O Discurso do Rei, um drama britânico que detalha os esforços de George 6, o monarca britânico da época da guerra, para superar sua forte gagueira, foi líder em indicações ao Oscar na terça-feira, tendo sido indicado em 12 categorias.

Bravura Indômita, remake de um faroeste sobre a luta corajosa de uma menina para rastrear o assassino de seu pai, ganhou dez indicações. O thriller de ficção científica A Origem e o drama sobre o Facebook A Rede Social foram indicados em oito categorias cada um.

Esses quatro trabalhos vão disputar o cobiçado Oscar de Melhor Filme, ao lado de Cisne Negro, O Vencedor, Minhas Mães e Meu Pai, 127 Horas, Toy Story 3 e Inverno da Alma. Cisne Negro, O Vencedor,O Discurso do Rei, A Rede Social e Bravura Indômita também foram indicados para o Oscar de Melhor Direção.

Como nos anos recentes, não houve surpresas entre os filmes mais indicados. A Rede Social vem dominando várias cerimônias de premiações anteriores ao Oscar, entre elas o Critics Choice e os Globos de Ouro.

Mas Rede Social topou com um grande obstáculo no sábado passado, quando O Discurso do Rei foi o ganhador inesperado do prêmio principal do Sindicato dos Produtores, que nos últimos anos tem coincidido com o Oscar em 70% das vezes.

Os vencedores da 83ª edição anual dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas serão anunciados em cerimônia em Hollywood em 27 de fevereiro.
Terra