WhatsApp Image 2018-09-19 at 10.35.27A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Vitória da Conquista promove às 19h desta quinta-feira (20) a entrega do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público na Academia Conquistense de Letras. O concurso visa premiar estudos realizados na área por advogadas e advogados baianos, em formato de artigos jurídicos.

O professor Ruy Medeiros já foi Conselheiro Federal da OAB e ocupou também o cargo de presidente da Subseção de Vitória da Conquista. Atualmente preside a Comissão de Diretos Humanos da Subseção. “Eu tenho atuado bastante e me identificado com as causas abraçadas pela OAB em nível nacional, estadual e local”.

Tido como um dos maiores baluartes da advocacia baiana, para o presidente Ubirajara Ávila, Ruy é referência de competência, honradez, conhecimento e determinação. “Até hoje Ruy atende a todos os chamados da OAB, principalmente no combate à violação de prerrogativas dos colegas e na defesa dos direitos dos menos favorecidos. Tenho em Ruy a figura do porto seguro da nossa profissão, ao passo que essa homenagem é justa diante da sua grandeza e da completude do seu legado. Ruy Medeiros é realmente um exemplo para jovens e experientes advogados e advogadas”, ressalta.

Para Luciana Silva, diretora do Conselho Editorial da Subseção, dar ao prêmio o nome do professor Ruy Medeiros consolida o seu papel de referência para a comunidade jurídica como símbolo de resistência e de atuação profissional comprometida com os valores democráticos e com a responsabilidade profissional. “Ruy é um grande jurista, advogado combativo e intelectual primoroso. Para os advogados e advogadas que ingressam na profissão, ele é um exemplo inspirador”, afirma.

A premiação

O Prêmio Ruy Medeiros foi criado e organizado pelo Conselho Editorial da Subseção, que é capitaneado pela conceituada professora e advogada Luciana Silva.

Os artigos foram recebidos conforme regras previstas no edital e encaminhados para pareceres externos sem identificação dos autores. Ao final do processo três artigos foram selecionados em primeiro, segundo e terceiro lugares, os quais receberão o prêmio nesta quinta, sendo que o resultado será divulgado no momento.

Um legado que já completa 45 anos

Ruy Medeiros iniciou sua trajetória como advogado no início de 1973, logo depois de conquistar a sua carteira da OAB. Cerca de dois anos antes, havia-se formado em Direito. Ao longo dos seus 45 anos de carreira, dedicou-se bastante ao Direito Administrativo e ao Direto Civil, advogando, principalmente, causas relacionadas à posse e propriedade. Foi procurador jurídico da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e, desde 1977, exerce essa mesma função na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

A atuação como militante a serviço da advocacia é um dos aspectos que fazem com que um profissional da área jurídica mereça ser reconhecido com honras, como é o caso do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público.

Serviço
Evento: Entrega do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público
Data: 20/09 – 19h
Local: Academia Conquistense de Letras (Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima)

 

OAB-VCA