Cabeça-de-chave número 2 da competição disputada na Bahia, Robredo ganhou por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. O tenista europeu não foi abalado pelos torcedores que lotaram a quadra central, entre eles Gustavo Kuerten, e fechou o jogo em duas horas e 12 minutos.

Com as quatro vitórias na competição disputada na Bahia, Bellucci ganha 150 pontos no ranking da ATP. Desta forma, o atual 84º da lista mundial deve ganhar uma vaga entre os 65 primeiros colocados. Assim, ele bate o recorde de junho de 2008, quando figurou no 67º lugar.

Na Costa do Sauípe, Bellucci deu a maior demonstração de força de sua trajetória. Ele superou o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo, e passou da segunda rodada de um torneio da série ATP Tour pela primeira vez na carreira. Antes da competição, o paulista dizia que a meta era alcançar as semifinais.

Com a presença na decisão, Bellucci ainda interrompeu um jejum de 53 meses do tênis brasileiro. O último a disputar um título deste nível foi Ricardo Mello, campeão de Delray Beach em setembro de 2004. Algoz do paulista, Robredo conquistou seu oitavo título em 16ª finais disputadas.

De quebra, o 19º colocado no ranking da ATP garante a hegemonia espanhola na competição. Com os títulos de Rafael Nadal (2005) e Nicolas Almagro (2008), o país europeu soma três conquistas. Graças a Gustavo Kuerten, campeão em 2002 e 2004, o Brasil vem em seguida.

No primeiro set da final, cada tenista fez um ace. No entanto, Robredo teve um melhor índice de aproveitamento no primeiro serviço e abriu 3/0 depois de quebrar o brasileiro logo no começo. Belluci criou um break-point, mas o espanhol se defendeu com sucesso e soube como fechar a parcial.

No início do segundo set, o brasileiro teve mais uma chance para quebrar o saque do adversário, sem sucesso. Na segunda oportunidade, no entanto, Bellucci não vacilou e abriu 5 a 3. Em seguida, o paulista confirmou seu serviço e fechou a parcial para empatar o duelo.

O terceiro set se manteve equilibrado até o sexto game, quando Bellucci abusou dos erros e teve seu saque quebrado pelo espanhol, que abriu 4 a 2. Robredo sacou para ser campeão, mas o brasileiro devolveu a quebra e fez 5/4. No game seguinte, o espanhol aproveitou mais um break-point e fechou a partida.
IG ESPORTES