Editorias
Busca por data
julho 2014
D S T Q Q S S
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Arquivos

Polícia de Vitória da Conquista apura morte de gatos em uma mesma rua

morte de gatos em conquistaA morte de seis gatos na Rua Caetité, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, está sendo investigada pela polícia local. Conforme os moradores da região, os animais apareceram mortos ao longo dos meses de junho e julho deste ano.

Segundo o biólogo Ronaldo Oliveira, o gato da filha entrou para a lista na noite de segunda-feira (21). O animal foi encontrado morto por um vizinha dentro de uma lata de lixo. “Minha filha passou a noite toda chorando. Os olhos dela amanheceram inchados de tanto chorar. Isso é que me dói e me entristece”, relatou.

Segundo Ronaldo, um pedaço de alface com pontos pretos, semelhantes ao veneno popularmente conhecido como chumbinho, foi encontrado na boca do gato. “Eu já fui ao [à secretaria de] Meio Ambiente e já fui também à Polícia Civil. Amanhã, eu vou levar o laudo para a Polícia Militar”, concluiu Ronaldo.

•| Leia a matéria completa »

Artistas baianos participam do ‘Esquenta’ em homenagem a Caymmi

O domingo (27) no ‘Esquenta’ vai ser em um bom clima baiano. A atração homenageia Dorival Caymmi, que completaria 100 anos em 2014.

A anfitriã do programa, Regina Casé, vai receber a neta dele, Stella Caymmi, além dos cantores Saulo Fernandes e Luiz Caldas, que fizeram recentemente um projeto dedicado ao compositor.

A dupla de atores baianos Luiz Miranda e Lázaro Ramos, que fazem mãe e filho na novela ‘Geração Brasil’, também estarão no palco do dominical. A lista de convidados de Regina conta ainda com a blogueira Camila Coutinho, o sambista Riachão, MC Dedê e o grupo Bonde do Rolê.
iBahia

Eleições 2014: Geddel lidera pesquisa para o Senado

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) lidera a corrida pelo Senado na pesquisa de intenção de votos Ibope/TV Bahia divulgada nessa quinta, 24, pelo jornal Correio (do Grupo Rede Bahia).

O peemedebista aparece com 34%, seguido do candidato do PSD, o vice-governador Otto Alencar, com 17% e da ministra aposentada Eliana Calmon (PSB) com 5%. Hamilton Assis (PSOL) tem 1% e Idalba Martins (PEN), 1%. Brancos e nulos são 11% e não sabe/não respondeu, 23%.

Foram ouvidos 1.008 eleitores entre os dias 19 e 21 de julho. O nível de confiança é de 95% segundo o Ibope. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00237/2014.
ATarde

Vitória da Conquista viaja definido para encarar o Globo-RN pela Série D

O Vitória da Conquista encerrou a preparação para o confronto contra o Globo-RN, que acontece neste domingo (27), às 16 horas, no estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

Nos treinamentos que foram realizados nesta quinta (24), no estádio Lomanto Júnior, o treinador Sérgio Odilon já definiu a formação que mandará a campo em busca de uma vitória.

Caso não aconteça nenhum imprevisto de última hora o Bode inicia a partida com: Augusto, Felipe, Sílvio, João Álvaro e William Santos, Waguinho, Edimar, Maicon, Rafael da Granja, Alemão e Wander Capixaba. O meia Dionísio se machucou no treinamento e vai fazer uma ressonância para saber se poderá viajar. Já os jogadores Cacá, Ricardinho e Bruno foram regularizados e ficam a disposição no banco de reservas.

O elenco do Alviverde viaja na manhã desta sexta (25), para Natal. È intenção da comissão técnica realizar um treino recreativo na manhã de sábado (26). O Bode estreou empatando com o Betim-MG. Já o Globo foi derrotado pelo Porto-PE.
CidadeEsportes

Ibope mostra liderança de Paulo Souto com 42% das intenções de voto

pesquisa ibope julho 2014 governo da BahiaA pesquisa IBOPE/TV Bahia divulgada na noite de ontem mostra ampla vantagem do candidato Paulo Souto (DEM) sobre seus adversários na corrida pelo Palácio de Ondina.

