Por Marcos Infante

O Primeiro Encontro sobre Autismo de Vitória da Conquista com o tema “Autismo: Teoria e Prática” acontece em Vitória da Conquista nos dias 14, 15 e 16 de agosto. O objetivo é capacitar profissionais para o atendimento educacional especializado e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na sexta-feira, dia 14, e no sábado, dia 15, a programação tem será das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs. No domingo, dia 16 das 08hs às 12hs. O evento será realizado no Instituto Oficina da Cidadania, rua Pernambuco 550, bairro Brasil.

O público alvo são professores, mediadores (estagiários, monitores e/ou facilitadores), pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, estudantes de graduação e/ou pós, familiares e demais interessados no assunto. As ministrantes do encontro são Alcione Silveira de Andrade Cajahyba e Juliana Brandão Costa Bispo.

Alcione Silveira de Andrade Cajahyba possui treinamento no Modelo Educacional Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (TEACCH) da Associação de Amigos do Autista (AMA) de São Paulo; Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R) da AMA de São Paulo; Especialização em Saúde Mental UNIGRAD;

Especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (FEM); graduada em História pela UFBA e em Teologia pela Lumen Christi (BA); autora do livro “INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA”, Editora Baraúna, São Paulo, SP, em 2014; atualmente faz Especialização em Neuropsicologia pela UNIGRAD.

Juliana Brandão Costa Bispo é graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); especialista em Educação Especial para Talentosos e Dotados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (UFC); atualmente faz especialização em Educação para Autistas com ênfase no Ensino Estruturado-TEACCH pela Universidade da Rede APAE (UNIAPAE).

O investimento é de R$ 200,00 (duzentos reais) à vista. As inscrições podem ser feitas até pela internet até o dia 10 de agosto, ou no Instituto Oficina da Cidadania, Rua Pernambuco 550, bairro Brasil, até o dia 12 de agosto.

Para fazer a inscrição pela internet, envie um e-mail para autismoteoriaepratica@gmail.com solicitando uma ficha de inscrição. Reenvie esta ficha preenchida com todos os dados e o comprovante de pagamento que deve ser efetuado no Banco Itaú, agência 8934, conta corrente nº 04944-9.

Maiores informações com Zéu, através do telefone do Instituto Oficina da Cidadania, (77) 3421-5889, ou com Alcione pelos telefones (77) 4141-0141 (77) 9138-2887.