Editorias
Busca por data
julho 2014
D S T Q Q S S
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Arquivos

“Eu quero ir para a toca dos leões”, diz Eliana Calmon

Eliana (1)Em encontro com a comunidade e lideranças do bairro de Vila Canária, na noite desta terça-feira (29), a candidata ao Senado Federal pelo PSB, Eliana Calmon, reafirmou sua intenção de trabalhar para moralizar as ações dos políticos brasileiros.

“Eu quer ir pra toca dos leões. É ali que eu quero pegar eles”, disse Calmon, ao explicar aos moradores de Vila Canária, subúrbio de Salvador, que pretende denunciar os atos imorais de certos políticos que compõem o Poder Legislativo brasileiro. “Para fazer a democracia é preciso viver a política. Por isso que resolvi me candidatar ao Senado pela Bahia. Quero denunciar os atos praticados por eles e que envergonham e revoltam os brasileiros”, enfatizou.

Eliana Calmon esteve em Vila Canária em companha dos candidatos a deputado federal, Bebeto, e a deputada federal, Fabiola Mansur. Calmon achou o encontro “importante para estreitar os laços com a comunidade do bairro e saber de perto quais as necessidades dessas pessoas”, disse.

Após apresentar sua trajetória profissional e seus projetos para o Senado Federal, Eliana Calmon atendeu ao pedido de muitos dos presentes e posou para fotos. “Vou postar a foto com minha senadora no Facebook”, disse uma das presentes. Antes de seguir para Nova Canária, Calmon esteve na sede da Acdemia de Letras da Bahia (ALB), no bairro de Nazaré, onde acompanhou parte do encontro dos candidatos ao governo baiano.

INTOLERÂNCIA OU IRRACIONALIDADE?

Por Ubaldino Figueiredo

imagesNesse último final de semana, no jogo CONRINTHIANS X PALMEIRAS, torcedores depredaram setores do estádio Itaquerão, quebraram cadeiras e outros equipamentos. Durante a Copa do Mundo, não vimos nenhum ato de violência desse porte, a não serem, atos isolados que não chegaram a tal monta, como o caso daqueles Chilenos, sem ingressos, forçaram a entrada no estádio, quebrando o espaço destinado à imprensa.

Esses atos de violência, segundo estudos realizados por pesquisadores de várias universidades brasileiras, têm uma de suas origens dentro de campo, onde alguns jogadores, tecnicamente fracos e desprovidos de senso esportivo, partem para a violência a fim de barrar adversários tecnicamente dotados de capacidade de proporcionar espetáculo de futebol, que é a essência deste esporte.

Não bastam os atos de violência, alguns com morte, verificados no ano passado, onde mais de 30 torcedores perderam a vida, em conseqüência de atos selvagens cometidos por vândalos que se aproveitam da multidão, em muitos casos, para extravasar seus instintos animais, e outros movidos pela ira, cometem desatinos que tiram vidas, como foi o caso daquele torcedor do Atlético-PR que atirou em uma garota de 14 anos, após seu time perder o título da Copa do Brasil para o Flamengo.

No ano passado vários episódios que marcaram e mancharam nosso futebol, tais como, os ocorridos nos jogos: ATLÉTICO-PR X VASCO DA GAMA, inclusive o time paranaense sendo punido, no último final de semana; VASCO X CORINTHIANS; ATLÉTICO-PR X CORITIBA; GOIÁS X SÃO PAULO; SÃO PAULO X CORINTHIANS e, para não deixar de ser noticia internacional, torcedores do CORTINTHIANS, na estréia do time na Copa Libertadores, soltou um sinalizador que acertou o olho de um garoto boliviano, o qual veio a óbito. Nossas autoridades devem buscar meios capazes de conter, principalmente, essas torcidas organizadas, e aplicar punições mais severas, a fim de inibir os instintos selvagens dos vândalos.

Rui vai matricular 150 mil pessoas em cursos profissionalizantes

CEntre 2008 a 2013, o governo da Bahia investiu mais de R$ 173,5 milhões e conseguiu elevar em 1.629% o número de matrículas em cursos profissionalizantes. No primeiro semestre deste ano, 70.754 alunos foram matriculados, enquanto ao final do governo de Paulo Souto (2006) esse número não ultrapassava cinco mil.

“Quando eu era adolescente, os jovens baianos tinham que vir pra Salvador para se preparar profissionalmente”. lembrou Rui Costa, candidato ao governo do estado pela coligação Pra Bahia Mudar Mais.

