Roberto Carlos sobe ao palco para apresentar seu tradicional especial de Natal, desta vez ao vivo e direto de Copacabana, em uma estrutura montada bem em frente ao Hotel Copacabana Palace. Mais de um milhão de pessoas devem assistir ao show do Rei, que começa às 21h30.

Ao lado de sua tradicional orquestra , a RC9, regida pelo maestro Eduardo Lages, o cantor apresenta seus maiores sucessos e conta com a presença de convidados especiais, como o grupo de pagode Exaltasamba, a dupla Bruno & Marrone, a cantora Paula Fernandes e a bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.

Esquema especial de trânsito

Será implantado esquema especial de tráfego no bairro. A operação de trânsito contará com a participação de 360 agentes da Prefeitura, entre guardas municipais e CET-Rio, com 60 viaturas e 38 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar aos bloqueios nas ruas internas e nos acessos a Copacabana. Além disso, a Polícia Militar também atuará nos bloqueios externos de Copacabana com 48 homens. Dez apoiadores de tráfego também ajudarão a orientar motoristas e pedestres.

Serão utilizados oito painéis de mensagens variáveis móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as restrições de estacionamento. Além destes, painéis fixos da CET-Rio também informarão as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da CET-Rio estará monitorando toda a área do evento com 30 câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação começou às 7h deste sábado e tem previsão de término às 4h de domingo, quando haverá limpeza total das pistas pela Comlurb.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES: A Avenida Atlântica, pista junto à praia, do posto 6 até o Leme já está fechada desde as 7h. A pista da Av. Atlântica junto às edificações funcionará com a mão invertida (de Ipanema em direção ao Leme) e o acesso ao Leme será feito somente pela Av. N.Sª. de Copacabana e Rua Gustavo Sampaio.

A partir das 12h foi interditada a pista da Av. Atlântica junto aos prédios, da Rua Figueiredo Magalhães até a Av. Princesa Isabel. O trecho da Av. Atlântica, entre o posto 6 e a Rua Figueiredo Magalhães continuará operando em mão invertida. No Leme, a pista junto às edificações permanecerá aberta para garantir a saída do bairro.

O fechamento total do bairro de Copacabana será às 15h, com 24 bloqueios externos em Ipanema (Rua Bulhões de Carvalho e outras), Lagoa (Corte do Cantagalo), e Botafogo (Rua Real Grandeza, Rua da Passagem, Rua Gal. Severiano, Rua Lauro Muller e Túnel do Pasmado). O fechamento das 15h não permitirá a entrada de nenhum veículo no bairro de Copacabana, com exceção de ônibus, táxis, motocicletas e veículos de bombeiros/polícia/trânsito/ambulâncias.

Das 15h às 2h, haverá desvio de tráfego: de Botafogo para a Urca, pela Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, ruas da Passagem e General Severiano e avenidas Venceslau Brás e Pasteur.

Das 7h até o fim do show, veículos de Copacabana para o Leme seguirão pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana e ruas Antônio Vieira e Gustavo Sampaio; e de Botafogo para o Leme, pelas avenidas Prado Júnior, Nossa Senhora de Copacabana e Rua Gustavo Sampaio.

COMO CHEGAR:

Para acessar a área do show, Av. Atlântica em frente ao Copacabana Palace, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

METRÔ – Utilizar as estações Cardeal Arcoverde ou Siqueira Campos. O Metrô Rio montou esquema especial com a utilização de maior número de composições para facilitar o deslocamento das pessoas.

Ônibus de linhas regulares – mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização do automóvel particular.

A SEOP – Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
JB