Dois dos principais sites especializados na cobertura de olimpíadas apontam o Rio de Janeiro como favorito a sediar os Jogos 2016. Segundo uma análise que mistura fórmula matemática, opinião de especialistas, análise das candidaturas, a cidade carioca ganha a disputa contra Chicago, Madri e Tóquio. A definição do Comitê Olímpico Internacional (COI) sai na sexta-feira, por volta das 13h30 (horário de Brasília), em Copenhague, na Dinamarca.

Apesar do favoritismo, a diferença entra as quatro cidades é apertada. Para o site canadense Games Bids, o Rio tem 61,61 pontos, contra 60,01 de Chicago, principal adversário na disputa, de acordo com a avaliação. Tóquio tem 59,20 pontos e Madri aparece com 57,80.

O norte-americano Around the Rings diz que a cidade brasileira soma 84 pontos, apenas um a mais que Chicago. As outras duas cidades estão empatadas com 80.

O Games Bids se orgulha de dificilmente errar nas previsões. Para ficar apenas nas duas últimas previsões, acertou Pequim 2008, mas errou Londres 2012, quando apontou que Paris seria a cidade sede. Enquanto isso, o Around the Rings estava correto nas suas duas últimas análises.