Editorias
Busca por data
março 2015
D S T Q Q S S
« fev    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Arquivos

Docentes da Uesb aprovam estado de greve e paralisação no dia 8 de abril

profressores da uesbApós três horas de debate, os professores da Uesb aprovaram, nessa terça (24), o estado de greve.

A categoria entendeu que é necessário “dar uma resposta” ao governo, que tem imposto uma política de sucateamento das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) e se recusa a negociar com o movimento.

Uma paralisação de atividades no dia 8 de abril para a construção de um ato público em Salvador também foi aprovada.

Durante todo o ano de 2014 foram realizadas audiências públicas, paralisações, passagens nos gabinetes de deputados (reivindicando mais verbas), diversas reuniões com representantes governamentais, campanha de mídia de denúncia da crise orçamentária e até mesmo ocupação da Assembleia Legislativa.

No entanto, o governo não respondeu a demanda do Movimento de destinação de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento, nem cumpriu com os compromissos firmados no que se refere ao projeto de lei para desvinculação de vagas por classe e ampliação do quadro docente. Atualmente a UESB apresenta um déficit de mais de 300 professores. Os direitos trabalhistas como promoção, progressão, alteração de regime de trabalho e reposição inflacionária também não estão sendo cumpridos.

•| Leia a matéria completa »

Com 120 anos, soteropolitana pode ser a mais velha do mundo: “Eu quero é mais”

Com um sorriso no rosto e unhas bem feitas. Foi assim que Vovó recebeu a equipe de reportagem do iBahia na tarde desta quarta-feira (25).

A anciã, que pode ser uma das mulheres mais velhas do mundo, se chama Eurides Fagundes e ganhou o apelido carinhoso das cuidadoras da Associação Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente Portador de Câncer (ASGAP), no bairro de Cidade Nova, em Salvador, onde ela vive há 17 anos.

Dona Eurides soma 120 anos bem vividos. Nasceu no dia 6 de dezembro de 1894, em Salvador, segundo sua carteira de identidade, mas contesta e diz que nasceu e foi criada em Caboto, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. Para se ter uma ideia, ela chegou a conhecer Lampião e Maria Bonita que, por sinal, nasceram depois dela, em 1898 e em 1911 respectivamente. “Ele assustava todo mundo e não existia aquele que não tivesse medo”, conta.

Sem filhos e sem nunca ter casado, dona Eurides conta que após uma paixão não correspondida, ainda na adolescência, resolveu esquecer os homens. “Tinha um rapaz que morava perto da minha casa e que eu gostava, mas as ‘raparigas’ sempre tomavam ele de mim. Quando ele foi trabalhar em Nazaré das Farinhas, voltou com outra, aí eu não quis saber mais de ninguém”, revelou.

•| Leia a matéria completa »

Bancada de Oposição quer isenção de Motocicletas na Zona Azul de Vitória da Conquista

zona azul vitoria da conquistaA Bancada de Oposição na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista apresentou na sessão desta quarta-feira (25) uma indicação, ao prefeito e ao secretário de Mobilidade Urbana, solicitando a isenção na taxa da Zona Azul para os motociclistas de Vitória da Conquista.

Segundo o líder da oposição, Arlindo Rebouças (PROS), “nas próximas semanas a bancada vai solicitar uma audiência pública para debater junto à prefeitura e a comunidade o pedido de isenção feito pela bancada, pois os motociclistas são pobres e não tem condições de pagar tal taxa”.

Por sua vez, o vice-líder da bancada, vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou que “se for considerado que o motociclista possa ser um custo de aproximadamente R$ 100 mensais, o que vai fazer falta no orçamento familiar no final do mês”.

•| Leia a matéria completa »

ExpoConquista 2015: Elas cantam Rita Lee e Marta Moreno canta Tim Maia são as atrações desta quinta

Uma grande homenagem a dois importantes ícones da música brasileira: Rita Lee e o inesquecível Tim Maia. A noite desta quinta-feira, 26, promete agitar o sétimo dia da Exposição Conquista 2015, com os projetos musicais Elas cantam Rita Lee e Marta Moreno canta Tim Maia.

Os shows vão começar às 19h e às 21h, respectivamente. As apresentações acontecem na Área Central do Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

12ª Feira de Negócios Coopmac/Sebrae – Quem visitar o espaço da 12ª Feira de Negócios Coopmac/Sebrae também vai prestigiar o melhor da música regional. Às 20h, se apresentará o cantor Felipe Sampaio.

•| Leia a matéria completa »

Praça de Esportes e Cultura deveria ser entregue em 2013, mas obras estão paralisadas

Obras paralisadas Praça de Esportes e Cultura 1

Vitória da Conquista deveria ganhar, em julho de 2013, uma Praça de Esportes e Cultura (PEC) com 3.000 m², todavia as obras estão paralisadas e sequer tem a previsão de serem reiniciadas ou mesmo concluídas.

Segundo o Ministério da Cultura o espaço deve ter dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

As salas multiuso, biblioteca, telecentro e cineteatro/auditório estão inacabadas, inclusive com a fiação exposta. Por sua vez, a quadra poliesportiva tem apenas o piso assentado enquanto que a pista de skate e o playground são os mais avançados em termos de construção.

Obras paralisadas Praça de Esportes e Cultura

•| Leia a matéria completa »

Denatran adia até 1º de julho exigência do extintor veicular ABC

extintorO Denatran adiou nesta quarta-feira (25) por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor veicular do tipo ABC. A nova data prevista para início da fiscalização será 1º de julho.

De acordo com o Ministério das Cidades, o motivo para adiar a obrigatoriedade é que o equipamento continua em falta nas lojas.

Desde dezembro, pouco antes de a medida entrar em vigor, os consumidores reclamam da falta do item no comércio.
A multa começaria em 1º de janeiro deste ano, mas, no dia 7 daquele mês, o governo anunciou o primeiro adiamento da exigência, para 1º de abril.
•| Leia a matéria completa »

Prédio de farmácia desaba, mata uma mulher e deixa feridos em Santa Inês

farmácia desabaUma mulher morreu e sete pessoas, ainda não identificadas, ficaram feridas após a estrutura do prédio de uma farmácia desabar na manhã desta quarta-feira (25), no município de Santa Inês, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. As informações são da Polícia Militar de Cravolândia, que prestou apoio no resgate das vítimas.

Segundo a polícia, o prédio da farmácia era antigo e, segundo relato de testemunhas e moradores que presenciaram o acidente, há uma construção sendo executada ao lado do estabelecimento comercial, o que pode ter contruibuído para o desabamento.
Segundo a polícia, clientes e outras pessoas que estavam perto da entrada do estabelecimento comercial ficaram feridas. Eles foram encaminhados para o Hospital de Santa Inês, mas uma das vítimas, uma mulher, não resistiu aos ferimentos. •| Leia a matéria completa »

Plantação de maconha é descoberta em Ibicoara

Da Redação

maconha

As Polícias Militar e civil localizaram uma plantação de maconha no bairro Alto do Cemitério, em Ibicoara.

Foram nove pés e quatro mudas sem germinação em uma área de mata. Segundo a polícia, as mudas estavam armazenadas provisoriamente em vasilhames e sacos plásticos.

O responsável pela plantação já estava sendo investigado pela polícia. Os pés de maconha foram apresentadas à delegacia.

Câmara realizará homenagem a personalidade e instituição culturais

Acontece nesta sexta-feira, 27, às 8h30min, no Plenário Carmem Lúcia da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, data instituída pela Lei 1.367/2006. Originalmente a comemoração ocorre em 15 de março, mas por choques de agenda a CMVC adiou a solenidade.

Na oportunidade, será entregue ainda a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha a uma personalidade e a uma entidade que tenham contribuído para o desenvolvimento, difusão e valorização da cultura no município. A organização da homenagem é da Comissão de Cultura e Esporte, atualmente composta pelos vereadores Hermínio Oliveira (SD), Sidney Oliveira (PRB) e Joaquim Libarino (PCdoB).

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça –
O Dia Municipal da Cultura é também uma homenagem ao cineasta conquistense Glauber Rocha (1939-1981). Ele nasceu em 14 de março e foi um dos integrantes mais importantes do Cinema Novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o princípio de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, Rocha contribuiu para a construção de uma nova identidade para o cinema brasileiro.

•| Leia a matéria completa »

Pela primeira vez em Brumado Pisit Mota em: Por umas e por outras

Psit-mota2O ator e humorista baiano Pisit Mota, o fenômeno da internet com a +1 Filmes, apresenta a segunda temporada do seu irreverente stand up comedy “Por umas e por outras” em Brumado, no centro-sul baiano. O espetáculo será apresentado no Clube da AABB, no dia 27 e março, às 20 horas. O roteiro e a direção são do próprio Pisit.

O show tem duração de 80 minutos e mescla stand up comedy, intervenções de áudio e os vídeos produzidos para a internet em parceria com A +1Filmes. São mais de 120 curtas, com mais de seis milhões de visualizações e compartilhamentos. Dentre outras particularidades, Pisit leva para o público histórias de personagens que tornam a cidade de Salvador, na Bahia, muito mais divertida.

E é através destes recursos que o artista imprime seu humor e irreverência sobre as principais questões sociais e culturais presentes em nossas vidas, questionando, de forma respeitosa, a inércia humana diante de tais questões. Partindo deste pensamento, o ator insere no universo do seu show questões como a homofobia e o preconceito social, a violência cultural e psicológica acometida pelo caos social urbano e a falta de respeito com as minorias.

•| Leia a matéria completa »

Feira de Artesanato Conquistense gera renda durante a Exposição Conquista 2015

ExposiçãoMãos talentosas e habilidades que impressionam. Essa junção resulta em objetos que revelam a diversidade do artesanato de Vitória da Conquista e região sudoeste.

