O tempo seco atinge oito estados e o Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou avisos especiais informando que a umidade deve continuar baixa até a próxima quarta-feira (8) em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e na Bahia.

A situação fica mais crítica amanhã (7) no norte em Mato Grosso, onde a umidade deve ficar em torno de 15%. Nas demais regiões em Mato Grosso, no centro e no norte em Mato Grosso do Sul, no oeste da Bahia, em Goiás e no Distrito Federal e Tocantins a umidade vai ficar em torno de 20% amanhã (7) e quarta-feira. Já no centro-sul do Maranhão e Piauí e no sul do Pará, a umidade relativa do ar deve ficar em aproximadamente 30% até quarta-feira.

O país registrou 3.142 focos de incêndio da noite do último sábado (4) até o começo da tarde de hoje. Mato Grosso foi o estado com o maior número de focos de incêndio, com 1.201, seguido do Tocantins (640) e Pará (377). A umidade chegou a 12% hoje (6) em Goiânia e Palmas. Em Brasília, a umidade registrou 14%.

A Defesa Civil do Distrito Federal publicou hoje nota orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados por quem vai assistir ao desfile em comemoração ao Dia da Independência amanhã na Esplanada dos Ministérios. O órgão recomenda que as pessoas bebam muita água, tenham alimentação leve, apliquem protetor solar, além de usar roupas leves, bonés, chapéus e viseiras.

A nota alerta ainda que os pais usem sombrinhas para proteger as crianças do sol. Segundo o major Rogério Dutra, grande parte das arquibancadas para ver o desfile são cobertas. “As que não têm cobertura ficam embaixo de árvores, garantindo que o sol não bata diretamente”. São esperadas cerca de 30 mil pessoas para a comemoração.
AgênciaBrasil