Hoje, a Bahia tem 25 campi federais, três núcleos do instituto federal, além de 68 centros estaduais de educação profissional, atingindo 123 municípios. “Wagner elevou a Bahia à condição de exemplo para o país, construindo a segunda maior rede de educação profissional do Brasil”. Para exemplificar, o candidato ao governo do estado pela chapa governista lembrou que em 2006 a Bahia tinha apenas 34 escolas de educação profissional.

Para avançar no horizonte e dar maiores perspectivas de futuro para os jovens baianos, Rui pretende dobrar o número de matrículas no sistema de ensino profissionalizante do Estado, chegando a 150 mil vagas. Para isso, conta com apoio da presidente Dilma, que recentemente anunciou mais 12 milhões de vagas no Pronatec.

•| Leia a matéria completa »

Campanha Saúde na Estrada leva vacinas e exames gratuitos a posto de Vitória da Conquista

Uma completa estrutura de atendimento voltada ao público da estradaContribuir para o bem-estar e a saúde dos motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias do país. Este é o principal objetivo da Campanha Saúde na Estrada, realizada anualmente pela Ipiranga nos Postos Rodo Rede, estabelecimentos especializados no atendimento ao público da estrada, com serviços especiais para o caminhoneiro.

Em 2014, a iniciativa completa sete anos e passará por 100 postos em diferentes estados e regiões do país, oferecendo, gratuitamente, exames como teste de glicemia, pressão arterial, acuidade visual, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e vacinas. A previsão é que 50 mil motoristas sejam atendidos pelo projeto ao longo do ano.

No próximo dia 06 agosto de 2014, a campanha chega ao Posto São Marcos, na cidade de Vitória da Conquista. Além de Santa Catarina, o Saúde na Estrada percorrerá ainda os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

“O principal público desta campanha é o caminhoneiro. Em geral, eles têm pouco tempo, às vezes quase nenhum, para cuidar da saúde. No entanto, é uma profissão que demanda atenção e cuidados tanto pelo estresse e pela rotina pesada que enfrentam diariamente como também pelo sedentarismo, já que poucos se exercitam ao longo do dia”, afirma Flávio Dantas, diretor comercial da Ipiranga, que acrescenta. “Queremos motivar os caminhoneiros a estarem em dia com a saúde e a cuidarem melhor do corpo. Isso se reflete no bem-estar deles e também da família, que fica mais tranquila ao saber que, mesmo com as viagens constantes, eles estão se cuidando.”

•| Leia a matéria completa »

Paulo Souto propõe criação de memorial a João Ubaldo em encontro na ALB

29_07_14_Paulo Souto_Debate ALB_foto Valter Pontes_Coperphoto13O candidato ao governo, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, propôs a criação de um memorial para homenagear o falecido escritor João Ubaldo Ribeiro, autor de “Viva o Povo Brasileiro”, em encontro promovido pela Academia de Letras da Bahia (ALB), para discutir políticas culturais, na noite desta terça-feira (29). Na segunda parte do evento, intitulada “Patrimônio, Memória e Contemporaneidade”, Souto defendeu ações para conservar o Centro Histórico de Salvador.

“A preservação do Pelourinho deve ser uma prioridade de todo governante da Bahia, por se tratar de um patrimônio da humanidade”, afirmou. Souto, que acompanhou a dificuldade de recuperar o Centro Histórico com recursos próprios, na gestão do então governador Antonio Carlos Magalhães, lamentou o estado atual daquela localidade. Ele observou a necessidade de se oferecer mais segurança para que turistas e baianos possam frequentar a área.

Souto também destacou a importância de concluir o projeto da sétima etapa da requalificação e executar a restauração dos largos do Pelourinho, além de adequar os casarões para residência estudantil. Caso eleito, o democrata anunciou que irá apoiar o prefeito ACM Neto no projeto do frontispício entre as ladeiras da Montanha e da Preguiça.

O candidato oposicionista ao governo disse ainda que vai se esforçar para estender o programa Monumenta, do governo federal, a todo o interior baiano. Ele citou como exemplos de patrimônios que precisam de intervenção a casa do Barão de Caetité e o Convento Franciscano de Cairu.

•| Leia a matéria completa »

Nota de Falecimento

É com pesar que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia informa o falecimento do servidor Ricardo Miranda Braga, que trabalhava na Gerência de Recursos Humanos (GRH), campus de Vitória da Conquista.

