Para ver o Bahia na Série A, o torcedor teve que segurar o fôlego e evitar um infarto. Contra o América-MG nesta terça (8), na batalha de Sete Lagoas, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Jael, marcado ainda no primeiro tempo. No segundo, mesmo com um jogador a menos, o América-MG pressionou o rival como pôde, mas não conseguiu o empate. Foi a nona vitória do Esquadrão fora de casa, melhor desempenho como visitante entre os times da Série B.

O resultado diante dos mineiros deixa o Bahia a três pontos da Série A. Basta vencer a Portuguesa no sábado (13), em Pituaçu, que o acesso estará selado. Após os resultados da 35ª rodada, o Tricolor continua em terceiro, agora com 62 pontos, seis à frente da Portuguesa, que venceu e assumiu a quinta colocação. O Sport, que empatou com o Vila Nova fora de casa, caiu para sexto, com 55. O líder Coritiba, que venceu o Duque de Caxias também fora de casa, é o primeiro time a garantir o acesso. Já o América-MG, quarto colocado com 58, sai para pegar o São Caetano, na sexta, e precisa vencer para continuar no G4.

O jogo
As duas equipes começaram a partida sabendo da necessidade de vencer e primaram pelo equilíbrio nos primeiros minutos da partida. Pelo América-MG, Euller, veloz mesmo aos 39 anos, era a principal arma ofensiva. Aos 11 minutos, ele passou voando pelo lado esquerdo e chutou cruzado. No susto, a defesa do Bahia mandou pela linha de fundo.

Já o Tricolor jogava fechado atrás esperando a chance de partir no contra-ataque. Mas o time baiano também chegava de outras formas. Aos 22, Ávine experimentou de fora da área e mandou por cima do travessão de Flávio. Mas prevaleceu o planejamento de Márcio Araújo e, aos 27, a torcida do Bahia comemorou. Jael recebeu pela direita, carregou até a entrada da área e mandou no canto do goleiro mineiro.

Faltou pouco para o Bahia ampliar com Ananias dois minutos depois, mas Flávio espalmou. Aos 36, o América-MG perdeu seu goleiro. Na entrada da área, Flávio derrubou Adriano, que partia livre ao ataque e recebeu cartão vermelho. Mesmo com um a menos, o América-MG perdeu a chance de empatar aos 46, quando Fábio Júnior errou cabeçada dentro da pequena área, aos 46 minutos.

Quem esperou domínio tricolor no segundo tempo pelo fato de estar vencendo e com um jogador a mais, deparou-se com a frustração. O Bahia abdicou do ataque e chamou o América-MG para jogar no seu campo. Aos 13, Dudu arriscou chute da entrada da área e mandou por cima do gol de Fernando. Aos 17, foi a vez do arqueiro tricolor segurar chute de Fábio Júnior da pequena área.

Apesar da pressão absoluta, o América-MG não conseguia furar o bloqueio azul, vermelho e branco. A chance mais clara de empate dos mineiros aconteceu aos 36 minutos, quando Rodrigo cobrou falta da entrada da área e acertou a trave direita de Fernando. Perto do fim, o América-MG foi para o abafa e o Bahia já não tinha ninguém no seu campo de defesa. Apesar do sufoco, os jogadores do Esquadrão conseguiram mais uma vitória na Série B. As informações são do IbahiaFC.

América-MG 1 x 0 Bahia – Campeonato Brasileiro Série B, 35ª rodada
Data: 09/11/2010
Local: Arena do Jacaré
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa/SP) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)

América-MG: Flávio; Micão, Preto (Thiago Silvy) e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio (Wesley) e Rodrigo; Euller (França) e Fábio Júnior. Técnico – Mauro Fernandes.

Bahia: Fernando; Ananias (Arílton), Luizão, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Leandro e Morais (Rogerinho); Adriano (Éverton) e Jael. Técnico – Márcio Araújo.
Correio*