mostraEm um mundo marcado pela proliferação dos mais diversos tipos de tela – dos supertelevisores domésticos aos smartphones –, em que o acesso aos filmes, embora facilitado, se torna cada vez mais individualizado, é de grande importância para a cultura estimular e garantir espaços coletivos para a fruição da sétima arte e a circulação de saberes que ela proporciona. Em sua 11ª edição, a Mostra Cinema Conquista – um olhar para o novo cinema consolida a característica especial de ser um espaço coletivo de exibição, dinâmico e frequentado por pessoas de idades variadas, com gostos diferenciados.

Estabelecido, ao longo dos anos, como um dos mais importantes eventos do gênero no Nordeste do País, reunindo centenas de pessoas para ver, ouvir e falar de cinema, a Mostra Cinema Conquista é, por excelência, um espaço de experimentação cinematográfica, que democratiza o acesso à produção nacional e o debate sobre os mais diversos temas do cinema e do audiovisual.

De 4 a 9 de outubro de 2015, a sociedade conquistense e regional poderá assistir a 45 filmes brasileiros entre longas, médias e curtas metragens, mantendo a tradição de proporcionar que grande número de pessoas assista a filmes em conjunto, se emocionando e se surpreendendo coletivamente. Com isso, criamos e recriamos novos sentidos para uma prática cultural que ainda marca gerações.

Nesta edição prestamos homenagens ao jovem conquistense Paulo Tiago, por sua produtiva e inquieta criatividade artística, protagonizada em suas peças teatrais, poesias, pinturas, filmes e roteiros para cinema.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 11 é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Curso de Cinema e Audiovisual e o Programa Janela Indiscreta. Tem como correalizadora a Casa da Cultura de Vitória da Conquista e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.