Editorias
Busca por data
outubro 2014
D S T Q Q S S
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Arquivos

Inscrições para a Corrida da Cidade 2014 já estão abertas

CORRIDA-DA-CIDADE-560x399Novembro é o mês do aniversário de Vitória da Conquista e, como parte da programação, será realizada, no dia 9 de novembro, a tradicional Corrida da Cidade – competição esportiva promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A corrida tem como objetivo inserir novos atletas no cenário esportivo e promover o intercâmbio entre esportistas profissionais de renome na região.

As inscrições para participar da Corrida da Cidade podem ser feitas gratuitamente, a partir da data de publicação do edital até o dia 6 de novembro, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 h e das 14h às 18h. No ato de inscrição, os interessados devem estar munidos da ficha de inscrição e dos documentos solicitados no Edital nº 06/2014. Poderão se inscrever atletas amadores e profissionais nas categorias masculina e feminina, a partir de 15 anos, residentes e domiciliados em Vitória da Conquista ou em qualquer município da região sudoeste da Bahia.

A inscrição e a participação de atletas menores de 18 anos de idade só serão permitidas mediante a apresentação de autorização expressa emitida pelo pai ou responsável direto indicado pelo candidato no ato da inscrição.
ASCOM PMVC

Paulo Azi visita Vitória da Conquista e lamenta situação do Ceasa da Juracy Magalhães

Paulo Azi Diêgo Gomes Álvaro Pithon e Arlindo RebouçasEm campanha para deputado federal Paulo Azi (DEM) participou de diversas atividades em Vitória da Conquista ao lado dos vereadores Arlindo Rebouças (PROS), Álvaro Pithon (DEM) e do vice-presidente do Democratas, Diêgo Gomes.

Em visita à Ceasa da Juracy Magalhães, Paulo Azi lamentou a infraestrutura do local e disse que vai lutar junto com Paulo Souto para beneficiar os comerciantes atacadistas e consumidores.

“O que a gente observa em Conquista é que o PT esqueceu a cidade. Tem as três esferas de governo e há anos, segundo os próprios comerciantes, esse Ceasa continua a mesma coisa e os governantes só prometendo melhorias. Vamos lutar com Paulo Souto para sair das promessas e fazer obras”, disse Azi.

Por sua vez o vereador Arlindo Rebouças disse é preciso mudar o governador para que a cidade seja vista com outros olhos. “Não é possível que toda eleição eles prometem, prometem e o Ceasa continua como está. Os comerciantes é que pagam segurança e que muitas vezes promovem melhorias no local já que o poder público abandonou esse entreposto comercial”, lamentou Rebouças.

Já Álvaro Pithon, que também acompanhou Paulo Azi em uma reunião com trabalhadores da indústria de metal, disse que o futuro deputado federal já mostrou ter compromisso com Conquista. “Paulo Azi já firmou compromisso conosco que vai colocar seu mandato a disposição de Vitória da Conquista e, tanto eu como Arlindo e outras lideranças, vamos cobrar de seu mandato benefícios e obras para nossa terra”, afirmou Pithon.

Segundo dia de greve fecha 94% das agências da região

herzem-urna2Na base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região o número de agências fechadas subiu de 57, no primeiro dia de greve, para 72 no segundo, indo para 94% de adesão. Além de Conquista, cidades da região como Candido Sales, Livramento e Paramirim estão com 100% de paralisação nos bancos. Em toda a Bahia foram 820 unidades fechadas.

No primeiro dia da greve nacional da categoria, pelo menos 6.572 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal não realizaram atividades internas. São 427 unidades a mais que no primeiro dia da greve do ano passado (6.145), um crescimento de 6,95%.

A greve por tempo indeterminado foi declarada nas assembleias realizadas em todo o país na última segunda-feira, 29, após recusarem a proposta dos bancos de reajuste salarial de 7,35%, o que representa apenas 0,94% de aumento real ao se descontar a inflação do período, contra os 12,5% exigidos pela categoria. A greve é uma resposta à forma desrespeitosa que os bancos vêm tratando os seus trabalhadores.
ASCOM BANCÁRIOS

Lídice acusa PT e DEM de trocar debate sobre propostas por “picuinhas”

Lidice no debate da TV Bahia (800x533)A candidata do PSB a governadora da Bahia, Lídice da Mata, voltou a criticar seus adversários Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) por evitarem a discussão de propostas objetivas para solucionar os graves problemas enfrentados pela população nas áreas de segurança, saúde e educação.
“Eles usam o tempo para brigar entre si, como se essas picuinhas interessassem ao povo baiano”, disse, durante o debate entre os candidatos na TV Bahia, que acabou na madrugada desta quarta-feira (1º).

