classificaçãoseleçãoNesta sexta-feira, a Fifa divulgou seu ranking mensal de seleções. O Brasil, que ocupava a liderança deste julho, foi ultrapassado pela Espanha, campeã da Eurocopa, e agora está em segundo lugar.

A mudança se deve à importância dos últimos adversários das duas equipes. A Espanha derrotou Argentina e Áustria em partidas amistosas; os resultados tiveram maior peso do que os triunfos brasileiros sobre Inglaterra e Omã.

Enquanto Holanda e Itália se mantiveram em seus lugares, (3º e 4º, respectivamente), Portugal pulou cinco posições e agora ocupa o quinto posto. A evolução dos Tugas, classificados para a Copa do Mundo-2010, deve-se em grande parte às vitórias sobre a Bósnia pela repescagem do Mundial.

Quem também subiu pelos mesmos motivos foi a França. A polêmica classificação obtida diante da Irlanda rendeu aos Bleus um ganho de duas posições. Agora, a equipe comandada por Raymond Domenech aparece em sétimo.

Entre as 20 seleções mais bem classificadas no ranking, apenas duas ficaram de fora da Copa-2010: Croácia (10º) e Rússia (13º). Somente quatro dos classificados para o Mundial não aparecem entre os 50 melhores: Coreia do Sul, Nova Zelândia, Coreia do Norte e África do Sul.

A Fifa determinará no dia 2 de dezembro quais serão os cabeças-de-chave no sorteio dos grupos para a Copa-2010, que será realizado dois dias depois. Nos Mundiais mais recentes, a fórmula utilizada levava em conta a média do ranking nos últimos três anos e o desempenho nas últimas Copas. O próximo ranking da Fifa será divulgado em 16 de dezembro.
UOL