Herzem e IrmaO sábado foi de festa em Vitória da Conquista. Milhares de pessoas acompanharam durante todo o dia a Convenção Municipal dos partidos PMDB, PTB, PSC, PRB, PSDC, PMB e PPL que aconteceu no Plenário Carmem Lúcia da Câmara de Vereadores.

Desde o início da manhã o movimento dos convencionais já era intenso, assim como também dos pré-candidatos ao legislativo municipal. Às 11h, chegaram Herzem Gusmão e Irma Lemos, que seriam homologados, respectivamente, como candidatos a prefeito e a vice-prefeita de Vitória da Conquista nas eleições 2016, pela coligação “Unidos Por Conquista”.

Lideranças regionais e nacionais prestigiaram o evento, a exemplo do deputado federal e vice-líder do governo Michel Temer, Benito Gama (PTB) e do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge.

Ao discursar, Hagge afirmou que Herzem “foi o melhor deputado que já apoiou em 60 anos de vida pública. Além do mais, se Conquista eleger Herzem, será uma nova cidade, unindo assim Conquista aos municípios do Sudoeste, como uma liderança e não ficando numa ilha afastada como ocorre atualmente”.

Por sua vez, Benito Gama disse que “o PT teve 13 anos de presidência da República e mais oito anos do governo da Bahia alinhados com o PT de Conquista na prefeitura e para onde foi o apoio do governo do Estado e do Governo Federal ao município? Não existe uma obra estruturante. Por isso, a cidade precisa de uma liderança que seja eleita para comandar a região. Represento aqui o presidente Michel Temer e a cidade terá todo o apoio do governo federal, pois estamos reconstruindo o Brasil e vamos reconstruir Conquista e também a Bahia”.

Irma Lemos destacou sua vida humilde, de agricultora junto com a família, de comerciante com o marido que comprava mercadorias em São Paulo no meio de semana e vendia aos finais de semana no interior da Bahia, até chegar a ser empresária de sucesso, mas que jamais deixou o social, inclusive com a fundação do Movimento das Donas de Casa, entidade que profissionalizou mais de três mil pessoas nos últimos anos.

“Não trago diplomas para a coligação, mas trago o trabalho, esperança e a força da mulher guerreira, que trabalha para vencer na vida. Sou sertaneja de coragem, sei preparar a terra e amo a zona rural e é de lá que precisamos, pois de lá vem a comida. Nós mulheres somos a maioria da população e temos o poder de decidir as eleições”, destacou Irma Lemos, que atualmente cumpre seu terceiro mandato como vereadora.

Por fim, Herzem Gusmão lembrou que “é necessário levar governo para a zona rural com a criação de subprefeituras, com equipamentos para que possa realmente levar o governo para o interior. Não dá mais para improvisar. Temos bons projetos e nosso programa de governo está praticamente pronto para ser apresentado à população, tratando de saúde, educação, segurança pública como versa a Constituição Federal, cultura, infraestrutura, Juventude e tantos outros pontos. Precisamos construir a Barragem do Rio Catolé e vamos cobrar do governo estadual e Federal, assim como também terminar o novo aeroporto. Nós iremos abrir a prefeitura para o diálogo e não ficar isolado como é atualmente, sem perseguição aos funcionários públicos, aos comerciantes e sem ódio, sem rancor”.