Nascido em Vitória da Conquista e apaixonado pela gastronomia baiana, Exupério Zupa idealizou trazer para São Paulo um pouco da cozinha da região. O projeto ganhou vida e se transformou no Consulado da Bahia, em Pinheiros.

O clima baiano toma conta do estabelecimento desde o primeiro contato visual. A fachada da casa presta homenagem ao Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador, com varandas coloridas.

No salão interno, uma decoração irreverente traz máscaras esculpidas em madeira, que representam os orixás, deuses africanos que correspondem às forças da natureza nas religiões da Umbanda e do Candomblé.

No cardápio, muita variedade. No total, são sete tipos de moquecas, com destaque para a de camarão, que vem acompanhada de arroz de coco, pirão de peixe e farofa amarela. O cliente ainda pode optar pelo bobó de camarão, risoto de carne-seca com abóbora ou a carne-de-sol acompanhada de feijão verde, arroz de coco, pirão de leite e farofa.

É claro que não poderiam faltar opções de sobremesas, como cocada cremosa e sorvetes de tapioca ou tangerina. Para beber, o menu ainda oferece uma carta de cachaça com 40 rótulos, além de caipirinhas e outras bebidas típicas da Bahia.
GuiadaSemana