Em suas intervenções no debate, Lídice deu ênfase à apresentação de pontos do seu programa de governo, como a aceleração dos investimentos em infraestrutura e transporte, para facilitar a atração de indústrias para o interior do Estado, gerando emprego e renda nas diversas regiões da Bahia.

Ela assegurou que, em parceria com a presidente Marina Silva, irá destravar as obras de infraestrutura em transporte na Bahia incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que sofrem com longos atrasos na execução, citando a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (IOL) e o Porto Sul, que estavam previstos para ficarem prontos em 2011.

“Queremos que o governo federal, na gestão de Marina Silva, contribuía efetivamente para o desenvolvimento da Bahia. Marina, quando esteve na Bahia, assumiu comigo o compromisso de adiantar as obras que estão em andamento, incluídas no PAC”, disse, citando ainda a ferrovia ligando o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu, a hidrovia do Rio São Francisco, a duplicação das rodovias BR-101 e BR-415 e os novos aeroportos de Ilhéus e Vitória da Conquista.

No debate, a candidata disse ainda que captará recursos para outras obras, como a ampliação do número de faixas da Rodovia BR-324 no trecho entre Salvador e Feira de Santana e a construção de novas ferrovias, como a Belo Horizonte-Salvador, passando por Feira de Santana, e a Transnordestina, ligando Juazeiro a Feira de Santana.

•| Leia a matéria completa »

Rui e Dilma recebem apoio de segmentos culturais

rui culturaO Teatro Vila Velha, em Salvador, palco de longa tradição de resistência e de debates políticos e culturais abrigou, na noite da última terça-feira (30), um evento dos mais especiais: com uma discussão sobre políticas culturais, um numeroso grupo de artistas, agentes de cultura e intelectuais deu seu apoio às candidaturas de Rui Costa para governador e de Dilma Rousseff à reeleição para presidente, num evento que reuniu cerca de 500 pessoas.

Nesta reta final da campanha, a candidatura de Rui já recebeu o reforço do apoio de importantes segmentos, a exemplo de entidades que defendem o direito à moradia, da maioria dos grupos do movimento negro, de importantes setores ligados à saúde, à Educação e, agora, do setor cultural.

O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, um dos oradores da noite, falou sobre os avanços da área durante os governos Lula e Dilma, relacionando itens como a inclusão dos pólos culturais indígenas e dos quilombolas como um exemplo da mudança que se registrou na própria forma de tratar o segmento, com uma visão mais ampla e democrática.

Em relação à Bahia, vários oradores destacaram o fato de o Estado ter se tornado, durante o governo Wagner, uma referência no processo de organização da cultura, que passou a ser tratada também do ponto de vista antropológico e social, não somente da manifestação artística e do patrimônio.

Durante o evento, além dos vários oradores que defenderam o posicionamento político do setor na defesa das candidaturas de Rui e de Dilma, também houve intervenções da plateia e a apresentação de grupos e cantores. Um dos momentos mais marcantes foi quando um grupo de jovens negros, formados na oficina do Bando de Teatro Olodum, subiu ao palco para fazer uma apresentação em defesa de uma política de financiamento da cultura negra. Também estiveram presentes, entre outros, Edmilson Souza, secretário nacional de Cultura do PT, Albino Rubim, secretário de Cultura do Estado e ex-presidente do Conselho de Cultura, parlamentares e candidatos que são vinculados ao setor cultural.

UESB: Inscrições abertas para Mestrado em Relações Étnicas

O Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade abre seleção para nova turma de mestrado, no campus de Jequié, com oferta de 15 vagas. Com área de concentração em “Relações Étnicas, Gênero e Sociedade”, o curso possui duas linhas de pesquisa: “Etnicidade, Memória e Educação” e “Etnias, Gênero e Diversidade Sexual”.

Os interessados podem se inscrever no período de 1º a 25 de outubro, na página do Programa. Para participar, é preciso que o candidato seja diplomado em cursos de graduação plena. A seleção acontece em quatro etapas eliminatórias: análise e homologação das inscrições, prova escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista.

