UFBAEm 2016, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, irá iniciar o seu terceiro programa de pós-graduação em nível de mestrado. A proposta de criação do mestrado em Saúde Coletiva, submetida por uma comissão formada por docentes, foi aprovada, na última quarta-feira (16), pelo Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação do Ministério da Educação (MEC).

O mais novo curso stricto sensu, fruto de parceria com diversas universidades e institutos de pesquisa, a exemplo da UFMG, UFF, UFRB, Fiocruz/RJ e ISC/UFBA, se junta aos dois programas de mestrado já existentes na unidade: Ciências Fisiológicas e Biociências.

De acordo com um dos membros da comissão de elaboração do projeto, professor Márcio Galvão, a data de divulgação do primeiro edital ainda será definida, mas a previsão é de que o curso tenha início no primeiro semestre de 2016 e de que sejam ofertadas 14 vagas. “O curso seguirá agora todas as etapas de implantação, a iniciar pela composição do Colegiado do Programa, organização de toda estrutura administrativa de pessoal, culminando no primeiro processo seletivo e acolhimento dos primeiros mestrandos”, explica Galvão.

Destaque regional
Na avaliação do Diretor da UFBA-Conquista, professor Orlando Caires, a chegada de mais um mestrado na unidade demonstra que o Campus Anísio Teixeira tornou-se referência regional em pesquisas e programas de pós-graduação. “O mestrado em Saúde Coletiva será o terceiro programa de pós-graduação em nível de mestrado da UFBA-Conquista, além do doutorado e da residência multiprofissional, o que mostra a consolidação do nosso campus como instituição de destaque regional nas áreas da pesquisa e da pós-graduação”, expressou.

Programa
De acordo com a coordenação do projeto, a estrutura curricular do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva, da UFBA-Conquista, proporcionará uma sólida formação em pesquisa, contemplando disciplinas metodológicas, temáticas e instrumentais. O curso se organizará em duas áreas de concentração: (1) Epidemiologia e (2) Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde.

Em breve, será criada uma página específica, dentro do site da UFBA-Conquista, com todas as informações sobre o novo programa de mestrado da instituição.
ASCOM UFBA