Prefeitura faz quinta convocação de candidatos aprovados no Chamamento Público nº 001/2020 Protocolo de volta às aulas do Sesc sugere uso de espaços ao ar livre das escolas Bahia perdeu R$ 1,5 bilhão em receitas nos últimos três meses

agosto 2020
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Eleições 2020 terão barreiras contra fake news

Em um ano tão atípico e impactante para a vida das pessoas como está sendo 2020, o processo eleitoral brasileiro também será diferente. Além do adiamento de data para proteger a população e evitar aglomerações por conta do coronavírus, as eleições municipais serão foco de atenção, com mais controle de informações que interferem no processo de escolha dos representantes públicos.

“A legislação eleitoral, especialmente por conta dos episódios ocorridos em 2018, assumiu o protagonismo na criminalização das fake news. Com a Lei 13.834/2019, foi criminalizada a denunciação caluniosa eleitoral, que abrange a propagação de notícias falsas que prejudiquem adversários políticos”, explica Acacio Miranda da Silva Filho, doutorando em Direito Constitucional pelo IDP/DF e mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha.

Enquanto o Congresso Nacional trabalha na investigação de informações falsas que foram largamente propagadas durante as eleições de 2018, por meio da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também está atento aos preparativos para a eleição deste ano:

:: LEIA MAIS »

Pitágoras Vitória da Conquista promove concurso de bolsa de estudos integral para quem se destacar no Vestibular

A Pitágoras Vitória da Conquista promove, nos dias 23 e 25 de julho (quinta-feira e sábado), nova edição do seu Vestibular Geral.

A boa notícia é que o primeiro colocado no exame da unidade ganhará uma bolsa de estudos integral até o fim da graduação de qualquer curso presencial oferecido pela instituição.

Entre os cursos oferecidos estão Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias: Civil, Mecânica, Elétrica e de Produção e Gestão em Recursos Humanos.

Com infraestrutura completa e laboratórios que possuem as mais recentes e inovadoras tecnologias para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos, a instituição mantém, ainda, biblioteca com rico acervo e corpo docente qualificado.

“A Pitágoras quer incentivar a todos que procuram um ensino superior de qualidade e apostam na educação para transformar suas trajetórias de vida, pois mesmo em tempos de isolamento social nós acreditamos que a educação não pode parar. Em Vitória da Conquista, somos referência em ensino orientado para a prática, com estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à empregabilidade do aluno”, afirma Elisângela Rodrigues, diretora da instituição.

:: LEIA MAIS »

Chamamento Público 01/2020: Prefeitura realiza 7ª convocação de profissionais

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realiza a sétima convocação de candidatos aprovados no Chamamento Público 01/2020.

Os profissionais estão sendo selecionados para atuar de forma temporária no Centro de Atenção Municipal – Covid-19.

Os candidatos convocados devem apresentar a documentação exigida no Edital no dia 10 de agosto.

O procedimento será realizado na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Rotary Club, nº 69, sala 105, Centro. O horário de atendimento é das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Quem não comparecer no prazo indicado será considerado desistente.

Confira: Edital Chamamento Público 01/2020 – 7ª convocação
Secom PMVC

Rui Costa admite dificuldade de Zé Raimundo para vencer as eleições em Vitória da Conquista

Rui Costa, Zé Raimundo e Jaques Wagner

No último sábado (01) o Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista realizou um encontro virtual em que decidiu que o deputado estadual Zé Raimundo Fontes será candidato a prefeito pela terceira vez.

Além do Senador Jaques Wagner, diversos deputados federais e estaduais participaram da atividade que decidiu também pelo lançamento de 21 candidatos a Câmara de Vereadores da cidade.

Fato curioso ficou pela fala do governador Rui Costa reproduzida por um blog da cidade e deixou as hotes petistas preocupadas. “É preciso virar o jogo e para isso é preciso ter qualidade, planejamento, compromisso com a população”, afirmou Ruir, dando a entender que Zé Raimundo pode ser derrotado pela segunda vez consecutiva para o executivo municipal conquistense.

Semana Mundial da Amamentação: a importância do suporte dos pais no processo da amamentação

A amamentação é uma das maiores expectativas da mulher enquanto gestante, mas nem sempre é um processo fácil após o nascimento do bebê.

