Assessoria de Imprensa Mostra Cinema Conquista

Vitória da Conquista recebe a partir de hoje, 05, a sexta edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. O evento, já consolidado no calendário brasileiro do audiovisual, segue até o próximo dia 09, com uma programação intensa e gratuita que conta com a exibição de 50 filmes, exposições, lançamentos de livros, conferências, oficinas e curso.

A solenidade de abertura da Mostra acontecerá, às 19 h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Na sequência, será exibido o curta-metragem “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota.

O filme conta a vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara que, entre os anos 1934 e 1999, produziu quase 20 mil fotos de Londrina, tornando-se uma referência estética e histórica para a memória visual da cidade. A produção foi a mais premiada na última edição do tradicional Festival de Cinema de Gramado.

Após o curta, será apresentado o documentário “Uma Noite em 67”, que deve agradar fãs de cinema, música e cultura brasileira. O longa, dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, relembra, através de imagens históricas e depoimentos inéditos, o 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, realizado em 1967, que mudou os rumos da música brasileira e consagrou artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.

Exposições
A primeira noite da Mostra marca também a abertura de duas exposições montadas no foyer do Centro de Cultura. A primeira delas é a do Museu Roque Araújo – Cinema e Vídeo, que reúne câmeras fotográficas e filmadoras de diversos formatos, rolos de negativo, equipamentos de projeção, fotos e recortes do acervo pessoal do cineasta e produtor Roque Araújo, que, ao longo de mais de 50 anos de carreira, trabalhou em diversas produções do cinema baiano e nacional.

Já a exposição “Entre Caminhos” traz o still (fotos de divulgação e making of) de três filmes conquistenses selecionados no edital 26 Docs Territórios, do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia- Irdeb: “Tragédia do Tamanduá” e “Assim é tu, Ituaçu”, que serão lançados na Mostra, e “É no pé do morro é lá no cafundó”, já em fase de finalização. As imagens, captadas pelas lentes dos fotógrafos Vinícius Gil (Purki) e Dió Araújo, revelam curiosidades sobre as três produções.