Todas as informações do processo de seleção podem ser conferidas no Edital 159/14 ou no site do Mestrado. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Programa pelo telefone (73) 3526-2669 ou pelo e-mail ppgrec@uesb.edu.br.
ASCOM UESB

Paulo Souto: “Além de desvios, governo do PT deixou de usar R$ 481 milhões no combate à pobreza”

30_09_14_Paulo Souto_Debate TV Bahia_foto Valter Pontes_Coperphoto5“Esse governo, que se diz defensor dos pobres, em 2013 deixou intocado R$ 481 milhões do Fundo de Combate à Pobreza”, acusou o candidato a governador Paulo Souto, durante o debate da TV Bahia, nesta sexta-feira (30), ressaltando a falta de compromisso da atual administração petista com o povo baiano.

O candidato da coligação “Unidos pela Bahia” lamentou que uma das promessas mais alardeadas pelo governo do PT, o de combate à pobreza na Bahia, só virou notícia quando relacionado ao escândalo de desvio de verbas pelo Instituto Brasil.

Souto também citou a queda nos índices relacionados aos três principais serviços públicos: educação, segurança pública e saúde. “Todos os índices pioraram. Acho que a única pessoa dos 15 milhões de baianos que acredita que a segurança melhorou é o secretário Rui Costa”, concluiu Souto.

Bancários fecham 57 agências na base territorial do SEEB/VCR

bancáriosO primeiro dia de greve nas 45 cidades que compõem a base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região contou com uma intensa mobilização da categoria. Até o momento, foram confirmadas 57 agências fechadas nesta terça-feira, 30.

A força da greve se dá, principalmente, pela participação da categoria bancária, que aderiu à paralisação espontaneamente e em grande número. “O primeiro dia de greve foi muito positivo, principalmente porque houve uma boa adesão dos bancos privados. Espero que a adesão cresça ainda mais nos próximos dias”, afirma a bancária Luiza Viterbo.

Desde o início da Campanha Salarial, a diretoria do Sindicato promoveu reuniões nas agências de Conquista e da região, conscientizando a categoria sobre a importância da participação de cada um neste momento.

“Os bancários estão conscientes da importância de se participar do movimento para que nós possamos obter ganhos. Não somente ganhos financeiros, como também melhorias nas condições de trabalho. Outra avaliação que faço é que a população está apoiando o movimento, pois existe o entendimento que os bancos estão no segmento que mais lucram no Brasil e em retribuição não fornece o atendimento que deveria.”, entende o bancário José dos Santos Junior.

•| Leia a matéria completa »

Debate entre candidatos na Bahia tem mais acusações do que novas ideias

Acusações feitas ao candidato Paulo Souto, do DEM, pela candidata do PSB (Lídice da Mata) e do PRTB (Da Luz) deram início ao debate entre os postulantes do governo da Bahia, nesta terça-feira (30/9).

Logo no primeiro bloco, Da Luz acusou Paulo Souto de ser o responsável pelas mortes em assaltos, na Bahia. “São as crianças que em seu governo não tiveram educação, que estão hoje assaltando”, disse o candidato do PRTB.

Souto respondeu que nos últimos 4 anos de governo Jaques Wagner foram registrados 170 assaltos a bancos, na Bahia, e 38 mil mortes violentas. “5 dos 10 municípios mais violentos do País estão na Bahia”, disse.

Lídice da Mata, por sua vez, igualou os governos de Paulo Souto e de Wagner. “Em nenhum dos dois a educação foi prioridade.”.
Segundo ela, o PT e o DEM pensam da mesma forma no que diz respeito à segurança pública. “Preferem investir em armamentos do que construir uma rede de proteção social”.

No governo Souto, disse Lídice, a Polícia Militar tinha os piores salários do país.

Segundo bloco
As propostas dos candidatos começaram a aparecer com mais intensidade no segundo bloco, de temas livres, embora o debate continuasse marcado pelas acusações feitas pelos candidatos ao candidato do DEM. Mais uma vez Da Luz acusou o candidato do DEM de ter falhado no combate à violência, e de ter desvalorizado o trabalho da Polícia Militar, fato rejeitado, na réplica, pelo ex-governador. Ele disse ter criado o grupamento aéreo da PM e prometeu valorizar a corporação, “mas com um diálogo franco, sem enganá-los”. •| Leia a matéria completa »

4ª Semana de Filosofia da UESB ocorre em novembro

Com o objetivo de divulgar as pesquisas de estudantes da Uesb e demais pesquisadores na área filosófica, a 4ª Semana Acadêmica de Filosofia acontece no período de 17 a 21 de novembro, no campus de Vitória da Conquista. Os interessados em submeter seus resumos científicos devem ficar atentos às normas do evento e enviar seu trabalho no período de 18 de agosto a 3 de outubro.