De acordo com a enfermeira pediatra e consultora em aleitamento materno parceria de Philips Avent, Eneida Souza, amamentar é um grande aprendizado para a mãe e o bebê.

“O fato de gestar e poder amamentar por meio de seu próprio corpo faz da mulher a protagonista nesta jornada com os filhos, mas estudos revelam que, a participação ativa e o apoio do pai é fundamental para o estabelecimento da amamentação, aumentando ainda a probabilidade de iniciar e prolongar este processo”, revela a especialista.

Hoje, vivemos um cenário diferente de anos atrás. É perceptível que uma grande parcela dos homens já se mostra mais participativa com os cuidados dos filhos. Mas, de acordo com uma pesquisa global, realizada por Philips Avent em 2019, no cenário internacional, 81% dos pais gostariam de estar mais envolvidos no período de amamentação. No Brasil, esta realidade atinge um percentual menor (77,93%), embora 72,18% dos companheiros afirmarem estar envolvidos em confortar e cuidar do bebê.

O estudo revela ainda que 88,69% das mães brasileiras acreditam que são necessárias mais informações sobre como os parceiros podem apoiá-las nesse período de amamentação para tornar essa fase mais fácil. “De fato, há um gap nesse processo onde as mães precisam de ajuda e os pais estão dispostos a auxiliá-las, porém, em muitos casos, os parceiros não sabem como podem contribuir para tornar a fase do aleitamento materno mais leve e fácil para as mulheres”, explica Eneida.

Diante dessas estatísticas, é fundamental fomentarmos conversas com as famílias e disseminarmos informações a fim de esclarecer as diversas formas de auxílio à mulher após a chegada do bebê e durante o processo da amamentação. Segundo Eneida, o suporte emocional às mães já traz excelentes resultados nesta fase.

:: LEIA MAIS »

Sul e Centro-Sul Baiano passam a serem jurisdicionados à Delegacia da Receita Federal do Brasil em Vitória da Conquista

Já está em vigor a Portaria ME nº 284, publicada em 27/07/2020, que instituiu o novo Regimento Interno da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A norma estabeleceu uma nova estrutura organizacional para a RFB, mais moderna e dinâmica, realçando o forte apreço do órgão pela eficiência na prestação de seus serviços.

Dentre as principais alterações promovidas, destaque para a incorporação administrativa de algumas unidades por outras. É o caso da Delegacia da Receita Federal em Itabuna, que passa à condição de Agência. Com isso, a unidade passa a integrar a jurisdição da Delegacia da Receita Federal em Vitória da Conquista/BA.

As demais unidades até então vinculadas à DRF Itabuna (Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus e Eunápolis), também passam à gestão da DRF Vitória da Conquista, se juntando às atuais jurisdicionadas, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Guanambi, Itapetinga e Jequié. As mudanças atribuem a essa delegacia, a partir de então, a gestão da jurisdição de toda a região sul do Estado, congregando 164 (cento e sessenta e quatro) municípios baianos.

É importante frisar que, em termos práticos, nada muda para os mais de 4,5 milhões de habitantes da região. Continua sendo facultado ao contribuinte escolher a unidade mais próxima, a que mais lhe convém, a fim de receber o atendimento de que necessita.

:: LEIA MAIS »

Inclusão pelo trabalho é lição da pandemia

Fábio de Salles Meirelles*

A Covid-19 ampliou a percepção e a visibilidade de estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que classificou o Brasil como o sétimo país com mais desigualdades, melhor posicionado apenas do que seis nações africanas, e o segundo com a maior concentração de renda, atrás somente do Catar. Tais assimetrias já se refletem de modo mais acentuado nas dificuldades da população carente, em meio aos danos econômicos provocados pela pandemia, que agravam nossa histórica dívida social.

