A Marinha informou ontem que gastou R$ 800 mil para reformar a casa de praia onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o Réveillon deste ano, na Bahia. A casa é parte das instalações da Base Naval de Aratu, área privativa na praia de Inema, a 40 km de Salvador.

É a quarta vez consecutiva que Lula passa férias de fim de ano no local. A Marinha não especificou o período em que as obras foram realizadas. Disse, em nota, tratar-se de uma “casa de fazenda, carecendo de obras de estruturas e conforto, visto que suas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias ainda remontam à época de sua construção”, o ano de 1936.

Questionada se a reforma foi feita apenas para recepcionar Lula e seus convidados neste fim de ano, a Marinha não respondeu até o fechamento desta edição.

Na nota, afirmou que as instalações nunca foram recuperadas, mas que os problemas “têm exigido frequentes serviços de manutenção e, por vezes, a execução de obras de vulto, visando as adaptações e adequações necessárias do imóvel”. Informou ainda que o valor foi gasto em reformas na parte externa, “necessitando, ainda, de outras, de caráter estrutural, em sua parte interna, até então não avaliadas”.

Lula chegou à base naval em 31 de dezembro. No início da tarde de ontem, embarcou de avião para outra área militar, o Forte dos Andradas, em Guarujá, litoral paulista. Chegou por volta das 15h30 acompanhado por familiares e seguranças. O presidente deve voltar a Brasília na próxima segunda-feira, para reunião de coordenação política com os ministros.
Folha