VASCO VASCONCELOS*

No instante em que se aproxima o aniversário de 52 anos da Rádio Nacional de Brasília – AM, a primeira emissora de Rádio da nossa Capital, no ar desde 31 de maio de 1958, foi com alegria que tomei conhecimento que no próximo dia 27 de abril será realizado nesta Capital o Colóquio de Ouvintes, da Rádios Nacional AM e FM, com o objetivo de aproximá-los das emissoras, possibilitando o intercâmbio com os seus usuários espalhados por esses rincões afora.

É a 1ª vez que ocorre um evento desta natureza, com a preocupação de ouvir críticas, sugestões,elogios, rumo à melhoria da programação que venha atender as expectativas dos seus usuários.

Nesta oportunidade peço “vênia para fazer as seguintes sugestões: Por ser a Rádio Nacional de Brasília-AM, a única emissora autorizada a funcionar na freqüência de 980 KHz, com 600 KW de potência cobrindo, à noite, todo o território nacional, que seja melhorada a qualidade do sinal, haja vista que sua sintonia já não é a mesma dos idos de 1960, com chiados constantes; inaudível, infestada de interferências.

Que se dê atenção maior ao o direito à informação e o pluralismo de opiniões e a expressão da diversidade social e cultural de nosso país, à nossa produção musical, haja vista ser esta Capital um verdadeiro celeiro de poetas e cantores.

Que se crie um programa de debates (cidadania), com os principais temas que afligem a nossa população, fazendo com que o trabalho dos seus grandes apresentadores não se limitem em ser meros tocadores de músicas.

Que se abram os seus microfones para ouvir em tempo real, o pensamento dos ouvintes, através de telefone 0800, e-mail etc.

Que a população seja informada em tempo real das liberações das emendas, contempladas no Orçamento da União,e passe a acompanhar a real aplicação dos recursos públicos.

Que as dúvidas trazidas pelos ouvintes sejam respondidas em tempo real, com um apoio de operador de direito em casos de assuntos relacionados com o Código de Defesa do Consumidor lei nº 8.078/90 e outras demandas judiciais.

*VASCO VASCONCELOS – Analista, Escritor BRASÍLIA-DF