Editorias
Busca por data
novembro 2014
D S T Q Q S S
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Arquivos

UESB realiza 8ª Copa de Judô

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), por meio do Centro de Extensão e Assuntos Comunitários (Ceac) da Uesb, promove, no dia 29 de novembro, a 8ª Copa de Judô da Uesb.

A atividade, que faz parte do projeto “Judô Uesb para a comunidade”, terá participação dos judocas da Universidade, campus de Vitória da Conquista, do Centro de Extensão e das comunidades dos bairros Urbis VI e Urbis II (Sagrado Coração).

O evento, que é organizado pelos professores Hudson Porto e Robério Andrade, acontecerá no Ginásio de Esportes da Uesb, a partir das 14 horas.
ASCOM UESB

CDL de Vitóra da Conquista elege nova Diretoria

A presidente eleita da CDL, Cláudia Dutra (centro), a vice-presidente eleita Sheyla Andrade e o atual presidente Marcos Alberto

A empresária Cláudia Dutra Melo Pereira, proprietária da Loja Plataforma By Cláudia, foi eleita presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista para o mandato do biênio 2015/2016. Cláudia será a primeira mulher no comando da CDL e vai suceder o Sr. Marcos Alberto de Oliveira das Virgens, proprietário da Mira Modas, presidente da entidade por quase 7 anos.

A votação foi encerrada às 17 horas desta quarta-feira, 26, na sede da CDL, e contou com grande participação dos associados efetivos (com direito a voto).

A chapa eleita “Pela revitalização do Comércio e do Centro Comercial”, única inscrita para o processo eleitoral, é composta por 20 empresários que atuam no comércio varejista na cidade, sendo quatro mulheres e 16 homens.

Para a presidente eleita, que ficou à frente da Associação Comercial e Industrial – ACIVIC por quatro anos, a gestão da CDL é um novo desafio.

“Vamos usar a nossa experiência empresarial, experiência como administradora de outra instituição, bem como, formar parcerias com as outras empreendedoras da linha de frente da nova diretoria e, ainda, a experiência de mais 16 empresários, que reforçam a composição da chapa. Inclusive, temos na composição da nova diretoria, ex-presidentes da instituição que reforçam, ainda mais, a nossa intenção de buscar soluções para os problemas do comércio desta cidade. Desta forma, vamos buscar a revitalização do comércio e do Centro comercial que é a nossa plataforma de trabalho.”

•| Leia a matéria completa »

Jacuipense vence o Vitóra da Conquista e sai na frente na final da Copa Governador

O Vitória da Conquista perdeu a primeira partida da final da Copa Governador do Estado, para a Jacuipense pelo placar de 1×0, gol de Jânio.

Com esse resultado, o time conquistense conquistará o título com uma vitória por qualquer placar no próximo domingo às 16 horas no Estádio Lomanto Júnior.

O ECPP jogou com: Paulo Musse, Edson (Cacá), Sílvio, Jadson e Paulo Vitor. Edimar, Lídio, Júnior Gaúcho e Carlinhos (André Beleza); Rafael da Granja e Brasão. A renda da partida foi de R$ 800,00 para um público de 80 pessoas.
ASCOM ECPP

IFBA campus de Vitória da Conquista comemora 20 anos

IFBA CONQUISTA COMEMORA 20 ANOSA Cerimônia de Abertura das Comemorações dos 20 anos do IFBA aconteceu na noite da última segunda-feira (24) a partir das 18:30h. Estiveram presentes à Comemoração alunos, técnicos administrativos, docentes e funcionários do IFBA.

Compondo a mesa solene estavam presentes o professor doutor Ubirajara Pereira de Brito, o ex prefeito de Vitória da Conquista Murilo Mármore, a Pró Reitora de Extensão da UESB Madalena Souza dos Anjos, o diretor Geral do campus Jaime dos Santos Filho, o diretor de ensino Everard Lucas Silva Cardoso e o diretor administrativo em exercício José Olímpio Ribeiro Neto.

A Cerimônia foi aberta com uma Oração de Ação de Graças proferida pela professora Joanne Ferreira de Oliveira Cordeiro, em seguida o aluno de Engenharia Elétrica Celmário Ribeiro apresentou ao público um levantamento sobre a história do campus.

Os convidados parabenizaram o campus e contaram histórias sobre o processo de fundação, formação da UNED em Vitória da Conquista no período que o IFBA ainda era CEFET ( Centro Federal de Educação Tecnológica), possuindo apenas cursos técnicos. O IFBA ainda homenageou o professor doutor Ubirajara Pereira de Brito, com a entrega de uma placa honrosa em agradecimento aos esforços do professor ao trazer uma unidade do CEFET para Vitória da Conquista, quando esse foi Ministro da Educação no governo Tancredo Neves. “Se na época eu pudesse imaginar que a escola técnica fosse ter a dimensão que tem hoje, inclusive com cursos superiores, teríamos feito um investimento muito maior, inclusive em maiores para o terreno do Instituto”, afirma.

