“A principal motivação para um praticante de esportes é a de estar participando de um evento organizado”, declara Jaldo Mendes, coordenador de Esportes da Prefeitura de Vitória da Conquista.

A 3ª Copa Conquista de Futsal, organizada por Roberto Ferreira e outros entusiastas do esporte da cidade, teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, (SECTEL).

O troféu foi entregue aos vencedores após as finais realizadas na noite desta sexta-feira (29) no Ginásio de Esportes Raul Ferraz. O torneio contou com a presença de 30 equipes, entre as modalidades feminina e masculina. As equipes disputam desde o mês de maio o título de campeões conquistenses de futsal.

Na primeira exibição da noite, a equipe do Migs goleou o Conquista Futebol Clube com o placar de 5 a 0, sagrando-se bicampeã da competição. A goleira Luciana foi eleita, ainda, a menos vazada do torneio. No masculino, as equipes Olímpia Esportes e Elite Futsal empataram durante o tempo regulamentar: 2 a 2. Nos pênaltis, o Time do Olímpia se tornou campeão, tendo seu jogador, Diego, como artilheiro do campeonato.

Ana Fernandes, educadora física e jogadora do Migs, falou sobre a motivação de disputar os torneios. “Neste ano, fomos bicampeãs no campo e na quadra”, afirma. Ela se diz animada com a próxima edição da competição e conta que todos os anos as amigas se mobilizam para participar. “Há poucos torneios para competir, então temos que aproveitar as oportunidades”, conta.

Na terceira edição consecutiva do torneio, a cidade retoma uma antiga tradição: a de ter bons representantes no Futsal. Roberto Ferreira, organizador de eventos esportivos há mais de quatro décadas, revela que apesar de a cidade ter ficado 14 anos sem um torneio de futebol de salão, o ressurgimento do esporte acompanha um excelente nível de disputa. “As equipes mais tradicionais e que tinham os melhores jogadores foram superadas, o que demonstra que o nível da competição, este ano, está alto”, garante.

O coordenador Jaldo Mendes ressaltou a importância de se proporcionar competições envolvendo outros esportes como forma de incentivar as crianças e os adolescentes às boas práticas. Elogiou, ainda, iniciativas como as de Roberto, sobretudo as de fomento ao esporte local. “A Coordenação de Esportes e a Prefeitura tem sempre procurado apoiar e incentivar esse tipo de ação”.
SECOM PMVC