enoqueO professor da Rede Estadual de Ensino, sindicalista e advogado, Enoque Matos, será o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à prefeitura de Vitória da Conquista.

O pedido de substituição foi entregue à Justiça Eleitoral na manhã desta quarta (10) em razão da retirada da candidatura do também professor Euvaldo Cotinguiba Gomes, por não preencher todos os requisitos exigidos pela legislação eleitoral.

Formado em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Enoque Matos leciona no Centro Integrado Navarro de Brito e na luta sindical foi um dos fundadores da Liga Unificada dos Trabalhadores da Educação (LUTE), organização sindical que conduziu a última greve da categoria docente em Vitória da Conquista e outras cidades da região Sudoeste. Está no PSOL desde o seu surgimento em 2005.

Formalizado o processo burocrático, a militância do PSOL, ao lado da Rede-Sustentabilidade, compondo a coligação “Transparência e Participação Popular”, ocupará as ruas da cidade a partir da próxima semana, quando se iniciará o período de campanha. O PSOL vai reafirmar a sua posição contrária aos modelos de gestão que a cidade experimenta há sucessivas administrações, em especial nos últimos 20 anos durante os governos petistas. A chapa apresentará um projeto político alternativo que contemple os anseios da classe trabalhadora e oprimida do município.

Em nota divulgada aos membros do partido, o Diretório Municipal destacou que o professor Enoque Matos “reúne todas as condições para representar o partido neste pleito eleitoral de modo a contribuir com o debate real e necessário para apontar respostas aos significativos problemas vivenciados pela população de nossa cidade”. Para o candidato a prefeito pelo PSOL, Enoque Matos, “a eleição será um momento desafiador e uma grande oportunidade para apresentar à população um novo modelo de gestão que garanta os direitos sociais e permita a inserção dos segmentos sociais historicamente marginalizados e dessa forma nos apresentamos como alternativa para o processo eleitoral”, destacou.