•| Leia a matéria completa »

Campus das Faculdades Santo Agostinho é apresentado à imprensa

faculdades santo agostinhoA estrutura do campus das Faculdades Santo Agostinho em Vitória da Conquista foi apresentada aos principais veículos de comunicação da cidade na noite desta quarta-feira, 26, num coquetel oferecido pela instituição, exclusivamente para a imprensa. Vinte e cinco profissionais de vinte veículos compareceram ao evento.

Na ocasião, jornalistas, radialistas, blogueiros, publishers e fotógrafos foram recepcionados por todos os sócios da faculdade mineira, que falaram do investimento de R$ 20 milhões para trazer a FASAVIC para a cidade, além dos trâmites legais para a criação dos cursos que serão oferecidos.

O diretor geral das FASA, Cristiano Marchi, e o diretor da unidade local, Manuel Augusto Sales, reafirmaram seu contentamento com a receptividade da sociedade e, particularmente, da imprensa, cujos veículos, reconhecendo a importância para a comunidade, divulgaram todas as informações relacionadas às faculdades.

•| Leia a matéria completa »

1ª Igreja Batista celebra o Natal de Vitória da Conquista

1ª IGREJA BATISTA DE CONQUISTANo próximo domingo, dia 30 de novembro, às 19 horas, Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista começa a sua programação de Natal, celebrando o nascimento de Jesus Cristo. No culto, acontece a Clarinada de Natal com o cântico do hino “Noite de Paz” pelos presentes. Em seguida, a cantata “Deus o mundo amou” com o Grupo Alêtheia.

A programação continua no dia 07 de dezembro, as 19 horas, com o conjunto feminino Agnus Dei, apresentando o musical “Cantem Glória!” A participação das crianças acontece no dia 14, as 10:15 horas com o Coral dos Cordeirinhos e as 19 horas com o Coral Filhos do Rei cantando “Alegria, hoje é Natal”.

No dia 21, será a vez do Grupo Novo Canto louvar a Deus com a cantata “Ainda existe esperança”. Na noite do dia 25 de dezembro, as 19:30 horas, a igreja se reúne no culto especial de Natal. Na ocasião, o Coral Filhos de Sião apresenta o musical “Os fiéis cantam o Natal”. No dia 31, o culto começa as 22 horas. O Grupo Homens do Rei faz a parte especial.

A Primeira Igreja Batista Bíblica está localizada na Praça Caixeiros Viajantes, no centro de Vitória da Conquista. Em todas as programações a entrada é franca.

Vitória da Conquista recebe etapa do Campeonato Baiano de Kart

kart em Vitória da COnquistaNos próximos dias 29 e 30 de novembro, Vitória da Conquista vai receber mais uma etapa do Campeonato Baiano de Kart assim como também o Troféu Honda City. Além de competidores da cidade, outros desportistas de Salvador e Jequié também participam da prova, que vale pontuação para a disputa estadual.

No sábado ocorre os treinos de classificação e, no domingo, a corrida que está prevista para começar às 09h. O Kartódromo fica na Urbis VI, próximo do Anel Rodoviário. A realização é da Associação Conquistense de Kart (ACK).

TSE julga improcedente registro candidatura de Herzem Gusmão

foto herzem3O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, noite desta terça-feira (25), o Recurso Ordinário nº 97150 que pedia o deferimento do registro da candidatura a deputado estadual de Herzem Gusmão (PMDB).

O peemedebista, que obteve 40.76, foi vencido por 7 x 0 e deve recorrer ao próprio TSE. Caso seja negado novamente o registro da candidatura, Herzem poderá apelar ao Supremo Tribunal Federal.

Histórico – A coligação Frente Conquista Popular entrou com uma ação, após as eleições de 2012, solicitando a perda dos direitos políticos de Herzem Gusmão por 8 anos acusando-o de ter utilizado o programa Resenha Geral, que apresenta na Rádio Clube, e ter se beneficiado de tal fato.

No julgamento em primeira instância, ou seja, na Justiça Eleitoral em Vitória da Conquista, a juíza extinguiu o processo. Todavia, a coligação, que elegeu o prefeito Guilherme Menezes, recorreu e a decisão foi modificada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), condenando-o a perda dos direitos políticos por 8 anos, ou seja, até 2020.

Simpósio de Jornalismo – Cidade em Debate

Simposio

Próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 9 horas, no Laboratório de Impresso, no campus da Uesb em Vitória da Conquista, acontecerá o I Simpósio Jornalismo – Cidade em Debate, com a presença da arquiteta e urbanista Marcia Cristina Pinheiro e do engenheiro representante do CREA Leandro Ferreira, ambos com vasta experiência na cidade de Vitória da Conquista.

A discussão é parte das atividades de lançamento do jornal Oficina de Notícias, produzido na disciplina Oficina de Jornalismo Impresso II, pelos estudantes do IV semestre, que tem à frente a professora Mary Weinstein, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do coordenador do Colegiado do Curso de Comunicação, Dirceu Góes, também, participa a imprensa local, com Martha Andrade, editora e apresentadora da TV Sudoeste; Mário Bittencourt do Portal Aprochego; Rodrigo Ferraz, do Blog Rodrigo Ferraz; e Rafael Flores, da Revista Gambiarra.

O jornalismo, a sua relação com a cidade e a forma como a prática jornalística se coloca diante dos processos de transformação urbana são discussões pertinentes ao cotidiano do repórter. Dentro da variedade de assuntos propostos à comunicação e ao jornalismo na contemporaneidade, a cidade e suas complexidades, no que se referem à construção do espaço comum e de cada um, tornam-se centrais para o entendimento e o trabalho do próprio campo jornalístico. Assim é que a aproximação entre os dois campos é fundamental.

•| Leia a matéria completa »

Sincomércio de Vitória da Conquista completa 30 anos

SINDCOMÉRCIO CONQUISTAO Sincomérciovc – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista – está completando 30 anos de atividades na cidade. Nesses 30 anos, o Sincomérciovc realizou grandes projetos que, além de beneficiar a classe empresarial, contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Com recursos próprios e com a contribuição de empresários locais, o Sincomérciovc construiu sua sede social, onde, desde 1996, estão instalados o Complexo sócio educacional e o Salão de Eventos.

A construção do Complexo sócio educacional pela Entidade possibilitou a instalação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em Vitória da Conquista. A parceria entre o Sincomérciovc e o Senac, que é o principal agente da educação profissional voltada para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, possibilitou que milhares de pessoas de Conquista e cidades circunvizinhas realizassem cursos profissionalizantes e se preparassem para o mercado de trabalho.

•| Leia a matéria completa »

Crise orçamentária: reitoria da UESB reduz recursos para extensão

ADUSB REDUÇÃO DE VERBA PRA EXTENSÃO

Em uma decisão arbitrária, a reitoria da Uesb por meio do edital 180/14 diminuiu em 46% os recursos para as atividades esporádicas de extensão para 2015. Desse modo, a administração sem discussão com a comunidade acadêmica, definiu os rumos da extensão no ano que vem e se adequou prontamente às reduções orçamentárias impostas pelo governo. A Adusb mais uma vez reivindica transparência e participação da comunidade acadêmica no planejamento orçamentário da Uesb.

Segundo o edital de extensão do ano passado, foram destinados R$ 280 mil para a realização de cursos e eventos. Para 2015, a mesma modalidade terá investimento de apenas R$ 150 mil. Vale ressaltar que além dos parcos recursos, coordenadore(a)s de projetos têm feito diversas denúncias sobre a dificuldade em utilizar verbas já aprovadas, impedindo assim, o bom andamento das atividades.

Para o presidente da Adusb, Marcos Tavares, “a redução no orçamento promovida pelo governo não justifica a política adotada pela reitoria da Uesb de diminuição nas verbas de pesquisa e extensão”. O presidente ressalta ainda que “o orçamento para investimento/manutenção da Uesb sofreu uma redução em 2015 de 12,92% no acumulado quando comparado com o investimento de 2013. Tomando como base o ano de 2014, a redução para 2015 é de 3,93%. Por que suspender edital de pesquisa e reduzir em 46% o recurso financeiro da extensão?”. Desse modo, torna-se urgente a discussão sobre orçamento na Uesb e a defesa intransigente do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Participação e transparência orçamentária
Durante a reunião realizada entre Adusb e reitoria, no dia 6 de novembro, o sindicato voltou a cobrar a implantação do orçamento participativo na Uesb. O objetivo é que o planejamento para a gestão dos recursos seja construído coletivamente pela comunidade acadêmica. A Adusb também se manifestou como contrária à proposta do Comitê de Pesquisa de suspender o edital de pesquisa para 2015. •| Leia a matéria completa »

Setre e OIT fazem apresentação e abordagem sobre o Projeto Ação Integrada em Anagé

AÇÃO INTEGRADA EM ANAGÉ 02O Projeto Ação Integrada, criado pelo Estado do Mato Grosso, e que está sendo replicado, na Bahia, foi apresentado, nesta semana, aos gestores públicos e aos trabalhadores do município de Anagé, em ação realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a chancela da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Durante dois dias (segunda,17 e terça,18) o encontro reuniu a prefeita Andrea Oliveira e alguns secretários municipais; representantes do Comando da Policia Militar, Policia Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, entre outras entidades.

