do Blog
Parceiros
customisable counter