A Semana traz “Metafísica, ética e estética” como tema central, buscando a exploração da dimensão interdisciplinar configurada pelos três grandes domínios citados. O evento é organizado pelo Colegiado e pelos alunos de Filosofia e, para mais informações, entre em contato com a organização pelo e-mail sefil.uesb@gmail.com.
ASCOM UESB

Prefeitura de Vitória da Conquista realiza 2ª vistoria técnica de táxi

Com o objetivo de garantir mais segurança e conforto aos passageiros e motoristas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está convocando os permissionários do serviço de táxi para a 2ª vistoria técnica anual obrigatória dos veículos. De 1º a 14 de outubro, os permissionários devem se dirigir à Coordenação Municipal de Transporte Público para atualização cadastral e liberação. A próxima etapa é a vistoria, realizada na Central de Equipamentos (Deserg) – localizada na Rua Santa Catarina, s/nº, bairro Patagônia.

Para efetuar a vistoria, é preciso apresentar os seguintes documentos: xerox e originais do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago em 2014, ou isenção, em caso de isentos; documento do veículo atualizado; certificação de aferição do taxímetro; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do permissionário e do auxiliar, caso tenham renovado ou trocado de categoria; antecedentes criminais do proprietário e dos motoristas auxiliares; exame de sanidade física e mental do permissionário e auxiliares; comprovante de residência recente do permissionário e auxiliares; e comprovante de pagamento de multa, caso exista.

•| Leia a matéria completa »

IFBA Conquista realiza VII Semana de Ciência e Tecnologia

ifbavcaA VII Semana de Ciência e Tecnologia do IFBA Campus de Vitória da Conquista acontece entre 15 a 18 de outubro. O evento foi planejado para atender aos estudantes do ensino tecnológico profissionalizante e do ensino superior do IFBA e demais instituições da cidade.

A programação contará com minicursos, palestras em diversas áreas da ciência e tecnologia abrangidas pelo IFBA, e apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Campus.

A SECITEC 2014 tem como tema principal o “Desenvolvimento Social” e como nas edições anteriores a temática abordada é de grande importância para a sociedade.
ASCOM IFBA

Em Milagres, Rui faz comício para milhares de pessoas

rui em milagresNo último domingo de campanha, os candidatos da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa (governador), Otto Alencar (senador) e João Leão (vice-governador) participaram de comício em Milagres, no Vale do Jequiriça. Acompanhados do governados Jaques Wagner e de candidatos a deputado estadual e federal, militância e lideranças da região fizeram comício às 3 horas da tarde, dia de sol, na praça lotada por milhares de pessoas. “A gente não enxerga o fim do público em nosso comício. O outro lado não junta nem uma moqueca”, brincou o governador Jaques Wagner.

Percebendo o grande número de jovens ouvindo os discursos, Rui pediu: “Conversem com os mais velhos, eu tenho certeza que eles se lembram de como a turma do atraso deixou a Bahia abandonada”, provocou. “Se comparar eu sei que não tem pra ninguém. Só na Bahia, 2,5 milhões de pessoas viviam na escuridão, antes de Wagner. Com o Luz para Todos, as pessoas não precisam mais ascender candeeiros e velas quando a noite chega”, lembrou, para garantir que ao fim dos quatro anos do governo dele nenhum residência da Bahia estará sem energia elétrica.

Otto Alencar se lembrou de quando esteve pela primeira vez em Milagres, nos anos 90. “Ainda era secretário de saúde. As ruas não tinham calçamento. Sei como essa cidade melhorou depois do PT”, rememorou. Wagner completou: “Melhoramos em moradia, em segurança, em saúde e somos medalha de ouro em alfabetização na Bahia”, afirmou. “O povo sabe que o Brasil melhorou depois de Lula e Dilma, assim como a Bahia melhorou com Wagner e vai continuar com Rui”.