Abordagem- A apresentação do PAI-Bahia (como o Projeto Ação Integrada está sendo denominado) começou com uma apresentação da Agenda Bahia do Trabalho Decente e o conceito de trabalho escravo, pela Coordenadora de Relações do Trabalho da Setre, Jessevanda Galvino; enquanto Antonio Melo, representante da OIT, fez a apresentação oficial do projeto.

•| Leia a matéria completa »

Cidades do Sudoeste recebem Salas da Cidadania disponibilizadas pelo Incra

baixa 1A superintendência regional do Incra, na Bahia, capacita 25 servidores públicos de 12 municípios baianos para atuar com os serviços da Sala da Cidadania. O curso que teve início na manhã desta segunda-feira (24) vai até próxima sexta-feira (29), e acontece na sede do Instituto, em Salvador.

A partir do dia 01 de dezembro os municípios de Barra, Guanambi, Ibirapitanga, Varzêdo, Presidente Tancredo Neves, Antonio Cardoso, Aporá, Itambé, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitoriano, Jussari e Lagedo do Tabocal, estarão aptos a oferecer os benefícios que até então eram prestados apenas pelo Incra.

O Superintendente Regional do Incra/BA, Gugé Fernandes, esteve na abertura do evento e disse que esse é o primeiro de muitos treinamentos a serem realizados pelo Instituto. “A iniciativa visa aproximar governo e beneficiários, ampliando as ações tanto para proprietários rurais quanto para as famílias assentadas”, destaca.

Territórios de Identidade
Os municípios contemplados estão em 10 territórios de identidade. Barra, que receberá uma das Salas da Cidadania, fica no Velho Chico. Já as cidades de Guanambi e Nossa Senhora do Livramento, no Sertão Produtivo. •| Leia a matéria completa »

Show “A Maravilhosa Música do Cinema” em Vitória da Conquista

Panfleto CATHALA- showNa próxima quinta-feira (27/11) a partir das 19:00h o Centro de Convenções Divaldo Franco em Vitória da Conquista, será palco do show “A Maravilhosa Música do Cinema”, promovido pelo Cathalá Instituto de Música.

Em sua terceira edição, o evento objetiva proporcionar momentos de muita emoção através das apresentações movidas pelo sentimento de paixão que os alunos têm pela música.

O show será marcado por momentos de grandes recordações musicais, onde cerca de 120 alunos (crianças, jovens e adultos) irão tocar e cantar as trilhas sonoras dos filmes mais marcantes da sétima arte.

•| Leia a matéria completa »

UESB irá receber Prêmio Nacional de Direitos Humano

Desde outubro de 2011, o Centro de Referência em Direitos Humanos da Uesb (CRDH) desenvolve ações voltadas para a promoção da cidadania na região Sudoeste da Bahia, em todo o território de abrangência da Universidade.

Além dos resultados efetivados na vida de milhares de pessoas, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido veio por meio de duas indicações para o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em 2012 e em 2013, e neste ano, não apenas indicada, a Uesb irá receber o Prêmio concedido pela Presidência da República, no próximo dia 10, em Brasília.

O Prêmio Nacional de Direitos Humanos é a maior condecoração do governo brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de promoção e defesa dos direitos humanos. Em solenidade comemorativa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a premiação consistirá na concessão de diploma e obra de arte entregues a 20 iniciativas que se destacaram no período de 2011 a 2014.

Centro de Referência em Direitos Humanos
Em três anos de existência, com sede na cidade de Jequié, o CRDH tem contribuído para o enfrentamento e superação da discriminação e violência contra a pessoa, reforçando o fortalecimento da rede de atendimento, em um esforço comum para prevenir, atender e erradicar todas as formas de violação dos direitos humanos. Com a proposta de acompanhar tais questões em suas diferentes ordens, atendendo à população vítima de preconceito, discriminação, intolerância, desrespeito, abusos e maus tratos, negligência e abandono, o Centro é mantido pela Uesb, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Jequié.

•| Leia a matéria completa »

CDL divulga horário de funcionamento do Comércio no mês de Dezembro de 2014

horário_dezembro_2014

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Vitória da Conquista divulgou o horário especial de funcionamento do comércio no mês de dezembro, em virtude dos festejos natalinos que elevam consideravelmente as vendas na cidade.

Na primeira semana, as lojas funcionarão em horário normal. A partir do dia 08 de dezembro, às lojas vão abrir às 08h e fecharão às 19h. Entre os dias 15 e 19 o comércio ficará aberto das 08h às 20h. Nos dias 22 e 23 as lojas abrem das 08h às 21h.

Segundo a CDL “são 35 horas extras trabalhadas durante o mês de dezembro, a serem pagas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, mais uma folga do domingo (21/12) trabalhado que será concedida na primeira semana após o domingo trabalhado”.

Recado do Blog
Parceiros
customisable counter