O servidor, que pertencia ao quadro efetivo da Uesb há oito anos e desde setembro de 2013 respondia pela Assessoria Técnica de Recursos Humanos (Astec), faleceu às 5 horas da manhã desta quarta-feira, 30.

A Uesb manifesta sua solidariedade a todos os familiares e amigos do servidor. Por meio da Portaria 1301/14, foi decretado luto oficial por três dias nos três campi da Universidade, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no campus de Vitória da Conquista nesta quarta-feira. O velório acontece na Capela do São Vicente e o sepultamento será realizado às 17 horas, no Cemitério da Saudade, em Conquista.
ASCOM UESB

Sisutec: Matrícula dos selecionados começa nesta quarta (30)

sisu
Os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir desta quarta-feira (30). O prazo segue até sexta-feira (1º). Confira a lista dos candidatos aprovados.

O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.

A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas on-line para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). •| Leia a matéria completa »

SUS vai vacinar crianças contra hepatite A

ministroO Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste mês. O público-alvo, de acordo com o ministro Arthur Chioro, são crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta é imunizar 95% deste público em um ano, cerca de 3 milhões de crianças. Com a inclusão da vacina, o objetivo é prevenir e controlar a hepatite A gradativamente.

O ministério investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano. Para o início da vacinação, já foram distribuídas 1,2 milhão de doses para os estados e municípios. O restante será distribuído gradualmente entre os meses de agosto e setembro.

Este mês, a vacina contra a hepatite A já está disponível nas unidades de saúde de 11 estados – Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, segundo o ministério. •| Leia a matéria completa »

Prefeito atingido por quatro tiros em atentado morre em Itagimirim, na BA.

1Atingido por quatro tiros durante atentado, o prefeito do município de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu no final da noite desta terça-feira (29). A informação foi passada ao G1 por Mário Gontijo, secretário de saúde de Eunápolis, município onde a vítima foi hospitalizada.

“Ele faleceu às 23h10. Foi mobilizado todo o aparato, mas ele acabou não resistindo. Ele perdeu muito sangue e a pressão baixou muito”, relatou o Gontijo. Conforme o secretário, o prefeito foi atingido por tiros no tórax, pulmão e abdômen.  A vítima faleceu quando a cirurgia no abdômen estava sendo encerrada.

Atentado

O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi baleado em uma praça localizada no centro da cidade, na noite desta terça-feira (29). Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima.

O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, e passou por uma cirurgia chamada laparotomia exploratória. Uma UTI aérea foi disponibilizada para transferência do prefeito para Salvador, mas a aeronave não pôde pousar por conta do tempo chuvoso na capital baiana. Reilson Lima seria levado para o Hospital do Subúrbio, informou Gontijo.

G1

 

Lídice obtém na Justiça vitória contra difamação anônima no facebook

Lidice da MataO Tribunal Regional Eleitoral deferiu liminarmente representação da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia pela retirada de propaganda negativa e injuriosa veiculado no facebook contra a candidata ao governo do Estado da Bahia, senadora Lídice da Mata.

Em decisão monocrática proferida neste sábado, 26, o juiz Salomão Viana determinou a suspensão da exibição ofensiva, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A decisão já foi acatada.

A Justiça determinou ainda que o facebook forneça, “no mesmo prazo de 24 horas, todas as informações que dispuser a respeito da(s) pessoa(s) responsável (is) pela criação e pela manutenção do perfil hostilizado e a respeito de todos os equipamento (s) utilizado(s) para a criação e a manutenção do aludido perfil, em especial o(s) correspondente(s) “IPs” (Internet Protocol ou Protocolo da Internet).”

Em seu despacho, o juiz Salomão Viana reconhece que a página criada na rede social tem forte potencial para configurar propaganda eleitoral negativa, de caráter lesivo da imagem da candidata representante. “Efetivamente, atribuir a quem quer que seja a pecha de ‘traidora’ desborda os limites da razoabilidade e da mera crítica política para constituir – tudo está a indicar – ofensa à honra e à imagem da candidata junto ao eleitorado que acessa ou pode vir a acessar tal conteúdo, seja de forma direta, mediante a visita à página, seja de forma indireta, por meio da visualização, em páginas de terceiros que efetivamente tenham acessado o perfil hostilizado”, diz trecho do documento.

