A Nike acaba de lançar uma chuteira sustentável. O modelo, apelidado de Green Speed (velocidade verde), foi totalmente fabricado a partir da busca pelo menor impacto ambiental possível. A criação é assinada pelo desenhista britânico Andy Caine.

Mesmo tendo sido planejado dando maior ênfase às questões ambientais, o calçado não deixa a desejar em termos de desempenho. Segundo a empresa, ele o mais leve e mais rápido já produzido pela Nike.

A chuteira foi produzida na Itália, utilizando energia renovável em todo o processo. Os materiais também foram cuidadosamente escolhidos. A placa de tração do tênis é feita a partir de uma mistura de mamona e plástico. O forro interno também é proveniente de grãos de mamona, enquanto os cadarços e a língua do calçado são feitos com, ao menos, 70% de materiais reciclados.

Esta é a primeira chuteira totalmente sustentável produzida pela Nike. A criação surgiu a partir de um desafio lançado à equipe de Andy Caine, cujo único pré-requisito seria o de se produzir, de maneira consciente, um calçado altamente eficiente para ser usado por jogadores de futebol.

A Green Speed possui apenas 160 gramas e a Nike a caracterizou como o ponto de partida para uma nova era da produção de chuteiras de alto rendimento e feitas com baixa pegada ambiental.

Em breve o modelo será disponibilizado aos jogadores profissionais e a previsão é de que esteja disponível comercialmente a partir de 15 de agosto, com custo estimado em 300 dólares.
CicloVivo