abril 2016
D S T Q Q S S
« mar   mai »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisadores da UFBA-Conquista identificam prevalência de insegurança alimentar em comunidades quilombolas

UFBA5Um estudo feito por pesquisadores do Campus Anísio Teixeira/UFBA identificou altas prevalências de insegurança alimentar em várias comunidades da zona rural de Vitória da Conquista, sobretudo, em comunidades quilombolas.

Com o apoio da equipe da Unidade de Saúde Familiar do Pradoso, zona rural do município, alunos da UFBA-Conquista, sob a coordenação da professora Danielle Medeiros, em parceria com alguns alunos da UESB, realizaram 459 entrevistas domiciliares com os responsáveis pelas famílias de 21 comunidades.

Os resultados mostraram a presença da insegurança alimentar  na maior parte dos domicílios pesquisados (52,1%), principalmente nas comunidades quilombolas (64,9%), com prevalências superiores às das populações rurais brasileiras (35,3%), da região Nordeste (38,1%) e da Bahia (37,8%).

“A prevalência encontrada foi elevada em todos os níveis nas populações estudadas, com diferenças entre as comunidades quilombolas e não quilombolas, com maior gravidade nas quilombolas, demostrando a possibilidade da existência de fome nas famílias estudadas”, afirma uma das pesquisadoras, a estudante Etna da Silva.

A insegurança alimentar ocorre quando há dificuldade no acesso regular e permanente aos alimentos em qualidade e quantidade suficiente, ou até mesmo com a preocupação da interrupção deste no futuro próximo, comprometendo o acesso a outras necessidades essenciais. Ela se classifica em leve, moderada e grave.

Planejamento

Assim que identificaram a situação de insegurança alimentar nas comunidades quilombolas e não quilombolas de Vitória da Conquista, os pesquisadores trataram de difundir os resultados do estudo na Oficina sobre Saúde Quilombola do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e ainda apresentá-los, com êxito, para a Equipe de Saúde Familiar do Pradoso.

Desde então, conforme conta a cirurgiã-dentista da unidade de saúde referida acima, Katiuscy Carneiro, as equipes têm feito planejamento de ações com base nos dados do estudo.“[Essa pesquisa] nos trouxe dados novos que até então a gente não imaginava que comunidades tão próximas da zona urbana, como o Baixão, por exemplo, tivessem uma insegurança alimentar maior do que em outras comunidades mais distantes que a gente tem. A partir disso, a gente sentou para planejar, fazer um plano de ação para qualificar a atenção à saúde nessas comunidades”, conta.

Transformação social

Para a coordenação do estudo, pesquisas como essa de cunho social são importantes para desvelar o problema e suas associações, servindo como instrumento para a reivindicação e implantação de ações e politicas públicas para a melhoria da alimentação, saúde e qualidade de vida dessa população estudada e de toda a população rural brasileira, e ainda contribui para uma formação humana e cidadã dos estudantes-pesquisadores envolvidos no projeto.

Para obter mais informações sobre a pesquisa entre em contato com a coordenadora do projeto através do e-maildaniellesoutomedeiros@gmail.com ou pessoalmente no Laboratório Interdisciplinar em Saúde, localizado no Pavilhão de Aulas, da UFBA-Conquista.

 

Assessoria de Comunicação

1 resposta para “Pesquisadores da UFBA-Conquista identificam prevalência de insegurança alimentar em comunidades quilombolas”

  • joão de deus ferreira disse:

    ACTION LOW CARBON

    AOS senhores responsáveis por ACTION LOW CARBON, eu JOÃO DE DEUS FERREIRA criador de ideias, vi no relato de baixo carbono, que essa ação me excluía e os demais criadores de ideias, por esse motivo, resolvi lhes enviar esse pequeno artigo.
    QUERO dizer para vocês, que quando um grupo sai em romaria, estão à procura de um milagre, e esse milagre está com JD O HOMEM.
    MILAGRES como tornar RIOS E IGARAPÉS POTÁVEIS SEM DROGAS, pois os mesmos não precisam de tratamento e sim de ação contra poluição produzidas pelo homem.
    QUEM precisa de tratamento ou mais de um destino são os esgotos de todo MUNDO. PARA proliferar a vida nos rios, mares e lagos. ESSE esgoto está destruindo as barreiras de corais, sem destino para os esgotos vocês não chegará a lugar algum. O esgoto é fonte nascente de bactéria e gases venenosos, que produz o cheiro, a acidez do deserto bem conhecido dos AEDES AEGYPTI.
    QUAIS os resíduos que vocês irão dar destino?
    AS setecientas empresas sabem como fazer queda de partículas dos chaminés e descargas de motores.
    ENERGIA LIMPA RENOVÁVEIS para todo tamanho de gerador, essa invenção, com 2.5 giros, o gerador é atingido por RPS atingindo tudo aquilo que lhe foi destinado.
    SE sentirem falta de alguém, entre em contato.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia