Dos 31 campi de institutos federais inaugurados na tarde desta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, apenas 19 terão aulas a partir do primeiro semestre de 2011. Outros 10 já funcionam há algum tempo e dois ainda estão longe de ficar prontos. As inaugurações oficiais completam a meta de criar 214 novas unidades até o final do governo.

Na lista de inaugurações, feitas em Brasília na presença de reitores, estão os dois campi do Instituto Federal da Paraíba, que começaram a funcionar em setembro de 2009: o Campus Monteiro, que conta atualmente com oito turmas, e o de Picuí, que atende cerca de 500 alunos em 13 turmas distribuídas nos três turnos.

Outros exemplos que constam como novos são as escolas de Curvelo, em Minas Gerais, e Piuma, no Espírito Santo, apesar dos dois semestres letivos já concluídos em ambas. Já o campus de Varginha, que foi criado em 2006, está na lista de inaugurações por conta de uma mudança de prédio, que ampliará o número de vagas.
IG