Um estudo mostra que o brasileiro na lista de inadimplentes tem em média cinco dívidas em atraso e leva cerca de 217 dias (cerca de sete meses) para conseguir honrar seus pagamentos e sair da lista de devedores, conforme pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira.

A falta de controle de gastos entre brasileiros foi apontada como motivo de preocupação para Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. Segundo ele, em nota, os brasileiros não têm educação financeira.

“Se fôssemos financeiramente bem-educados (não somos), isso (oferta de crédito) não seria problema. Assim, muitas oportunidades, podem se traduzir brevemente em muitos problemas. Gastar a prazo sem um planejamento metódico provavelmente levará muitas famílias a perder as rédeas da situação, podendo ficar até sete meses sem acesso ao crédito”, afirmou Loureiro.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor continua ganhando força assim como o endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice.
Terra