•| Leia a matéria completa »

Baianos aguardam até 4 meses por perícia médica feita pela Previdência

Os baianos estão tendo que esperar até quatro meses para poder realizar uma perícia médica e conseguir um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Tribuna tentou fazer o agendamento e em consulta feita na manhã de ontem no site do Ministério da Previdência, a data mais próxima disponível para perícia era 17 de novembro, na agência da previdência social em Brotas.

A funcionária pública, Nilza Souza, assumiu a responsabilidade de cuidar do sobrinho que possui deficiência mental, e há três meses tenta fazer a marcação da pericia médica, com a esperança de conseguir um auxílio financeiro. “Ele passa por tratamento particular da doença, mas com a dificuldade que estamos tendo, fica complicado. Hoje vim aqui, tentar fazer a marcação da pericia, há três meses tento e ainda não consegui,” conta.

A doméstica Kátia Dantas passa por um problema parecido. Há quatro meses ela tenta o atendimento médico para o marido, que sofre de esquizofrenia, na manhã dessa segunda-feira (28/7), ela finalmente conseguiu que ele passasse pela perícia. “Ele sofre de esquizofrenia, tem convulsões, sai pela rua, tem crises, pega as facas em casa e tenta me matar, mas tudo isso é por causa da doença, por que ele é uma pessoa boa,” relata à doméstica.

Segundo Dantas, todo o processo já passa dos três anos. “Já tem três anos que estamos tentando esse benefício. Junto com as negativas e o tempo de espera, já se passou todos esses anos. Ele não trabalha, eu sou doméstica, precisamos desse dinheiro pra comprar remédios, comida, para sobreviver,” diz emocionada.

•| Leia a matéria completa »

Paulo Souto recebe título de cidadão de Gandu

28_07_14_Paulo Souto_Titulo Gandu_foto Valter Pontes_Coperphoto10O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, é o mais novo ganduense. Na manhã desta segunda-feira (28), ele foi homenageado com o título de cidadão de Gandu. A iniciativa partiu dos vereadores Uziel Barreto, Gilvanil Lima, Josuel da Bela Vista, Jailton Santos, Júnior Umburana e Gil Calheira, sendo aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

Na solenidade de concessão da honraria, o presidente da Câmara, Uziel Barreto, destacou as qualidades de Paulo Souto, “homem público idôneo, competente, honesto e trabalhador, que, nas duas vezes à frente do governo, muito fez pela região de Gandu”. Paulo Souto, por sua vez, agradeceu a homenagem, garantindo que, no caso de eleito, não vai lhe faltar determinação e coragem de trabalhar muito pela Bahia.

Na mesma sessão, o candidato a senador, Geddel Vieira Lima, o presidente do Democratas, José Carlos Aleluia, e o deputado estadual Sandro Régis foram homenageados com moção de aplausos, pelo posição política sempre em defesa dos interesses da Bahia. O candidato a deputado estadual Heraldo Rocha também esteve em Gandu, acompanhando as homenagens.

Nota de pesar pelo falecimento do professor André Luiz

A Diretoria Regional de Educação (Direc-20), neste momento de dor, se solidariza com parentes e amigos manifestando seu mais profundo pesar pelo falecimento do professor André Luiz Oliveira Silva. André morreu nesse domingo (27/07) no apartamento onde morava no Bairro Candeias aqui em Vitória da Conquista. Ele atuava como professor de contabilidade no Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP. O velório está sendo realizado na Capelinha do São Vicente.
ASCOM DIREC 20

Rui desafia oposição a mostrar quem fez mais pela Bahia

rui costa comícioOito mil pessoas participaram do comício da Coligação Pra Bahia Mudar Mais, na noite de domingo (27), em Lapão, com as presenças de Rui Costa (governador), João Leão (vice), Otto (senador), do governador Jaques Wagner e do senador Walter Pinheiro (PT).

No final de semana, a Caravana 13 visitou a região Oeste, nos municípios de Barreiras, São Desidério e Catolândia. Na região de Irecê passou por oito cidades (Irecê, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Jussara e Lapão).

“Estou muito emocionado pelo carinho recebido por onde passamos. Esses dias ficarão na minha memória e no meu coração”, disse Rui, retribuindo para as pessoas que lotavam a praça de Lapão o carinho pela acolhida.

Rememorando os investimentos do governo Jaques Wagner na região, o candidato petista ao governo do estado, novamente, desafiou a oposição a apresentar os projetos desenvolvidos no estado para promover o desenvolvimento no interior e melhorar as condições de vida da população. “Para comparar o povo da Região de Irecê não vai ter dificuldade. É só lembrar como estava a estrada até Salvador e ver como está agora”, provocou (referindo-se à Estrada do Feijão). “Garanto que faremos muito mais. Teremos aqui Universidade Federal, aeroporto operando com vôos regulares, tratamento de alta complexidade no hospital”, afirmou.

Rui reforçou as propostas elencadas em seu Programa de Governo Participativo e falou do investimento de R$ 182 milhões feitos por Wagner na Adutora do Rio São Francisco, garantindo o abastecimento de água em 16 municípios do Território de de Identidade de Irecê para beneficiar 330 mil pessoas. A recuperação e pavimentação de 30 quilômetros da BA-148 demandou aplicação de R$ 13.384 milhões através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba).

•| Leia a matéria completa »

Paulo Gabiru prepara álbum comemorativo

Paulo Gabiru (3)-1O músico paulista e radicado na Bahia, Paulo Gabiru, está em pleno processo de produção do seu mais novo álbum, “E o Jogo Continua”. Reconhecido como cantador do São Francisco, o artista se lança em uma nova empreitada que traz canções autorais e algumas parcerias.

O artista, que acabou de completar 70 anos, continua a compor, realizar shows e se reinventar. Quem acompanha o processo de produção do CD está encantado com suas novas criações.

O novo trabalho também marca os 50 anos de carreira desse paulista que foi seduzido, muito jovem, pela região do rio São Francisco, espaço que escolheu como morada e tema do seu trabalho musical. Residindo na cidade da Lapa, Gabiru diz que a riqueza cultural e geográfica, por um lado, e os graves problemas e descasos do Estado, por outro, o motivaram a assumir, ainda que artisticamente, a causa do rio.

Sem deixar de lado seu tema habitual, o artista se lança agora em novas paragens musicais. Ainda sem definição, Gabiru promete que o que vem por aí pode parecer novidade, mas são ideias que o acompanham há algum tempo. Ao longo da carreira tocou e cantou em bandas que executavam repertórios bastante ecléticos, indo do rock ao reggae, e que influenciaram o músico. Ele explica que esses ritmos e temáticas sempre o acompanharam de forma latente e agora vêm à tona num trabalho totalmente diferente do que já fez.

Nessa nova fase, o artista não está sozinho. Nomes como André Marques, Alisson Menezes e Ronaldo Maciel figuram entre os compositores parceiros. Completam a equipe músicos como João Omar, Horton Macedo e Luciano PP. As gravações acontecem em Vitória da Conquista no Stúdio No Ar, sob a direção musical de Cleriston Cavalcante. Das treze canções que compõem o álbum, Gabiru destaca a música “Fim da Picada”, composta no calor das manifestações que varreram o país em 2013. “Aquela efervescência toda denunciava um fim da picada mesmo”, detalha.

•| Leia a matéria completa »

UESB: Proex em parceria com o Presídio Nilton Gonçalves

Um dos objetivos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Uesb é fortalecer a relação da Universidade com a sociedade, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento regional. Nesse sentido, o setor vem desenvolvendo diversas ações voltadas, especialmente, para os problemas socioeconômicos mais urgentes.

Com esse intuito, a Pró-reitora, Maria Madalena Neta, participou, na manhã desta sexta, 25, de uma reunião com a direção do Presídio Advogado Nilton Gonlçaves, na cidade de Vitória da Conquista. Na oportunidade, a Pró-reitora apresentou um Projeto com propostas de ações e atividades de Direitos Humanos, Saúde e Educação, para serem executadas pela Universidade dentro da Instituição carcerária.

De acordo com a Pró-reitora, a ideia é oferecer aos internos do Presídio serviços que possam contribuir para o resgate da cidadania, garantindo a eles os direitos que possuem. “Com esse projeto, pretendemos ampliar a presença da Universidade na comunidade externa e dar condições para que os reclusos tenham acesso a direitos básicos como saúde, justiça e educação”, explica Neta.

Além da Pró-reitora, participaram da reunião a equipe multidisciplinar do Balcão da Justiça e Cidania, e as coordenações do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e do Programa UniverCidades, que serão os responsáveis pela realização das ações dentro do Presídio. Por meio deles, os diversos atores que atuam no cenário universitário estarão envolvidos no Projeto, ou seja, professores, técnicos e alunos, vinculados a esses programas.

•| Leia a matéria completa »

Recado do Blog
Parceiros
customisable counter