treO eleitor que, por algum motivo, não compareceu às urnas no 2º turno das Eleições Municipais de 2016, realizado na Bahia apenas no município de Vitória da Conquista, poderá justificar ausência à Justiça Eleitoral por meio do Sistema Justifica, disponível no site do TRE-BA. A ferramenta estará ativa mesmo durante o recesso do Judiciário.

De acordo com a legislação, o eleitor que, por algum motivo, não tiver comparecido às urnas no 2º turno das Eleições Municipais de 2016, teria até o próximo dia 29 de dezembro (60 dias após o turno) para apresentar o requerimento de justificativa. Porém, em razão do recesso do Judiciário, os eleitores – que desejarem apresentar a justificativa diretamente ao cartório eleitoral – poderão fazê-lo no 1º dia útil após o recesso: 9 de janeiro de 2017.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) orienta ao eleitorado a utilização do Sistema Justifica, de modo a evitar o grande fluxo de pessoas nos cartórios eleitorais já que – após o recesso – os eleitores terão apenas o dia 9 de janeiro de 2017 para a apresentação da justificativa.

Sistema Justifica 
O Sistema Justifica possibilita o preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral. Nele, basta que o eleitor digite o número do título, nome completo e data de nascimento. Em seguida, o sistema envia o requerimento diretamente para o cartório eleitoral vinculado ao respectivo eleitor.

TRE