O relatório do organismo da ONU foi divulgado recentemente, mas os dados são referentes a 2017. De lá para cá, considerando a crise que o País já vinha enfrentando, com mais de 12 milhões de desempregados, a situação somente piorou, atingindo um grau ainda mais tóxico no cenário atual causado pelo novo coronavírus. Nesse contexto, é indispensável a ajuda do governo, como na concessão do auxílio emergencial de 600 reais e trabalho dos fundos de solidariedade dos municípios e estados, das empresas, das entidades de classe, de toda a sociedade e das famílias. Todos têm se mobilizado, dentro da capacidade de cada um, para socorrer as pessoas necessitadas, doando alimentos, roupas, remédios e equipamentos de proteção individual.

Essa mobilização ratificou o perfil solidário dos brasileiros. Entretanto, ante as dimensões do problema, o aporte de recursos demandado é muito superior à capacidade financeira das famílias e do universo corporativo, abalados pela nebulosa conjuntura, bem como do Estado, que há muito está mergulhado em profundo abismo fiscal. Além disso, não se pode admitir a caridade individual e o assistencialismo estatal como soluções definitivas para as desigualdades socioeconômicas. Crescimento do PIB, com distribuição de renda e inclusão, deve ser a prioridade da agenda nacional do desenvolvimento.

:: LEIA MAIS »

Ministério da Infraestrutura autoriza licitação de projetos para ampliação do Aeroporto de Barreiras/BA

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) autorizou o Governo da Bahia a realizar licitação para contratação dos projetos de reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras.

O Governo Federal vai investir cerca de R$ 45 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), na elaboração dos projetos e na execução das obras.

O anteprojeto que serve de referência para a continuidade da elaboração dos projetos prevê a adequação do aeroporto para operação de Boeing 737-800.

O objeto do Termo de Compromisso n°06/2018, celebrado entre o MInfra e o governo estadual, é a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e taxiway, construção do novo terminal de passageiros, aquisição de equipamentos e serviços complementares no Aeroporto de Barreiras. O edital elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia estima os custos dos estudos complementares, projetos e planos em torno de R$ 1,1 milhão, com prazo de 6 meses para entrega dos produtos, após a ordem de serviço.

:: LEIA MAIS »

Com recursos do governo federal, Ministra Damares Alves pode vir inaugurar Case em Vitória da Conquista

Prefeito Herzem Gusmão em audiência com a Ministra Damares Alves. Foto: Willian Meira

Prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2018, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) está prestes a se tornar realidade.

A unidade está sendo construída em Vitória da Conquista, no terreno de 22 mil m², no loteamento Chácaras Candeias, em um terreno doado pela Prefeitura Municipal, com investimento de R$ 22,3 milhões do Governo Federal e contrapartida do Governo do Estado.

A Case vai atender 90 adolescentes e jovens em cumprimento de internação provisória, no estado da Bahia.

Em encontro realizado no mês de fevereiro deste ano, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, garantiu ao prefeito Herzem Gusmão, que liberou o recurso para a obra devido um pedido do chefe do executivo conquistense. “Desde o primeiro dia que tomei posse como ministra, o meu amigo, prefeito Herzem, sempre me lembra: ‘Não se esqueça de Conquista’. Por isso, logo que caiu o recurso da Petrobras [que foi recuperado através da Operação Lava Jato], liberei os 22 milhões de reais para o Centro de Atendimento Socioeducativo de Vitória da Conquista”, disse.

A Ministra, que morou em Vitória da Conquista na infância, iria realizar uma visita à obra em março, mas a pandemia ocasionada pelo coronavírus forçou a suspensão a agenda na capital do sudoeste da Bahia. Entretanto, devido a finalização da obra, o governo federal, deve ser representado pela ministra Damares Alves na inauguração da Case.

Sindicato dos Bancários denuncia Santander/Vitória da Conquista ao MPT após quatro casos confirmados de Covid-19

santanderNesta terça-feira (28), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) denunciou ao Ministério Público do Trabalho o descaso com que a agência Santander/Vitória da Conquista vem tratando a saúde dos seus funcionários e clientes.

A notificação acontece após mais dois trabalhadores apresentarem testagem positiva para a Covid-19 e a unidade continuar funcionando normalmente, sem realizar desinfecção e sem afastar os demais bancários. Este já é o quarto caso de contaminação pelo coronavírus na agência do Santander desde o dia 13 deste mês.

