outubro 2010
D S T Q Q S S
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


A MIGRAÇÃO DOS VOTOS

José Nunes Neto*

A pesquisa Datafolha divulgada nesse domingo (10/10) indica um fenômeno muito interessante: 51% dos eleitores que votaram em Marina Silva no primeiro turno estão com José Serra no segundo e apenas 22% pretendem votar na candidata Dilma Rousseff.

Ficou muito claro durante a campanha que o eleitorado mais politizado escolheu Marina para votar, isso gerou a surpreendente votação de quase 20 milhões de votos para a candidata do Partido Verde, muito acima do que apontavam os institutos de pesquisa.

Esse eleitor que “fechou” com Marina Silva tem o perfil do eleitor indignado com os escândalos que assolam o governo Lula desde 2005 quando veio à tona o caso do Mensalão. Posteriormente aconteceu o escândalo da quebra de sigilo bancário do caseiro Francelino e mais recentemente as graves denúncias de corrupção e tráfico de influência mais uma vez ocorridas dentro da Casa Civil.

Mesmo com todos esses escândalos o PT não afastou os envolvidos do partido. José Dirceu, Antônio Palocci, José Genoíno e Erenice Guerra são figuras importantes na campanha de Dilma. Isso causou revolta não só aos eleitores de Marina, mas também aos de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) bem como os de José Serra.

Diante dessa situação um outro cenário se consolida: o eleitor com consciência política, que no passado votava com o PT, hoje vota em Serra. O perfil do eleitor de Dilma possui basicamente as características de ser ligado ao partido ou dependente das bolsas do governo. Os escândalos e a conivência do PT com esses escândalos fizeram muito mal à candidatura de Dilma.

A indignação pode fazer a diferença no segundo turno. Por mais que o governo federal utilize a máquina pública em benefício da candidata Dilma o eleitor que votou em Marina não será facilmente influenciado por essa máquina. Mas a pergunta que fica é: será que os eleitores com bolsa-família serão suficientes para decidir essa eleição?

*José Nunes Neto – estudante de Jornalismo da Uesb.

1 resposta para “A MIGRAÇÃO DOS VOTOS”

  • Abuba disse:

    Concordo que toda a corrupção descoberta ao longo desses anos no governo Lula, fez com que muitas pessoas (inclusive eu) dessem seu voto para um projeto diferente do petista e também do tucano, pois ao longo desses últimos vinte anos a corrupção vista na política nacional não foi produzida apenas pela turma de vermelho. No entanto, achei absurdo afirmar que o eleitorado de Dilma é composto somente por militantes do PT e pessoas beneficiadas pelas bolsas assistencialistas dadas pelo governo. O que me levou a crêr que o autor do texto é militande do candidato Serra, haja vista que só quem ignora as realizações do governo Lula é o pessoal da oposição. Ah, discordo também da parte do texto que diz que o eleitorado de Marina é basicamente composto por pessoas politizadas, pois ao que se sabe, grande parte das pessoas que votaram nela, votaram devido a questão religiosa, ou seja, a maioria do eleitorado dela é evangélico (e cá pra nóis, evengélico politizado é raro).

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia