A situação dos clubes baianos no último ranking nacional divulgado no final do ano passado, com erros de avaliação, segundo o presidente Ednaldo Rodrigues, já era de conhecimento da Federação Bahiana de Futebol.

Na lista, sequer aparece o Ypiranga, 3ª equipe baiana em conquistas, com 10 títulos de campeão Estadual, e 11 vices-campeonatos, enquanto que figuram clubes baianos como Leônico, Botafogo e Poções, que nunca ganharam nada na 1ª Divisão do futebol baiano.

De acordo com o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, a irregularidade já havia sido identificada e a entidade já havia solicitado a reparação do erro. “Como é que um ranking que é feito a partir de 71 pode contabilizar feitos de antes? Nós já pedimos a correção”, afirmou.

O dirigente questionou ainda o sistema de pontuação. No Brasileiro, o campeão recebe 60 pontos. A pontuação vai decrescendo um ponto até o último colocado. “Mas na Copa do Brasil o campeão recebe 40 e o segundo 30 ou 20. É um critério desigual”, disse.

Segundo Ednaldo Rodrigues, a CBF está realizando um grande e minucioso levantamento para corrigir estes erros. O novo ranking, já contendo os campeões brasileiros de 59 a 71, deve ser apresentado no primeiro semestre de 2011.
TribunadaBahia

Leia também: Serrano e Vitória da Conquista aparecem no Ranking Nacional dos Clubes da CBF