O Cadastro Eleitoral – banco de informações sobre os eleitores – foi reaberto hoje (17/11) nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Em Salvador, o sistema será reaberto na próxima segunda-feira (24/11). Com a medida, mais de 600 mil eleitores, somado o eleitorado das duas cidades, voltam a contar com as operações de alistamento eleitoral, 2ª via do título, alteração de dados pessoais ou do local de votação (revisão) e mudança de município (transferência), após o Cadastro ficar pouco mais de seis meses fechado, obedecendo a Lei 9.504/97 que determina a sua suspensão nos 150 dias que antecedem as eleições.

Em Vitória da Conquista, os procedimentos podem ser realizados no SAC Conquista II, ou em um dos três cartórios eleitorais da Cidade. Já em Feira de Santana, os eleitores podem se dirigir a um dos quatro cartórios eleitorais do município ou ao SAC Feira Centro I. “Hoje nós fizemos o total de 80 atendimentos na CAP (Central de Atendimento ao Público) e no SAC. Acredito que a procura deve aumentar nos próximos dias, mas o balanço até agora é positivo”, comemora o Chefe da 157ª Zona Eleitoral (Feira de Santana) Luciano Leite.

Na oportunidade, os eleitores que comparecerem aos postos mencionados, nas cidades acima indicadas, poderão realizar os serviços disponibilizados, ocasião em que deverão também cadastrar-se biometricamente – técnica de identificar o eleitor pela impressão digital, assinatura eletrônica e foto (com medidas da face). O procedimento, que ainda não é obrigatório, deverá ser concluído até as Eleições Gerais de 2018 em Feira de Santana e Vitória da Conquista, e até 2020 em Salvador.

Demais cidades do interior
Diferentemente de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, todos os outros 414 municípios baianos começaram a oferecer os serviços eleitorais nos seus postos de atendimento desde o dia 3 de novembro.
TRE-BA