mostraNesta edição da Mostra Cinema Conquista – Ano 11, a cidade de Poções será palco de um encontro especial.

Em parceria com o Centro de Cultura Fedele Sarno e a Prefeitura Municipal de Poções, será realizada a Mostra Paralela, uma exibição do projeto A Linguagem do Cinema, do cineasta Geraldo Sarno, que mostrará o trabalho do cineasta Eryk Rocha. A sessão acontecerá em presença de ambos, no dia 09 de outubro (sexta), no Centro de Cultura Fedele Sarno, às 19 horas.

O coordenador da Mostra Cinema Conquista, Esmon Primo, comenta sobre a programação, que acontece pela primeira vez como parte do evento: “Poções está tendo, recentemente, uma aproximação muito grande com Geraldo Sarno, pois os projetos dele incluem o sertão, além disso, ele é filho da terra. Com a criação da Associação Fedele Sarno, a Mostra pôde este ano fazer uma extensão da programação com a ideia da Mostra Paralela, que, inclusive, foi sugestão do próprio Geraldo. E como Eryk Rocha também estará presente na Mostra, trazendo seu aclamado documentário Campo de Jogo, Geraldo vai exibir um trabalho que ele fez sobre a produção de cinema de alguns autores, ‘A Linguagem do Cinema’, que inclui Eryk. Então será uma reunião de dois nomes importantes do país, num momento especial na cidade de Poções no último dia da Mostra.”

Além de Geraldo Sarno ter realizado um trabalho sobre a produção cinematográfica de Eryk Rocha e apontar que o filho de Glauber é um dos maiores cineastas do país hoje, em 2007, Eryk também gravou um episódio de 30 minutos para a série Retratos Brasileiros, do Canal Brasil, intitulado “Eu carrego um cinema dentro de mim”, sobre a trajetória de Geraldo Sarno. Ambos já estiveram juntos em festivais de cinema, em mesas de discussão e debates, e, agora, a Mostra Cinema Conquista proporciona mais um encontro entre esses dois grandes nomes do cinema brasileiro.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 11 é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Curso de Cinema e Audiovisual e o Programa Janela Indiscreta. Tem como correalizadora a Casa da Cultura de Vitória da Conquista e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
ASCOM MOSTRA