PonteA Rodovia BA-148, entre Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, na região Sudoeste da Bahia,  foi interditada na noite desta quinta-feira (28), após a abertura de uma cratera e o rompimento de uma ponte sobre um rio afluente do rio Brumado.

O trânsito está impossibilitado nos dois sentidos da via e equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) orientam os motoristas que passam pelo local a desviar por uma estrada de terra de pelo menos 6k ou aguardar a recuperação da ponte.

O desvio não permite passagem de veículos pesados e os caminhoneiros estão parados aguardando providências por parte do DERBA, que já tomou conhecimento do problema.

Conforme informações obtidas pelo L12 Notícias através da polícia, não há previsão para liberação do trecho, que deverá ser refeito. Cerca de 30 caminhões e carretas estão parados na comunidade de Fazendinha, situada a 3 km do local. “Vai prejudicar muito a minha viagem, mas fazer o que, né? Tem que esperar aqui pra ver se arruma pra gente poder passar. Minha carreta está carregada com minério e tinha previsão de chegar a Luiz Eduardo Magalhães nesta sexta-feira, pela manhã. Minha carga não é perecível, então vou aguardar até amanhã pra ver o que vai acontecer, pretendo dormir aqui mesmo. Se eu entrar em algum desvio aqui poder ser que a carreta atole, é melhor aguardar”, disse o carreteiro Claudemir, à nossa reportagem.

ponte 1A estrutura está completamente comprometida, com uma enorme cratera exposta e fina camada de asfalto, enfim, ameaça ruir a qualquer momento. Em um dos lados da ponte existe uma barragem particular recém-construída, aparentemente sem nenhuma fiscalização, o que pode ter comprometido a estrutura da edificação após as fortes chuvas que há mais de 20 dias se abatem sobre a região.

Não há previsão para a liberação da estrada. O problema, se não for sanado em curto prazo de tempo, pode prejudicar o tradicional Carnaval de Rio de Contas e, ainda, o carnaval de Livramento de Nossa Senhora, previsto para acontecer neste final de semana. Segundo a PRE, não tem a menor condição de tráfego pelo local sem passar uma intervenção de manutenção.

L12