banner_fligeAcontece entre os dias 11 e 14 de agosto, a primeira edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), iniciativa que busca inserir a cidade de Mucugê, situada nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no circuito de feiras e festas literárias realizadas na Bahia e no Brasil.

Durante os quatro dias de programação, o evento pretende possibilitar que o público participante compartilhe diversas atividades literárias e culturais, além de uma programação especial direcionada ao público infanto-juvenil.

A Fligê apresentará uma programação extensa que contará com conferências, encontros, lançamentos, leituras guiadas, contação de histórias, oficinas, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas, facilitadas por autores convidados dos mais variados horizontes literários e autores da nova geração que se dedicam à criação literária em diferentes linguagens.

Tendo como objetivo a formação, produção e difusão do livro e da literatura brasileira, baiana e regional e visando a informação, o despertar e o prazer do livro e da leitura, a Feira Literária será desenvolvida em diversos espaços da cidade e com acesso gratuito para toda comunidade interessada.

A edição 2016 da Fligê homenageará Afrânio Peixoto (1876/1947), escritor baiano nascido em Lençóis, que dedicou o seu fazer literário em narrar as histórias da Chapada Diamantina.

A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso e conta ainda com o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
Ascom Flige