Ainda segundo a apuração do SEEB/VCR, mesmo com o teste positivo os bancários foram colocados em home office, não sendo dispensados das atividades.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura realiza segunda convocação dos candidatos aprovados no Chamamento Público Emergencial nº 003/2020

A Prefeitura Municipal informa, nesta quarta-feira (22), a segunda convocação dos candidatos aprovados no Edital de Chamamento Público nº 003/2020.

Os profissionais convocados devem se dirigir, na próxima segunda-feira (27), à Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Rotary Clube, nº 69 – Centro, sala 105, para entrega de documentação e encaminhamento dos exames admissionais.

Os aprovados nos cargos de Enfermeiro e Médico Clínico Geral devem comparecer à coordenação das 8h às 11h. Para o cargo de Técnico de Enfermagem, o atendimento será das 14h às 17h.

:: LEIA MAIS »

Em junho diminui número de trabalhadores afastados e procura por emprego cresce na Bahia

carteira de trabalhoEntre maio e junho, o número de trabalhadores que estavam afastados de suas atividades profissionais por causa da necessidade de isolamento imposta pela pandemia da Covid-19 diminuiu da Bahia. Caiu de 1,165 milhão para 984 mil pessoas de um mês para o outro, o que significou menos 181 mil trabalhadores nessa situação (-15,5%).

Com isso, a proporção de trabalhadores afastados pela pandemia na população ocupada total do estado recuou de 22,7% em maio para 19,1% em junho, mantendo-se como a 11a proporção entre os 27 estados.

Ao menos uma parte desse grupo parece ter sido demitida, pois a procura por trabalho no estado aumentou. O número de desocupados (pessoas que não estavam trabalhando e procuraram emprego) passou de 851 mil em maio para 904 mil em junho (mais 53 mil pessoas), e a taxa de desocupação também mostrou viés de alta, indo de 14,2% para 14,9%, nesse período.

A retomada pela busca de trabalho na Bahia ainda foi, porém, mais tímida do que a verificada na maior parte dos estados. Por isso, mesmo crescendo, a taxa de desocupação baiana deixou de ser a segunda mais alta do país. Caiu para a quarta posição, superada por Alagoas (de 12,7% em maio para 15,3% em junho) e Amazonas (de 12,0% em maio para 15,1% em junho). Amapá se manteve com a maior taxa de desocupação nos dois meses (15,8% em maio e 17,6% em junho).

:: LEIA MAIS »

Taxa de desocupação na Bahia atinge 14,9% em junho

carteira de trabalhoA Bahia registrou uma taxa de desocupação de 14,9% no mês de junho de 2020, com 904 mil pessoas com 14 anos ou mais de idade desocupadas. Houve um aumento em relação ao mês de maio deste ano, quando a taxa de desocupação era de 14,2%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Covid, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram analisados pelo Observatório do Trabalho da Bahia, projeto fruto da parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A pesquisa mostra ainda que menos da metade das pessoas com 14 anos ou mais de idade do estado estava ocupada no mês de junho, com um nível de ocupação de 42,9% no período. A informalidade era expressiva no total dos ocupados, com uma taxa de 48%.

:: LEIA MAIS »

Juazeirense vence Vitória da Conquista por 3 a 0 na volta do Baianão 2020

Na volta do Campeonato Baiano nesta quinta-feira (23) a Juazeirense venceu o Vitória da Conquista por 3 a 0, no Adauto Moraes. Com gols de Wendell, Jeam e Rodriguinho, o Cancão de Fogo sobe na tabela e passa o Vitória.

No primeiro tempo, a equipe da Juazeirense mandou bola na trave e teve gol anulado antes de conseguir abrir o placar de 2 a 0 com Wendell e Jeam. O terceiro gol veio quase no fim do fim do segundo período.

Com o resultado, o Cancão de Fogo tem agora 13 pontos na classificação do estadual e ocupa a quinta colocação, passando o Rubro-negro da capital baiana. O Vitória da Conquista permanece com sete pontos, empatado com o Doce Mel, e foi para nona posição.

A próxima rodada desta fase do Baianão será no próximo domingo (26), às 16h. A Juazeirense enfrenta o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, e o Bode joga contra o Jacobina, que já está rebaixado, no Lomanto Júnior.
Bahia Notícias



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia