Os contribuintes que possuem veículos com o número final de placa 3 ou 4 têm até quinta-feira (15) e sexta-feira (16), respectivamente, para pagar a cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5%.

Para saber o valor do IPVA e imprimir o boleto, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e digitar o número do Renavam. Outras informações podem ser obtidas através do call-center da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), pelo 0800-071-0071. O serviço está disponível por telefone 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

Os proprietários de veículos têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito devem ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes, juntamente com o IPVA 2010. Quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou do Bradesco e basta apenas apresentar o número do Renavam. O IPVA é um imposto estadual, mas o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado. O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo, de acordo com pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Pagamento parcelado – Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento parcelado do IPVA e tenham final de placa 3 ou 4 também têm até os dias 15 e 16 deste mês para quitar a primeira cota. Nesses mesmos dias vence a segunda cota do IPVA para os veículos com final de placa 1 (15 deste mês) ou 2 (16).

Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, o dia do vencimento é 17 de maio (final de placa 1), 18 de maio (final de placa 2), 15 de junho (final de placa 3), 16 de junho (final de placa 4), 19 de julho (final de placa 5), 20 de julho (final de placa 6), 16 de agosto (final de placa 7), 17 de agosto (final de placa 8), 16 de setembro (final de placa 9) e em 17 de setembro termina o prazo para a placa 0.