O democrata aparece com 42% das intenções de votos, contra 11% da candidata Lídice da Mata (PSB) e 8% do postulante governista e apadrinhado do governador Jaques Wagner (PT), Rui Costa (PT). Em quarto colocado no levantamento ficou Da Luz (PRTB) com 2%. Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. Brancos e nulos somam 18%.

Também foi medida da rejeição dos candidatos. Nela, o eleitor diz em que não votará de jeito nenhum. Quem lidera neste quesito é Da Luz com 27%, seguido de Lídice com 20%. Paulo Souto e Rui Costa estão empatados com 18% cada. Em seguida aparecem Mendes e Renata, ambos com 13%.

O índice divulgou a avaliação do governo Wagner, cujo apoio recai em Costa. Segundo o levantamento, 6% opinam a gestão ótima; 23% boa e 39% regular. No entanto, os que acham ruim e péssimo são 10% e 17%, respectivamente, ou seja, 27% de classificação negativa. Não souberam ou não opinaram foram 25%.

Segundo dados do Instituto, a pesquisa aconteceu entre os dias 19 e 21 de julho. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00237/2014.

Rui Costa diz que eleitores vão desmentir instituto
O candidato da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa (PT), disse não acreditar nos números apresentados na pesquisa do Ibope, divulgada pela Rede Bahia, de propriedade de apoiadores do seu adversário Paulo Souto. O petista aponta que “coincidentemente o resultado é veiculado pela emissora justamente no dia da inauguração do comitê eleitoral do democrata”. •| Leia a matéria completa »

FUNCEB lança 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014

calendario-das-artes-2014Até 27 de agosto, estarão abertas as inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado.

Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas, com um aporte total de R$ 637 mil para apoiar no mínimo 49 projetos.

Nesta 2ª Chamada do ano, o Calendário das Artes se volta a propostas que sejam iniciadas de 1º de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

O Calendário das Artes se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, considerando sua grande diversidade e dimensões territoriais. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural, envolvendo as mais variadas ideias de artistas, grupos e produtores, amadores ou profissionais.

•| Leia a matéria completa »

Lídice fala de metas e comenta pesquisa

LidicedaMataA candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, disse que pretende trabalhar com um sistema de cumprimento de metas caso eleita. “Minha primeira ação será estabelecer, junto com o secretariado, medidas de impacto na Educação, na Saúde e na Segurança para os 100 primeiros dias de governo”, afirmou, e “Tudo isso será feito com planejamento e monitoramento”.

Eleita, Lídice pretende assumir pessoalmente o gerenciamento das pastas chave da administração e vai cobrar resultados. “Não vou fugir da responsabilidade, vou acompanhar de perto e assumir a responsabilidade sobre o cumprimento dos objetivos”, garantiu. As declarações foram feitas em entrevistas a duas emissoras de rádio baianas, na manhã de quinta.

Segundo a senadora, a educação será a prioridade. “A partir de uma grande transformação nessa área, todas as outras mudarão”, resumiu. “Um jovem que passa o dia em uma escola bem equipada, se alimentando, praticando esportes e estudando as mais diversas áreas não é cooptado pela marginalidade. Isso melhora a segurança. Quando aprende sobre saúde, leva informações para os pais, o que melhora a saúde pública”, explicou.

Pesquisa
Lídice também avaliou o resultado pesquisa Ibope divulgada na noite da quarta-feira. “Estou feliz, estamos em segundo lugar com o voto de consciência política de um eleitorado que resiste a duas máquinas poderosas colocadas em ação. A minha candidatura, mesmo com poucos recursos e poucos partidos apoiando, tem registrado esse desejo de mudança”.

•| Leia a matéria completa »

UFBA-Conquista inaugura sistema de videoconferência

<O Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, inaugurou, nesta quarta-feira (23), às 15h30, o seu sistema de videoconferência.

