Foco de incêndio segue arrasando vegetação em Ibicoara - FOTO Tayne LuzO fogo que afetou o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, na última semana, voltou e arrasa a vegetação da região do Lacrau.

Neste domingo (15), em contato com o Jornal da Chapada, a comunicóloga Tayne Luz, que acompanha de perto os combates em Ibicoara, informou que a mobilização dos brigadistas do município, comunidade local, voluntários e membros da brigada Prevfogo transcorreu durante toda a madrugada de sábado para domingo.

Com as ações concentradas no grande fogo que toma a região do Mucugezinho, Morro do Pai Inácio, entre Lençóis e Palmeiras, outros focos de incêndios também precisam de reforço para evitar que as chamas se espalhem. “Os outros municípios da Chapada que sofrem com o fogo também precisam de atenção. O fogo aqui em Ibicoara é combatido arduamente e toda hora ele volta. A noite foi complicada, tivemos um incêndio muito grande em área que não foi queimada antes”, aponta Tayne.

Atualmente, além de Ibicoara, existem combates também nas regiões do Vale do Capão (Palmeiras), Rio Mucugezinho (entre Lençóis e Palmeiras) e próximo à BR-242, além de equipes no Vale do Cercado, que fica no município de Iraquara, numa região próxima ao Morro do Pai Inácio, onde o fogo está começando a avançar, ameaçando queimar casas. O Vale do Cercado é uma área que pertence a APA/Marimbus/Iraquara.

O chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), Cézar Gonçalves, já havia confirmado ao Jornal da Chapada a volta dos focos de incêndios em Ibicoara. “O fogo voltou, tem uma equipe trabalhando lá, do Prevfogo, para evitar que o fogo avance e atinja o Parque Nacional”, completa.
JornaldaChapada