A operadora Oi informou em coletiva nesta quarta-feira (22) que já está trabalhando para restabelecer completamente seus serviços na Bahia e que enquanto isso não acontecer irá oferecer aos seus clientes celulares habilitados e modems 3G. Os serviços estão instáveis depois que uma central telefônica da empresa no bairro do Itaigara foi queimada em um incêndio na manhã de ontem. A situação só deve ficar completamente normal em algumas semanas, pois a Oi precisa construir uma nova central.

Segundo a Oi, os clientes que estiverem sem telefone fixo e sem serviço de internet (Velox) devem procurar a sede da empresa, no Hotel Fiesta, com o RG e a última conta para receberem um celular habilitado que irá funcionar no seu número da linha fixa e/ou um modem 3G. A conta desta linha não será paga desde que a pessoa se mantenha dentro da sua média de consumo – excessos serão cobrados. As linhas de celulares devem estar funcionando normalmente em no máximo 48h. Quem mora no interior deve ligar para o 0800-031-6464 e buscar informações.

A causa do incêndio ainda não foi determinada – há possibilidade de o fogo ter começado com um curto-circuito ou um superaquecimento nos componentes elétricos. Segundo a Oi, sem essa central o movimento que foi desviado para suas outras centais ficou muito intenso e tem provocado um grande tráfego de informações e, por isso, muitos clientes estão experimentando instabilidades.

A empresa disse que ainda não é possível calcular o prejuízo causado pelo incêndio – só no comércio, se estima que este valor seja de R$ 10 milhões.
Correio*