Barrocas: Uma das cidades mais novas da Bahia foi retratada em livro

Situado na Messorregiaão do Nordeste Baiano e na Microrregião de Serrinha, Barrocas é uma cidade de um pouco mais de 14 mil habitantes. Ela que já foi distrito de Serrinha, conquistou a sua emancipação em 30 de março de 2000 e se destaca por ser um dos mais novos da Bahia com apenas 14 anos, ao lado do município de Luis Eduardo Magalhães.

A população festeja a “independência”, mas a comemoração poderia ter sido antes, há 28 anos, quando foi eleito o seu primeiro prefeito. Mas em 31 de dezembro de 1988 foi solicitado o cancelamento da eleição e revogação da Lei que eleva Barrocas a categoria de cidade. Os pedintes, cinco eleitores da região, entraram com o recurso alegando inconstitucionalidade e após ter tido status de “município”, voltou a ser Distrito de Serrinha.

•| Leia a matéria completa »

Mensalinho baiano: Esquema de Dalva Selle incluía contratos sem licitação

Embora a classe política baiana esteja fugindo de Dalva Selle Paiva, presidente da ONG Instituto Brasil, como o diabo da cruz, antes do escândalo do desvio de recursos do programa Construindo Dias Melhores, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), ela não só tinha trânsito fácil no PT e PCdoB, como fez negócios com administrações estaduais e prefeituras.

O esquema montado para desviar recursos, constatado primeiramente pelo Tribunal de Contas dos Municípios, depois pelo Tribunal de Contas do Estado, Auditoria Geral do Estado e Ministério Público Estadual, funcionava não só com a ONG, que tinha a grande facilidade de ser contratada sem disputar licitações, mas com empresas que Dalva montou para fazer negócios com o setor público.

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa identificou pelo menos cinco dessas empresas em 2009. São elas: Selle Serviços de Transportes, que mais tarde mudaria a razão social para Selle Serviços de Gestão, a Alfiplan Empreendimentos, a Coselle Construções, a Maximmus Transportes, GP Consult, Web Municípios e da Selle Materiais de Construção.

Sem licitação
A Selle Serviços, cujo sócio majoritário era Mateus Paiva Souza (filho de Dalva), foi contratado, sem licitação, pela Secretaria da Saúde do Estado para gerenciar o posto de saúde de Itabuna nos anos de 2009 e 2010. Conforme o site Transparência Bahia, que disponibiliza os pagamentos do governo do estado, a Selle recebeu R$ 960.422,50 em 2009 e R$ 486.397,56 em 2010. A empresa obteve R$ 28.290,26 em 2011 a título de “cauções”. Total: R$ 1.475110,32.

Sobre essa relação, que nenhum órgão fiscalizador apontou irregularidade até agora, a assessoria da Sesab explicou que a motivação da contratação sem licitação “foi o fato de que, nestes dois períodos, a população da cidade de Itabuna sofreu dois sérios episódios de agravo à saúde pública. O primeiro episódio teria sido uma grave epidemia de dengue, fato que motivou o governo do estado a decretar “situação de emergência em virtude do aumento no registro dos casos de dengue”, e o segundo episódio foi a epidemia do vírus H1N1, verificada “com muita intensidade em Itabuna e região”.

•| Leia a matéria completa »

“Não existe essa história de voto útil”, afirma Eliana Calmon

ElianaA candidata ao senado federal, Eliana Calmon (PSB), aproveitou a manhã desta segunda-feira [29.09] para minimizar as recentes pesquisas de intenções de voto e fez um apelo aos eleitores.

“Pesquisas não decidem eleições como a história já mostrou incontáveis vezes, principalmente aqui na Bahia. Não existe essa história de voto útil. Não vote em um, achando que só ele pode derrubar o outro. Tem gente querendo utilizar o seu voto para voltar para trás e patinar no mesmo lugar. Vote com consciência, vote em quem você acredita de verdade”, invocou Eliana, completando que ela é a única candidata capaz de “combater a corrupção”.

De acordo com um site especializado em política, Calmon obteve a segunda colocação lugar como a melhor opção para o senado federal em todo o Brasil. Para a escolha foram levados em conta indicadores como o currículo e a formação profissional dos candidatos, processos judiciais e mídia. Os principais concorrentes de Eliana Calmon também foram analisados. Estão classificados no mesmo ranking em posições bem inferiores: 88º (Otto Alencar, com 220 pontos) e 135º (Geddel Vieira Lima, com 170 pontos).

Recado do Blog
Parceiros
customisable counter