A primeira experiência durou cerca de 50 minutos e colocou frente a frente, em contato instantâneo, o Diretor do IMS, Orlando Caires, a técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA, Claudete Alves, e o Superintendente de Tecnologia da Informação, também da UFBA, em Salvador, Luiz Cláudio.

No espaço de videoconferência do IMS, também estiveram presentes os técnicos da Tecnologia da Informação, Pedro Ferreira e Diogo Moura, o coordenador do setor Técnico, Administrativo e Financeiro, Antônio Carlos, e o Assistente em Administração, Robson Falcão, um dos responsáveis pela formulação do novo projeto.

Os participantes, primeiramente, conversaram sobre o programa do governo federal Cidade Digital, que possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos.

•| Leia a matéria completa »

Insatisfação com governo faz base migrar para oposição

Paulo Souto_lideranças SUL_foto Valter Pontes_CoperphotoA semana foi movimentada no escritório da chapa majoritária da coligação Unidos pela Bahia, em Salvador. Políticos e lideranças dos quatro cantos do estado e dos mais variados partidos, inclusive da base governista, manifestaram apoio às candidaturas de Paulo Souto, a governador, Joaci Góes, vice, e Geddel Vieira Lima a senador.

Nesta sexta-feira (25), o trio oposicionista bota o pé na estrada. O destino é a região do Baixo Sul, onde se encontra com as populações de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença.

Ainda, em Salvador, na quarta-feira (23), a vice-prefeita de Belmonte, Carla Xavier, do PDT, legenda da base do governo, manifestou a insatisfação geral com o governo petista: “O PT acabou com a Bahia e com o Brasil. E as pessoas querem mudança. Souto merece meu apoio porque ele é o melhor. Ele não é um novato ou um aventureiro. O trabalho dele a gente conhece. As pesquisas já mostram a preferência dos baianos por Paulo Souto”.

Representantes de Heliópolis ressaltaram a importância da vitória de Paulo Souto nas eleições deste ano. “Heliópolis se incorporou ao novo momento pelo qual a Bahia passa e quer mudança. Nosso povo está com sede de gestão. Não temos recebido ajuda do governo estadual na área da saúde, e a segurança pública não vai bem”, lamentou o vice-prefeito José Gama, acompanhado do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, do deputado estadual Sandro Régis, do vereador Valdelício (PSD) e de lideranças comunitárias de Heliópolis.

•| Leia a matéria completa »

Especialização em Educação e Diversidade Étnico-cultural na UESB

O Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) informa que estarão reabertas, entre os dias 24 de julho e 1° de agosto, as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em “Educação e Diversidade Étnico-cultural”.

O curso, destinado para graduandos e alunos matriculados no último semestre dos cursos de graduação, disponibiliza 60 vagas, distribuídas igualmente para os campi de Vitória da Conquista e Itapetinga. O processo seletivo será constituído de três etapas: análise da documentação; análise do currículo e do projeto de pesquisa e entrevista.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer, no campus de Vitória da Conquista, na Sala de Pós-Graduação, no primeiro andar do Módulo Acadêmico, de segunda à sexta, das 14 às 18 horas; já em Itapetinga, a inscrição pode ser realizada na Assessoria Acadêmica, campus Juvino Oliveira, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. As inscrições também poderão ser feitas via Correios pelos endereços que constam no Edital 113/2014, juntamente com o formulário de inscrição e todos os documentos exigidos para a participação no processo seletivo.
ASCOM UESB

Rui reforça compromisso de concluir obras estruturantes na capital

rui costa salvadorA caminhada de Rui Costa (PT) pela rua principal no bairro de Pau da Lima, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (24), arrastou centenas de pessoas da comunidade, militância, deputados e vereadores que não desanimaram com a chuva e transformaram o evento político em festa.

O candidato ao governo do estado pela coligação Pra Bahia Mudar Mais conversou com comerciantes e moradores e reforçou o compromisso de dar continuidade às obras estruturantes do governo do estado, que beneficiam a região.

