Fundação Telefônica Vivo - 2013.Escolas Rurais Conectadas - Maratá - RS..Escola Pedro Cristiano Hoher.O dia a dia em sala de aula traz desafios que exigem reflexões constantes sobre as práticas educativas. Para apoiar os educadores a lidar com essas questões, a Fundação Telefônica Vivo disponibiliza através do Programa Escolas Rurais Conectadas — uma plataforma online para formação de professores (www.escolasconectadas.org.br) –, conteúdos que tratam dos mais variados temas, de alfabetização a avaliação de aprendizagem.

Certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), os cursos, totalmente gratuitos, abordam também a inserção da cultura digital nas mais variadas classes. “É comum ouvirmos dos professores: Meu aluno está aprendendo? Acreditamos que a tecnologia torna sim o ensino mais atraente e efetivo, além de aproximar educadores e alunos”, afirma Mila Gonçalves, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo.

A partir do dia 23 de setembro, uma campanha será veiculada nas rádios da Bahia e do Ceará com o objetivo de ampliar o acesso de professores da região à plataforma, na qual encontram fácil acesso a materiais de qualidade e podem interagir com professores de todo o Brasil. Desde janeiro, mais de 10 mil educadores do país já se inscreveram no programa.

Fundação Telefônica Vivo - 2013.Escolas Rurais Conectadas - Maratá - RS..Escola Pedro Cristiano Hoher.O objetivo principal é aprimorar o conhecimento em linguagens, matemática, novas metodologias, conscientização ecológica, métodos de avaliação, além de conteúdos didáticos para estimular o interesse dos alunos pela tecnologia. A plataforma ainda permite a colaboração e a troca de experiências entre os usuários. São inúmeras oficinas para melhorar as práticas pedagógicas.

A plataforma dispõe de duas modalidades de curso: Faça você mesmo e Curso com Especialistas. Na primeira categoria, o educador pode se inscrever a qualquer instante nos cursos disponíveis e realizá-los de acordo com a sua agenda. Um dos cursos de destaque é o de Construção de Jogos, Materiais e Atividades de Matemática, numa lista de 10 outras opções de atividades de curta duração. Já as aulas com especialista são mediadas por profissionais da área, com início e término definido e possuem vagas limitas. Diferentes cursos abrem inscrições ao longo do ano.

 Certificado

Ao completar 30h de formação, o usuário será certificado pela UERGS. Já para as oficinas com tempo inferior a 30h, são emitidas declarações.

Inscrições

As inscrições estão abertas em www.escolasconectadas.org.br e disponíveis para professores de todo o país.

 Sobre a Fundação Telefônica Vivo

Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.