O primeiro modelo de televisão 3D deve ser lançado no mercado brasileiro na próxima sexta-feira, dia 9.

O aparelho, da Samsung, será distribuído com exclusividade pela Fnac, e ficará, inicialmente, em exposição e pré-venda, com entrega prevista para a segunda quinzena de abril.

O equipamento terá 46? e preço de R$ 7.399, de acordo com a “Exame“. E, ao que parece, a TV 3D pode decepcionar os consumidores mais desavisados, já que as primeiras transmissões compatíveis com a tecnologia no país só estão previstas para o Carnaval de 2011, e ainda em caráter experimental. Para aproveitar bem a televisão, o usuário vai precisar de um aparelho blu-ray e filme produzido em 3D.

No modelo que será lançado na sexta, as transmissões de TV 2D serão exibidas normalmente. Mas, como proposta de solução para a falta de conteúdo a Samsung desenvolveu uma linha de TVs com conversor integrado que promete transformar imagens 2D em 3D. O lançamento está previsto para junho, sem estimativa de preço.

O assunto 3D tem sido uma constante aqui no Infosfera, debatido nas duas últimas edições do podcast Backup. Respondendo à pergunta que nos fizemos no programa, a TV 3D necessitará sim de óculos especiais – não tem, portanto, tecnologia como a do Nintendo 3DS, videogame portátil com imagens em 3D que dispensará óculos.
Infosfera