Você sabe quais os impactos do consumo de alimentos e produtos com agrotóxicos? Mas onde encontrar opções livres desses produtos químicos? Pensando nisso, um grupo de profissionais da Uesb deu início nesta sexta, 3, a uma Feira Agroecológica, no campus de Vitória da Conquista.

Reunindo pequenos produtores da região, a Feira será realizada toda sexta-feira, em um espaço em frente ao Módulo Antônio Luís Santos (Luisão), das 9 às 21 horas. No local, será possível encontrar hortaliças, verduras, mel, ovos, plantas e uma série de produtos orgânicos e livres de agrotóxicos.

Dentro dessa consciência, é possível encontrar até cosméticos produzidos de forma natural. Michele Andrade é artesã e vem desenvolvendo uma produção própria de produtos dentro desse segmento, como batons, sabão, desodorante etc. “Eu tinha uma preocupação com a parte de alimentação, uma alimentação mais saudável, consumir mais orgânicos. Isso foi crescendo e acabei trazendo para a parte de cosméticos. A Feira é uma fonte de informação, que eu posso divulgar meu trabalho, as pessoas conhecerem e também estimular essa consciência do que consumir”, explicou Andrade.

Pesquisas desenvolvidas – Durante a Feira, alunos do curso de Engenharia Florestal estiveram aplicando questionários para pesquisas coordenadas pela professora Daíse Cardoso, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ). Questões de gestão de resíduos sólidos, bem como a identificação do perfil dos consumidores e dos produtores da Feira estiveram em pauta nesse trabalho.

Cardoso ressaltou o olhar para os resíduos produzidos na Feira em sua pesquisa: “ao final da Feira, a gente vai avaliar a quantidade e o tipo de resíduo produzido, mas eu já percebi que não vai ser muito porque eles mesmo se responsabilizaram por isso, trouxeram sacolinhas de papel pra ninguém usar de plástico”.

A Feira Agroecológica é uma iniciativa de servidores do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) e do Setor de Apicultura e Meliponicultura da Universidade, e conta com o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) como parceiro.
Ascom UESB