Entre os projetos, Rui mencionou o corredor transversal II que ligará a região do Subúrbio até a Orla, em Piatã, onde está prevista a total reestruturação da Avenida Gal Costa. “É um dos projetos do Programa Mobilidade Salvador que tenho orgulho de ser o responsável pelo desenvolvimento, quando fui secretário da Casa Civil”, lembrou.

O Programa Mobilidade Salvador tem investimento de R$ 8,5 bilhões engloba obras que irão melhorar a mobilidade na cidade e criar novos vetores de desenvolvimento, sobretudo no miolo da cidade, onde está localizado do bairro de Pau da Lima. Além de intervenções físicas, como a duplicação da Gal Gosta, Rui registrou que o projeto vai implantar corredor exclusivo para ônibus e ciclovia. “O programa de mobilidade prevê a conclusão do metrô até Águas Claras / Cajazeiras e Lauro de Freitas, atravessando a Avenida Paralela”, explicou. “Com os novos corredores, o miolo da cidade, formado por Cajazeiras, Pau da Lima e subúrbio, passa a ser incluído em quatro estações do metrô, melhorando a rapidez e a segurança no transporte da população”.

•| Leia a matéria completa »

Festival Suíça Bahiana 2014 divulga as suas primeiras atrações

festival suiça baiana 2014A quarta edição do Festival Suíça Bahiana acontece entre os dias 26 e 30 de novembro, sendo os três principais dias no Clube D’Waller (28 a 30 de novembro). O clube foi o local da segunda edição (2011), que sempre é lembrada pelo público como a melhor de todas.

De forma descentralizada e valorizando os espaços que trabalham com cultura no dia a dia da cidade, este ano também teremos apresentações do evento no Café Society (26 de novembro) e no Viela Sebo-Café (27 de novembro).

O tema deste ano é #DescubraONovo e aqueles que confiam no potencial do festival poderão comprar o ingresso muito mais barato aproveitando os primeiros lotes promocionais, em que a programação não é revelada. O Festival Suíça Bahiana tem compromisso com o que há de novo na musica brasileira, com a cena baiana em destaque e com as atrações locais. Temos também a opção de passaporte válido para os três dias do festival no Clube D’Waller. As entradas já podem ser adquiridas através do http://www.sympla.com.br/casaforadoeixovca.

•| Leia a matéria completa »

Lídice garante que vai melhorar a infraestrutura em Alagoinhas

LidicedaMataA candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, afirmou que vai melhorar a infraestrutura de transportes na região de Alagoinhas fazendo avançar o processo de industrialização que está mudando o perfil econômico da região Norte da Bahia.

Com mais de 150 mil habitantes e localizada a 108 km de Salvador, Alagoinhas tem recebido novas indústrias, especialmente, no segmento das bebidas. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Nova AM.

Lídice declarou que é preciso valorizar o município como um entroncamento rodoferroviário e garantiu que vai lutar também para construir um aeroporto público, “pois Alagoinhas já é um polo industrial e precisa de facilidade no transporte. A Bahia tem hoje 15 aeroportos e pode avançar rapidamente para ter 17. Um deles será o de Alagoinhas”, completou.

Importante centro ferroviário e produtor de petróleo e frutas no século passado, o município entrou em declínio com a falência da ferrovia e, principalmente, a queda na produção de petróleo, mas agora voltou a crescer com a instalação de importantes indústrias de bebidas e a dinamização do comércio.

Lídice disse também que pretende consolidar o município como um polo de educação e serviços. Nesse contexto, ela comentou que a educação será prioridade total no seu governo. “A educação vem à frente de tudo. Ajuda a melhorar a segurança, pois muitos jovens hoje sem estudo ou trabalho, com educação, deixam de estar vulneráveis à ação da criminalidade”, acrescentou.