São técnicas e artigos feitos à mão, a exemplo de bolsas, vestidos, pinturas, bonecas, arte em papel, doces, bordados, customização em jeans, entre várias outras opções que estão expostas na Feira de Artesanato Conquistense (Fearc), durante a Exposição Conquista 2015, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

A Fearc acontece até o dia 29, último dia de Exposição. Além de revelar o talento dos artesãos, a Feira também é uma excelente opção de renda, já que, durante os dez dias de evento, devem circular pelo Parque Teopompo de Almeida cerca de 220 mil pessoas.

“Estamos aqui com 20 artesãos, mas nosso grupo é bem maior. São cerca de 40″, disse a coordenadora da Fearc, Néa Gusmão. Segundo ela, já existe a expectativa para uma nova participação da Feira de Artesanato nos 50 anos da Exposição Conquista, em 2016.

•| Leia a matéria completa »

Nova diretoria da UFBA-Conquista é empossada pelo reitor

posse nova diretoria ufba conquista

A nova diretoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, composta pelo professor Orlando Caires, como diretor, e professor Márcio Vasconcelos, como vice-diretor, foi empossada, na manhã da última sexta-feira (20), pelo atual reitor da UFBA, o professor João Carlos Salles. A cerimônia de posse ocorreu no Auditório do Prédio Administrativo da UFBA-Conquista e contou com a presença de políticos das esferas municipal, estadual e federal, pró-reitores da UFBA, setores da sociedade civil e comunidade acadêmica.

Assim que assinaram o termo de posse, os novos diretores do Campus Anísio Teixeira tiveram a oportunidade de agradecer os votos que receberam e a confiança que fora depositada neles pelos membros da unidade e ainda puderam expor seus desejos e planos para a condução da instituição nos próximos quatro anos.

O primeiro a falar foi o vice-diretor empossado, Márcio Vasconcelos. Já em suas primeiras palavras, Vasconcelos lembrou que uma administração só poderá ter êxito se ela for feita de forma conjunta. Ressaltou, no entanto, que o apoio necessário para se avançar deve vir não só da comunidade interna, mas também dos agentes externos. “É fundamental o continuísmo do apoio direto da Direção Central da UFBA, dos nossos parlamentares das três esferas e do chefe do poder executivo municipal. Somente assim, ampliaremos e qualificaremos cada vez mais nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, extremamente essenciais para o desenvolvimento da nossa região”, pontuou.

•| Leia a matéria completa »

Aluno é flagrado com bebida alcoólica no interior de escola em Vitória da Conquista

ALCOOL NA ESCOLAPoliciais da Ronda Escolar da 77ª CIPM foram solicitados, nesta terça-feira (23), no Colégio Estadual Abdias Menezes, para atender solicitação de ameaça e agressão verbal.

Os funcionários informaram aos militares que o aluno J. P. C. S., 16 anos, era usuário de drogas e estava ameaçando o vigilante e o porteiro da unidade.

Os policiais, na presença da equipe escolar do colégio, abordaram o aluno e encontraram dentro de sua mochila cigarros, isqueiro, uma garrafa de vodka e uma garrafa de whisky.

•| Leia a matéria completa »

33 mil funcionários estaduais recebem abaixo do mínimo

fetrabApós mais uma rodada de negociações sem avanços entre representantes dos servidores estaduais e do Executivo, nesta segunda-feira (23), mais de 33 mil funcionários públicos do Estado continuam recebendo salários abaixo do mínimo, cujo reajuste de 8,8% foi concedido desde janeiro deste ano.

“Há 90 dias, praças da Polícia Militar, técnicos de nível médio e auxiliares recebem R$ 732. É uma situação vexatória e esse grupo acumula uma perda salarial de 63%. O Estado alega uma série de dificuldades, culpa a crise e não dá uma previsão de quando a situação será resolvida. Eles alegam que não terão como repassar o reajuste linear de forma integral”, afirma Marinalva Nunes, coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab).

Segundo Flávio Abreu, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Sindsalba), o funcionalismo público pode entrar com uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), caso as negociações não avancem. “As categorias já conversaram sobre essa questão da Adin contra o Estado como fizemos em 2013 e 2014. Com esses atrasos, o servidor perde metade do seu salário”, argumenta ele.

•| Leia a matéria completa »

Estádio Edvaldo Flores será reinaugurado no sábado

Da Redação

edvaldo flores

O Estádio Edvaldo Flores, em Vitória da Conquista, será reinaugurado no próximo sábado (28), com uma partida festiva com ex-jogadores do município.

Há mais de 2 anos em reforma, o Estádio recebeu grama sintética, pintura em geral, melhoramento na arquibancada, dentre outras intervenções, custando a obra num total de cerca de 2 milhões de reais.

A solenidade será às 10h.

Hemoba de Vitória da Conquista reduz horário de atendimento

Da Redação

doação

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Vitória da Conquista, que funciona no Hospital de Base, está atendendo a população em novo horário.

A Hemoba não informou o motivo da redução. Antes, o funcionamento era realizado de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h; e nas segundas, terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.

Para doar, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar documento original com foto.

Recado do Blog
Parceiros
customisable counter