Por Ubaldino Figueiredo

O início do returno das duas principais séries do campeonato brasileiro foi marcado pela prevalência do mando de campo, principalmente na série A, bem como as espetaculares viradas de jogo pelos mandantes, isto aconteceu em pelo menos três jogos, a exceção ficou por conta do jogo Ponte Preta X Grêmio, onde o time gaúcho não repetiu as atuações anteriores, demonstrando apatia em toda a partida, ficando no zero a zero.

No Maracanã, depois de estar perdendo para o São Paulo, o Flamengo deu a volta por cima, e aproveitando-se da fragilidade da defesa do São Paulo virou o placar, com Guerrero voltando a marcar venceu o jogo por dois a um, somando 26 pontos ganhos e ocupando a 13ª posição na classificação. Outra virada foi no grande jogo entre Atlético – MG e Palmeiras, tendo o verdão saído na frente do marcador, no entanto, não suportou a pressão do time mineiro e de sua torcida, e ainda no primeiro tempo de jogo sofreu dois gols, marcados por Lucas Pratto, em uma tarde inspirada, resultado que manteve o galo na vice-liderança da competição.

O Fluminense foi a Joinville e, de virada, também, perdeu para o time da casa pelo placar de dois a um, e se manteve na quarta posição, graças aos resultados negativos do São Paulo, Palmeiras e Sport. O Corinthians não tomou conhecimento do Cruzeiro e aplicou-lhe três a zero, com Vagner Love fazendo as pazes com o gol, e desta feita marcou dois, o que garantiu o timão na liderança do campeonato, com 43 pontos ganhos, quatro pontos à frente do segundo colocado.

O Coritiba, mesmo ocupando uma das vagas na ZR, vem em uma sequência de três vitórias, enquanto isso, o Vasco da Gama não larga a ultima posição, estando oito pontos distante do primeiro da ZR.   Na série “B”, os mandantes nem todos fizeram o dever de casa, a começar pelo Botafogo, que decepcionou sua torcida perdendo para o Paysandu, dentro do engenhão, pelo placar de 3X2, o Bahia, jogando na Fonte Nova, contra o América – MG saiu na frente do placar, mas cedeu o empate e, caiu para a quinta posição, graças a derrota  do Vitória, para o Sampaio Correa, propiciando ao time maranhense entrar no G4, com o mesmo número de pontos do Bahia, com uma vitória a mais que o tricolor baiano.

O time rubro negro, mesmo perdendo, manteve-se na primeira colocação com 37 pontos ganhos. Duas grandes surpresas marcaram essa rodada da série “B”, a goleada sofrida pelo Náutico, no jogo contra o Luverdense, de 5 a 1, e o primeiro triunfo do Ceará, depois de muitas rodadas segurando a lanterna, venceu o Paraná pelo placar de 4 a 3, em um jogo de sete gols, com esse resultado o vovô passou a lanterna para o Mogi-Mirim que apenas empatou com o Criciúma, único zero a zero da rodada. Meio de semana teremos a Copa do Brasil, com jogos de volta.