A Fiat fechou 2010 se mantendo na liderança do mercado brasileiro, com 22,84% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, seguida por Volkswagen (20,95%), GM (19,75%) e Ford (10,10%), de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fenabrave (federação das concessionárias).

As montadoras italiana e alemã que estão no topo do ranking perderam participação, já que terminaram 2009 com 24,49% e 22,74%, respectivamente. Já as norte-americanas mantiveram a mesma fatia.

Considerando também ônibus e caminhões, foram 3,515 milhões de unidades emplacadas em 2010, número que representa um aumento de 11,9% sobre o ano anterior e o quarto recorde anual seguido. Já dezembro atingiu a maior marca mensal da indústria, registrando 381,5 mil licenciamentos com o impulso da antecipação de compras e das promoções.

“As medidas do Banco Central ainda não perturbaram o mercado”, afirma Sergio Reze, presidente da Fenabrave, referindo-se às restrições impostas a financiamentos com prazo superior a 24 meses. Para ele, no entanto, essas medidas poderão reduzir as vendas de veículos ao longo deste ano.

Automóveis mais vendidos em 2010
1º – Gol (VW) – 293.783
2º – Uno (Fiat) – 229.323
3º – Celta (GM) – 155.180
4º – Fox/CrossFox (VW) – 143.782
5º – Corsa Sedan (GM) – 141.443
6º – Palio (Fiat) – 137.159
7º – Siena (Fiat) – 120.518
8º – Fiesta (Ford) – 95.505
9º – Ka (Ford) – 84.883
10º – Voyage (VW) – 82.708
Folha