marcelo nilo em jequieEm continuidade ao projeto “Legislativo nas Escolas”, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, nesta sexta-feira (21), visitou o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Jequié.

Para o deputado, o debate foi de grande valor para os alunos da rede pública, principalmente para aqueles que estão se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“A qualidade do debate foi surpreendente, a interação entre os alunos e a minha experiência política é enriquecedor para ambas as partes”. Nilo ainda ressaltou a importância da discussão da democracia no Brasil e o atual cenário socioeconômico do país.

De acordo com a diretora do colégio, Rovelina Lima Macedo, o debate com um representante do poder legislativo só amplia o conhecimento dos alunos e dos profissionais presentes. “O quadro politico no Brasil é diversificado e amplo, mas precisamos discutir e debater formas para melhorar o cenário. Não duvido que a esperança, de fato, são esses jovens. Nossos alunos se prepararam para esse debate e o resultado foi maravilhoso” afirma Rovelina.

O aluno Gabriel Carvalho, 3º ano A, colocou em prática toda aula de filosofia, citando Max Weber – intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia – “O filósofo alemão em uma das suas teorias defende que a sociedade deve ser analisada a cada 20 anos, com base nisso, presidente, como o senhor enxerga o Brasil daqui a vinte anos?” Nilo ficou admirado com analogia do alunoe afirmou que “a sociedade deve ser analisada todos os dias, porque a conjuntura política é muito dinâmica. Com as redes sociais a participação das pessoas foi ampliada e isso é um dos pilares da democracia.Também um passo importante para consolidação da nossa cidadania”.

O professor e diretor vespertino Hélio Rocha, falou que “Quanto mais próximo ela [a escola] estiver de uma democracia, do modelo que a gente sonha, mais chances a gente tem de ter uma geração que lute por isso.”

O presidente também foi questionado sobre um dos temas polêmicos na atualidade: financiamento público, pela aluna Iasmim Brito, 3º B matutino – vencedora do TAL (Tempos de Arte Literária) – O presidente afirmou que qualquer sistema tem vantagens e desvantagens, porém, todos acabam favorecendo os grupos A ou B, mas é necessário sim que a mudança aconteça logo.”

“Agradecida ao presidente Marcelo Nilo, por prestigiar os alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Jequié, Glassuede Vanesa, Coordenadora Pedagógica, finalizou que ”esperamos que possamos, daqui pra frente, ter uma interação maior entre nossos alunos e a assembleia legislativa”, afirma que explicou que ao termino do evento apresentaria a “Coleção de livros Gente da Bahia”, da Alba Edições, que traz perfis de personalidades da história baiana.