•| Leia a matéria completa »

CBF bate de frente com torcedores

Por Ubaldino Figueiredo

camisa-nike-brasil-cbf-torcedor-2014-no10-575281-703-241420-GG1Fazendo prevalecer sua vontade, o presidente da CBF, que já está de saída, (graças a Deus), resolveu ir na contramão dos clamores da torcida brasileira, das opiniões de analistas e do apelo da imprensa, de que a direção técnica da nossa seleção deveria mudar para melhor, modernizar, renovar, reinventar e atualizar-se para reconquistar a hegemonia do futebol mundial, como aconteceu por vários anos, sendo detentora de 72 títulos internacionais, em vários níveis, 35 vitórias consecutivas e, a única penta campeão mundial de futebol: 1958, com Vicente Feola no comando técnico, (mesmo dormindo no banco de reservas durante os jogos); 1962, com Aymoré Moreira; em 1970, com Zagallo, sendo o treinador que dirigiu por 3 vezes a nossa seleção; 1994, com Carlos Alberto Parreira; e 2002, com Felipão e sua família Scolari.

No entanto, o todo poderoso José Maria Marin, escolheu para coordenador técnico o GILMAR, empresário e procurador de vários jogadores, inclusive, sendo criticado veementemente pelo ROMÁRIO, que o chamou de mau caráter e outros adjetivos inapropriados para quem irá ocupar uma função importante dentro do nosso futebol.

E se não bastasse, ontem o Marin, resolveu jogar M… no ventilador e, anunciou oficialmente a contratação de DUNGA, como o novo treinador da nossa seleção.

Nada pessoal contra o Dunga, que na sua primeira passagem no comando técnico da seleção, seus comandados realizaram 60 jogos, tendo conquistado 42 vitórias, 12 empates e sofrido 6 derrotas, sendo que alguns jogos os resultados foram arrasadores, tais como os 5×0, em 2007, no Equador e, 6×2, em 2009, contra Portugal.

•| Leia a matéria completa »

Vitória de Rui significa o progresso do Sul da Bahia, diz ex-prefeito de Ibicuí

rui costa exprefeito de ibicuO ex-prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado (PTB), integra o grupo lideranças da Região Sul que apoiam Rui Costa (PT) para o governo da Bahia, nas eleições de 2014.

Reconhecendo os benefícios que o Sul e Sudoeste do estado tiveram a partir do projeto político que o candidato representa, ele disse ser testemunha do trabalho do governador Jaques Wagner nessas cidades.

Em encontro na manhã desta segunda-feira (22), no escritório político do petista, em Salvador, o ex-prefeito garantiu o empenho das lideranças locais na campanha. “O avanço macrorregional será ainda mais expressivo com a eleição de Rui”, disse. “Ele tem propostas e projetos arrojados e vai fazer Porto Sul”, atestou.

Cláudio reforçou a participação do PTB na coligação Pra Bahia Mudar Mais, dizendo que o partido optou pela aliança e trabalhará para eleger Rui o próximo governador da Bahia e Otto Alencar (PSD) senador.

Além do apoio e empenho do ex-prefeito de Ibicuí, a campanha de Rui conta ainda com a participação da prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT) e do prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana (PT).

Palestra “Emblemas da Independência e liberdade” na UESB

No dia 24 de julho, os projetos de extensão “Antigo Regime em debate” e “Leituras da História do Brasil Colônia”, juntamente com o Laboratório de Estudos e Documentação Inquisitorial (Ledi), irão promover a palestra “Emblemas da Independência e liberdade: os caboclos na festa do Dois de Julho, 1824-1918”.

O evento, que tem como proposta refletir sobre a história dos caboclos, será ministrado pelo professor Hendrik Kraay, do Departamento de História da Universidade de Calgary do Canadá.

A palestra acontecerá às 19 horas, no Salão do Júri, Módulo 2, campus de Vitória da Conquista. Mais informações pelo email antigo.regime.dhuesb@gmail.com ou acessando o site do Ledi.
ASCOM UESB

Recado do Blog
Parceiros
customisable counter