Pela segunda edição consecutiva, a Uesb recebe o “Selo de Qualidade OAB Recomenda”. A premiação, que acontece a cada três anos, está na quinta edição e trouxe como tema “Educação Jurídica de Qualidade – Garantia Institucional”.

O Selo tem o objetivo de reconhecer as instituições de ensino superior nas quais os cursos de Direito cumpriram os critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB, visando contribuir com a valorização do ensino jurídico de qualidade.

Dos mais de 1200 cursos existentes no país, a OAB concedeu a recomendação a 139 instituições. Para a avaliação, foram utilizados índices de aprovação dos estudantes no exame da Ordem e no conceito obtido pelas instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

“A concessão do selo é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo corpo docente do nosso curso de Direito, da dedicação do nosso corpo discente, e do corpo técnico-administrativo, que dá suporte e executa com qualidade as atividades-meio”, ressaltou o reitor em exercício, professor Fábio Félix Ferreira.

O gestor também destaca o compromisso da Universidade em buscar manter a qualidade do que está sendo desenvolvido. “A Uesb mais uma vez se destaca no cenário nacional ao ser contemplada com o selo de qualidade concedido pela ordem dos advogados do Brasil. Ao mesmo tempo em que a Uesb se destaca, ela renova o seu compromisso em continuar investindo na qualidade da graduação, tanto do curso de Direito como de todos os demais cursos”, salienta.

O coordenador do Curso, professor Gesner Lopes Ferraz, fala sobre a importância da qualificação: “Mais uma vez fica credenciado e mostrado que o nosso curso de Direito tem uma qualidade que a OAB certifica como um dos melhores cursos de graduação do Brasil. A nossa Universidade tem prestado um excelente papel na condução do curso como um dos melhores. Quem optou por fazer Direito na Uesb está optando em fazer um dos melhores cursos do Brasil”, avalia.

Rui Medeiros, professor da graduação e Conselheiro Federal da OAB, destaca o bom desempenho da Instituição nos exames da Ordem como parte importante desse processo de indicação de qualidade. “Como a Uesb e outras entidades de ensino de Direito, geralmente entidades públicas, têm obtido primeiros lugares em seus respectivos estados, a OAB agraciou a Uesb por ter pontuado muito bem no Estado da Bahia no exame de Ordem”. Para Medeiros, isso também aumenta a concorrência pela formação: “ O curso passa a ser procurado por aquele que quer fazer um bom curso, então aumenta o número de concorrentes no vestibular. Isso significa que, com uma concorrência maior, há uma qualidade também maior do nosso alunado”, observa.
ASCOM UESB