Por Ubaldino Figueiredo

seria brasileiroTerminado o primeiro turno do campeonato brasileiro das séries “A” e “B”, dois times se destacaram e conseguiram terminar a fase na liderança das competições, conquistando, simbolicamente, o título do primeiro turno.

Na série A, o CORINTHIANS que há dez jogos vem mantendo regularidade em suas atuações, assumiu a liderança há duas rodadas, ajudado pela pelo declínio do ATLÉTICO – MG, na três últimas rodadas não teve o gosto de um triunfo, distanciou-se quatro pontos do Timão e, em sua cola está o GRÊMIO que vem acumulando pontos positivos, dividindo com o time mineiro a vice- liderança.

Para a próxima fase, o Corinthians já começa com 40 pontos ganhos, seguido do Atlético – MG e Grêmio com 36 pontos cada um e, correndo por fora estão Fluminense, 33; Palmeiras, São Paulo e Sport 31 pontos cada. Na extremidade de baixo da tabela estão: Goiás, Coritiba, Joinville e Vasco da Gama que mandou seu treinador embora, como se ele fosse o único responsável pela atuação situação do time cruzmaltino.

Na série B, o campeão simbólico é o VITÓRIA que acumulou 37 pontos ganhos, com aproveitamento de 65%, seu ataque é o mais positivo, marcou 30 gols e, sua defesa é a segunda menos vasada da competição, sofrendo apenas 17 gols. Na ZR os mesmo times há muitas rodadas; Luverdense, ABC, Mogi Mirim e Ceará segurando a lanterna.

A série B mostra mais equilíbrio entre os postulantes ao acesso a elite, uma vez que a constante troca de posições dentro do G4 é o retrato desse equilíbrio. A diferença do primeiro colocado para o segundo é de apenas um ponto e, do primeiro para o quarto é de 4 pontos, mesma diferença do primeiro para o segundo na série A.

Fazendo uma comparação, o Corinthians, 1° colocado somou 40 pontos, enquanto que o Fluminense, 4º colocado tem 33 pontos, uma diferença de sete pontos. Na próxima rodada poderá haver mudança de cadeiras, isto porque o Vitória enfrenta o Sampaio Correa, na casa do adversário, o Botafogo pega o Paysandu, no engenhão, e o duelo de seis pontos será entre Bahia e América – MG, na arena Fonte Nova, onde o tricolor está invicto. O início do próximo turno promete ser empolgante nas duas séries, tanto na parte de cima, quanto na de baixo das tabelas.