incêndioUm incêndio que atinge parte da Chapada Diamantina, neste domingo, 13, foi controlado no município de Mucugê (a 441 Km de Salvador), mas ainda continua em Andaraí (distante a 414 Km de Salvador). Fogo é combatido desde sexta, 11.

Um efetivo de cerca de 30 pessoas, entre membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, voluntários e brigadistas de Lençóis tentam conter as chamas em Andaraí.

Outro grupo, formado por integrantes do Icmbio, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros e grupos de voluntários atuam em Mucugê. Apesar do fogo ter sido controlado, eles fazem o rescaldo do incêndio e monitoram a região para que não surjam novos focos.

De acordo com o Instituto Chico Mendes, parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina foi atingido, mas as chamas foram controladas. O chefe substituto do Parque, César Gonçalves, disse que ainda não é possível dimensionar a área atingida pelo incêndio.

Neste sábado, o membro do Conselho Municipal de Turismo de Mucugê, Frederico Matt, estimou que o fogo afetou mais de mil hectares de vegetação na Chapada Diamantina.

Gonçalves também afirma que a causa do incêndio é desconhecida.  “Ainda não podemos falar nada sobre a dimensão e as causas do incêndio. Nosso foco agora é controlar o incêndio”, disse.

Mas um homem foi apontado com responsável pelo incêndio. De acordo com a jornalista Diana Gomes, que mora em Mucugê, ele já foi preso pelo mesmo motivo em outra ocasião, mas acabou solto após apresentar um atestado de insanidade mental.

A Tarde